Desenvolvimento do bebé: a fala como uma das primeiras reacções de comunicação

Desenvolvimento do bebé: a fala como uma das primeiras reacções de comunicação

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Desenvolvimento do bebé: a fala como uma das primeiras reacções de comunicação

Não podem dizer nem uma só palavra mas já podem comunicar. Os bebés expressam-se desde o primeiro dia em que chegam ao mundo, reconhecem a voz da sua mãe, o tom, os gestos e respondem da única maneira que sabem: chorando. Ao fim de uns dias irão fazê-lo com a ajuda do seu corpo e das expressões faciais. Em pouco tempo saberá o que isso quer dizer.

Os bebés possuem a anatomia necessária para criarem sons, mas até que amadureçam e que possam manifestar palavras de forma coerente deverá passar mais ou menos um ano. Durante os primeiros meses apenas são capazes de emitir alguns sons e choros.

De 0 a 6 meses

Os recém-nascidos, antes do primeiro mês, são capazes de produzir diferentes tipos de grunhidos com os quais exteriorizam o seu humor. De acordo com alguns especialistas, estes sons representam a origem da linguagem. Os sons que um bebé realiza passam por várias etapas durante o seu primeiro ano de vida. Depois começam a descobrir as palavras. Aos três meses a capacidade de poder produzir sons encantará o bebé que não tardará a emitir as primeiras vogais abertas (aaaaaaaaa, oooooo).

A necessidade das crianças de balbuciarem durante os primeiros meses é inata, se bem que a linguagem falada se aprende pela imitação, pelo que embora acredite que a criança não a entende, falar com um recém-nascido é muito útil. Ao falar com o seu filho, quando ainda é muito pequeno, ele irá tentar emitir um som como imitação. A linguagem receptiva é anterior à linguagem expressiva, o que significa que necessita perceber antes de poder falar. Por volta dos 4 meses pronunciará as suas primeiras consoantes (g, p e b) e variará o tom dos sons.

De 6 a 9 meses

A partir dos 6 meses começam a formar o seu primeiro reportório de sons claros e distintos. O balbucio pode ser composto de sons monossilábicos e repetitivos (bababa, nanana) aos que irão incorporando novas sílabas (da, ga, ca, pa, etc.). Se bem que não existe nenhuma relação entre os sons produzidos e um objecto ou pessoas concretos. É nesta etapa quando começam a assimilar os sons específicos da sua linguagem nativa. Por volta dos 8 meses começa a aprendizagem das palavras.

De 9 a 12 meses

Embora continuem a balbuciar e a pronunciação esteja longe de ser boa, nesta idade pode esperar-se que digam as suas primeiras palavras. Já respondem ao seu nome e percebem perguntas simples. Balbuciam mais se querem alguma coisa e obedecem a ordens simples. Por volta do primeiro ano de idade já poderão ser capazes de utilizar uma média de três palavras com sentido.

De 12 a 18 meses

Cumprido um ano de vida as crianças já dizem cerca de três palavras, conhecem algumas partes do corpo e sabem o seu nome. Em pouco tempo são capazes de construir frases simples que apenas os seus pais entenderão e que lhes permitirá iniciar uma conversação básica. Aos 14 meses começam a etapa na qual repetem as palavras que ouvem. A partir deste momento deve prestar especial atenção à linguagem e às conversas que tem ao pé da criança, já que não hesitarão em repetir o que ouvem.

De 18 a 24 meses

Aos 18 meses contam com um vocabulário de umas 40 palavras, embora não empreguem todas correctamente e muitas serão de invenção própria. Também é provável que comecem a cantar nesta idade. A sua palavra favorita pode ser “não”. Compreendem praticamente duzentas palavras e depois de ouvi-las não tardarão em repeti-las. A partir desta idade já sabem como se chamam a maioria das coisas que fazem parte da sua vida quotidiana. Dessa forma começam a perceber o conceito do tempo (depois, hoje, amanhã) e podem construir frases inteligíveis de duas palavras (papá carro).

De 24 a 30 meses

Com 24 meses as crianças falam a maior parte do tempo e podem construir frases de 4 palavras. Começam a utilizar frequentemente adjectivos dentro das frases, descobrem os pronomes pessoais, bem como os verbos e a formação de plurais a partir do singular. A sua pronunciação irá melhorando e poderão comunicar melhor com outras crianças e adultos.

De 30 meses a 3 anos

Nesta etapa as crianças já percebem quase tudo o que lhes dizem. Por volta dos dois anos e meio gostam de interagir com os adultos. Formulam muitas perguntas e aprendem a expressão “porquê?”, que utilizam sem descanso. Falam sem parar sobre a sua vida, os seus brinquedos, os seus amigos e sobre as actividades que realizam. As suas frases já têm uma média de 5 palavras.

Atrasos e transtornos da linguagem

As crianças que não recebem suficientes estímulos correm o risco de aprenderem a falar mais tarde. Em qualquer caso não existe uma regra fixa que estabeleça uma idade concreta a que devem começar a dizer as suas primeiras palavras. Umas crianças fazem-no primeiro que outras, pois cada uma tem o seu ritmo de aprendizagem. Pelo que um atraso no início desta tão pouco tem que significar um problema, e o mais habitual é que quando começarem a fazê-lo recuperem o tempo perdido em poucos meses. No entanto, esteja alerta se:

- Durante os primeiros meses a criança é silenciosa e não balbucia.

- Por volta dos 18 meses apenas pronunciam sons vocálicos.

- Entre os 18 e os 24 meses não percebem ordens simples e não reagem quando se lhes faz uma pergunta.

- Mostram pouco interesse por comunicar.

- Aos 2 anos apenas repetem o que ouvem.

- Cumpridos os 4 anos pronunciam mal a maioria das consoantes.

Um atraso na aquisição da linguagem pode ter múltiplas causas e pode acompanhar-se de transtornos na conduta, por essa razão é importante que se faça um diagnóstico precoce. Existem outros factores que podem chegar a influenciar o desenvolvimento da linguagem da criança: como ser rapaz (as meninas começam a falar primeiro que os rapazes), um bebé prematuro ou com pouco peso ao nascer, etc.

Erros de prenunciação

Depois de soprarem a primeira vela as crianças já pronunciam os sons vocálicos, mas as consoantes ainda resistem. Com o tempo, se continuam sem aprendê-las, esta incapacidade poderá ter a ver com algum problema de audição. Se considera que o seu filho tem dificuldades em falar, não deixe de consultar um pediatra para perceber se realmente existe algum problema.

Conselhos para estimular o desenvolvimento linguístico

O bebé absorve tudo o que ouve desde o primeiro momento que reage positivamente quando se fala, se canta, se conta uma história ou se fazem perguntas. Com o tempo tentará contestar, primeiro com balbucios, depois com a linguagem corporal e mais tarde com palavras.

- Antes de iniciar uma conversa, chame a criança pelo nome. Irá concentrar-se e ouvir melhor.

- Utilize frases simples.

- As canções ajudarão a criança a prender os ritmos e algumas palavras simples.

- Quando a criança errar alguma palavra não a corrija directamente. Tente fazê-lo de uma forma indirecta para que não fique triste.

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