Descubra qual é o jantar mais adequado para o seu filho

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Descubra qual é o jantar mais adequado para o seu filho

Embora chegue a casa cansada e a única coisa que lhe apetece fazer é dar leite com cereais ou alguma comida rápida ao seu filho, o jantar deve ser saudável, ligeiro, variado, nutritivo e ser composto por dois pratos. Para além disso, é o momento ideal para falar com as crianças sobre tudo aquilo que fizeram durante o dia.

Um jantar para cada idade

Até aos seis meses os bebés devem alimentar-se, unicamente, de leite (preferencialmente materno), fazendo tomas com intervalos de três a quatro horas. A partir desta idade, recomenda-se que dê à criança um biberão antes de ela ir dormir. Este será o jantar dos mais pequenos até aos 10-12 meses.

A partir de um ano de idade, o bebé tem de começar a comer gradualmente, pelo que é boa ideia dar tortilha, sopa, entre outras coisas ao seu filho.

Um jantar ligeiro e nutritivo

Se o seu filho come na escola, deve ter em conta qual é que foi o seu menu diário para completar o jantar e não repetir certos alimentos. Para além disso, não é recomendável que o jantar seja muito pesado nem muito gordurento (evite a comida rápida).

Embora o jantar deva ser ligeiro, é recomendável que este seja composto por um primeiro e um segundo prato. Deste modo, a criança vai aprender que é uma das refeições importantes.

Primeiro prato: Geralmente, o mais indicado é que o jantar inclua um prato de verduras, tanto saladas como verduras cozidas. Se ao almoço a criança comeu arroz ou massas, ao jantar opte sempre por vegetais.

Para os segundos pratos deve optar por peixe grelhado, salsichas frescas, ovo cozido, etc.

Para a sobremesa o melhor são as frutas e os lácteos, já que os bolos muito gordurentos não são os mais adequados para se comerem antes de a criança ir para a cama.

Algumas ideias originais

O mais importante é que as comidas sejam variadas. Assim, poderá disfarçar os alimentos que o seu filho come pior que outros, como o peixe e os vegetais. Use a sua imaginação e verá que existem muitas opções fáceis e rápidas para elaborar um bom jantar.

Alimentos para dormir melhor

Está cientificamente provado que o que comemos exerce uma influência notável no número de horas de sono.

Alimentos que favorecem um bom descanso: o pão, o leite, os cereais, o mel, as batatas, as massas, etc. Várias pessoas afirmam que se as crianças beberem um copo de leite à noite dormem melhor. Isto porque os lácteos contêm uma substância que favorece a indução do sono.

Alimentos que não ajudam a dormir bem: excitantes como o chocolate, os queijos, os pimentos, os fritos, etc.

Conselhos para um bom jantar

- O menu deve ser o mesmo para todos os membros da família. Gostem ou não, devem aprender a comer qualquer tipo de alimento.

- Coloque a quantidade justa em cada prato, de acordo com a idade e as necessidades de cada um.

- A hora do jantar é muito importante para que dê tempo para a criança fazer a digestão antes de ir para a cama. Deste modo, é recomendável que a criança coma, pelo menos, duas horas antes de ir dormir.

- Um jantar ligeiro faz com que a digestão seja melhor. Há que ter em conta que com o estômago cheio o descanso é mais complicado. No entanto, a criança não deve ficar com fome para que não acorde durante a noite.

- Tente, na medida do possível, que jantem todos juntos. É uma grande oportunidade para o reencontro familiar.

- Evite as discussões à mesa.

- O facto de participarem na preparação do jantar é muito importante para as crianças. Por exemplo, o simples facto de colocarem os pratos, lavarem os vegetais, etc.

- Os pais devem ser os primeiros a terem uma dieta saudável. As crianças vão seguir o exemplo.

- Não deixe que a criança salte o momento do lanche, já que dessa forma vai chegar a casa cheia de fome e comerá em excesso ao jantar.

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