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O pequeno almoço das crianças, fique a saber a importância desta refeição!

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Uma correcta e saudável alimentação começa com um bom pequeno-almoço. Enquanto dormimos o nosso corpo torna-se mais lento. Ao acordarmos o corpo altera o seu ritmo: torna-se mais activo, aumenta a nossa temperatura corporal, eleva a tensão arterial e prepara-se para funcionar. Por isso, comer assim que acordamos activa-nos para iniciarmos o dia.

Vários estudos demonstram que não nos alimentamos muito bem pela manhã. O informe EnKid (1998-2000) assegura que cerca de 8,2% dos jovens vão para a escola sem tomar o pequeno-almoço e cerca de 74,6% comem bolachas ou bolos industriais e bebem leite. Apenas 5% comem pelo menos uma peça de fruta.

Se não tomarmos o pequeno-almoço iremos sentir-nos mais cansados e com falta de concentração. Em idades escolares isto tem consequências importantes, já que condiciona a aprendizagem e leva a uma diminuição do rendimento escolar.

O hábito de se tomar o pequeno-almoço cria-se em cada, devemos sentar-nos com os nossos filhos pela manhã e dedicar-lhes cerca de 10 a 15 minutos. Todos sabemos que a qualidade do pequeno-almoço aumenta com a presença de um familiar que acompanhe a criança nesta refeição. Não é preciso muito tempo para preparar um pequeno-almoço saudável. Se a criança não está habituada a tomar o pequeno-almoço deve começar a pouco e pouco com um copo de leite ou com um iogurte. Depois deve incluir algum tipo de cereal como bolachas Maria, torradas ou cereais para pequeno-almoço e, finalmente, uma peça de fruta ou um sumo natural. Em algumas ocasiões pode dividir o pequeno-almoço em duas tomas, uma ao levantar-se com leite ou iogurte, cereais, pão ou bolachas; e a outras duas a três horas depois onde pode incluir a fruta.

O pequeno-almoço deve aportar entre 20 a 30% das calorias que precisamos diariamente, ser completo e variado. Um bom pequeno-almoço deve ser constituído por: lácteos, cereais e frutas.

Os lácteos (leite, iogurtes, queijos, requeijão, etc.) aportam proteínas de boa qualidade, vitaminas e minerais, especialmente cálcio.

Os cereais (pão, bolachas, cereais para pequeno almoço) aportam principalmente hidratos de carbono que dão energia. Também aportam vitaminas e minerais, os cereais integrais aportam fibra.

As frutas/sumos aportam água (90-95%), hidratos de carbono, minerais, vitaminas e fibras.

Opções de pequenos-almoços saudáveis para os seus filhos:

- Leite com chocolate, torradas com marmelada. Sumo natural de frutas.

- Iogurte ou leite com cereais.

- Leite com chocolate, bolachas Maria.

- Leite com chocolate, pão com queijo e fiambre magro.

- Leite com chocolate, torradas com manteiga e mel. Sumo natural.

Em algumas ocasiões especiais (aniversários, festas, etc.) ou aos fins-de-semana podem servir-se pequenos-almoços com bolachas ou bolos, se possível caseiros, já que têm uma qualidade nutricional melhor que os bolos industriais. Deve fazer ver ao sue filho que estes alimentos apenas se consomem em algumas ocasiões e não habitualmente.

Opções de pequenos-almoços especiais:

- Leite com chocolate, bolachas de chocolate caseiras.

- Leite com um queque ou um croissant. Sumo de frutas natural.

- Leite com uma fatia de tarte de limão caseira.

Lembre-se que os hábitos alimentares que temos na idade adulta criam-se na infância, pelo que há que procurar que o ambiente de cada refeição seja agradável, distendido e, se possível, em família.

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