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Alterações de humor na gravidez

Alterações de humor na gravidez

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Como sobreviver às hormonas

É indubitável que a gravidez é uma etapa de alterações, no entanto, estamos mais conscientes da metamorfose que o corpo sofre, mais fácil de perceber, do que da alteração psíquica ou anímica, tão ou mais importante que a física. Por isso, não deve estranhar se às vezes se sente uma pessoa diferente. Tão pouco deve ficar surpreendida se em determinado momento estiver animada e em instantes tem uma recaída. Existem ocasiões nas quais você própria não se irá reconhecer.

Alterações de humor

Este desequilíbrio deve-se a acção das hormonas e é algo muito habitual, especialmente no primeiro trimestre e em mulheres que padecem de sintomas semelhantes durante o síndrome pré-menstrual. Também não se esqueça que a revolução hormonal vem acompanhada de sentimentos de angústia pela eminente responsabilidade que supõe para a futura mãe trazer um filho ao mundo, pelo que as alterações de humor se agravam quando se trata do primeiro filho. Esta instabilidade pode manifestar-se em alterações repentinas que vão desde a euforia até ao choro desconsolado em questões de segundos. 

Quando esta instabilidade emocional se torna persistente e se sente demasiado cansada, custa-lhe a adormecer, alterou os seus hábitos alimentares, apresenta fadiga constante, alterações de carácter exagerado … poderá tratar-se de algo mais sério que uma alteração hormonal. Não deixe de contar a situação ao seu médico, já que pode estar a sofrer de uma depressão.

Medos, ansiedade e stress

Os pensamentos acerca da saúde e do bem-estar do bebé são muito frequentes, não se alarme. Até poderá chegar a experimentar sonhos (inclusivo diurnos) relacionados com as preocupações que mais a afectam sobre o seu bebé. Estes sonhos são totalmente saudáveis e podem ajudá-la a superar os seus principais medos. Mas se a tranquiliza mais, faça uma ecografia ou outros exames pré-natais e fale com o seu médico para perceber que tudo está em ordem. Estes medos, unidos à sua rotina laboral e aos preparativos do parto, podem gerar um certo stress e, embora não seja prejudicial nem para si nem para o bebé, tome atenção aos possíveis efeitos ou problemas derivados do mesmo: insónias, ansiedade, perda de apetite, depressão, etc.

Se a preocupação interfere no seu ritmo habitual, o mais recomendável é consultar um profissional.

Alteração do desejo sexual e frustração

Também a libido durante a gravidez será distinta. Estas alterações vão desde a diminuição do desejo sexual, devido a outras alterações (náuseas, fadiga, etc.) ou ao sentimento de se achar menos atractiva, até a um aumento do mesmo.

Como consequência das alterações físicas que está a sofrer é normal que se sinta frustrada porque a roupa já não fica tão bem e não se acha atractiva. Para se sentir melhor procure roupa que a favoreça.

Problemas de memória e concentração

A falta de memória e a distracção são factores ligados à gravidez. Parece que as hormonas também têm algo a ver, mas para além disso a sua cabeça está a pensar no seu futuro filho e em tudo o que poderá acontecer. Desta forma, os pequenos lapsos de memória e os problemas de concentração serão frequentes e a sua agilidade mental pode não ser tão “ágil” como era antes, mas para seu alivio este estado é temporal e fica normalizado depois do parto. A melhor coisa que tem a fazer é não dar importância e enfrentar a situação com sentido de humor. Para além disso, perante qualquer falha tem sempre uma desculpa: está grávida!

Calendário de possíveis alterações psicológicas

Primeiro trimestre

- Instabilidade emocional

- Dúvidas, medos, alegrias

- Tranquilidade

Segundo trimestre

- Instabilidade emocional

- Alegria ou apreensão perante a realidade da gravidez

- Aceitação da realidade

- Ansiedade perante o futuro

- Alegria

- Distracção e sonhos

Terceiro trimestre

- Apreensão pela maternidade e pela saúde do bebé

- Aumento dos sonhos acerca do bebé

- Aumento da sensação de peso pela gravidez

- Excitação eminente perante a chegada do parto

- Irritabilidade

- Impaciência

As suas emoções à flor da pele

Para aliviar as suas alterações de humor e a sua sensibilidade tome nota destas medidas:

- Mantenha-se saudável fisicamente. Faça exercício e descanse o suficiente.

- Cuide da sua alimentação

- Informe-se de tudo o que diz respeito à gravidez.

- Peça conselhos a outras mães.

- Não exija demasiado de si nas tarefas em casa. Delegue essas mesma tarefas pelos restantes familiares e amigos.

- Partilhe os seus medos e preocupações

- Não tome nenhum medicamento nem vitaminas sem consultar o seu médico

- Exercite a sua mente através de jogos de memória.




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