Diretrizes Introdutórias para a Alimentação Sólida do Bebé

 Diretrizes Introdutórias para a Alimentação Sólida do Bebé
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A alimentação sólida começa aos 6 meses, quando o estômago do bebé já é capaz de assimilar outros alimentos que não o leite materno e, além disso, o reflexo de extrusão desaparece, pelo que deixa de expulsar os alimentos que come. Neste ponto, você deve introduzir gradualmente alimentos como frutas, cereais, legumes, carnes em sua dieta... Como fazer isso?

Até alguns anos atrás, a alimentação complementar era introduzida, ou seja, diferente do leite materno ou fórmula, em torno de 4 ou 5 meses, já que, a partir dessa idade, o bebé já é capaz de assimilar outros alimentos além do leite, como certas frutas ou vegetais. No entanto, há já algum tempo que se demonstrou que o melhor para o desenvolvimento e crescimento do bebé é alimentá-lo exclusivamente com leite materno até aos 6 meses de idade, pelo que os bebés que continuam a comer exclusivamente o leite da mãe não devem começar a comer qualquer outro alimento antes desta idade porque, embora não fosse mau, também não traria qualquer benefício extra.


Mas, a partir dos 6 meses, o leite materno já não é suficiente para cobrir todas as suas necessidades nutricionais, especialmente alguns nutrientes como o ferro, pelo que é a altura ideal para começar a introduzir novos alimentos na sua dieta. Como fazê-lo? É muito mais simples do que parece, você só tem que ter algumas diretrizes essenciais claras:


1- Consulte sempre o seu pediatra antes de começar, para que ele possa avaliar o melhor momento para o desenvolvimento e crescimento do seu bebé ou possíveis doenças que possam afectar esta introdução. Como dissemos, é normal começar aos 6 meses, mas em bebés alimentados com leite em pó pode ser conveniente para o pediatra começar um pouco mais cedo. Ou adiar se tiver certos problemas ou doenças.

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O verão traz consigo alterações na rotina das crianças e estas mudanças repercutem inevitavelmente na nutrição infantil, seja pela desordem do novo horário, seja pelas novas apetências dos mais pequenos. Embora exista a ideia de que as férias de Verão são um período para a liberdade alimentar e estão associadas a um certo descontrolo e permissividade, as crianças necessitam continuar com uma alimentação equilibrada. O facto de nesta época o organismo necessitar de menos aporte calórico, não significa que se deva comer menos, mas significa sim seguir uma dieta distinta.

 


2- Antes, seguia-se uma ordem estrita para cada tipo de alimento para evitar o aparecimento de intolerâncias e alergias alimentares, mas estudos dos últimos anos mostraram que isto não é necessário, exceto em casos de histórico familiar de alergias ou problemas no sistema imunológico, pelo que se pode começar com quase todos os alimentos, embora se recomende fazê-lo para os mais suaves e fáceis de digerir.


3- Os melhores alimentos para iniciar a introdução de alimentos sólidos são cereais sem glúten e depois glúten, frutas como pêra, maçã, banana ou laranja, vegetais como batatas, cenouras, alho francês ou feijão verde, carnes brancas como frango, carnes vermelhas como carne, peixe branco como pescada ou galo. Quanto às leguminosas, embora possam ser oferecidas a partir de 6 meses são um pouco mais indigestas, especialmente a pele, por isso é aconselhável esperar até 10 meses para dar ao bebê.


4- Há também uma série de alimentos que não devem ser administrados antes dos 12 meses, por isso deve deixá-los para mais tarde: leite de vaca, mel, peixe azul, nozes, sal, açúcar, vegetais de folhas verdes.

 

5- Quanto à forma de oferecer a alimentação complementar, ela pode ser feita por meio de purés ou pedaços. A primeira forma consiste em cozinhar os alimentos que não podem ser consumidos crus e depois passá-los através da batedeira para que o bebé só tenha de os engolir, sem os mastigar. É uma forma mais simples e rápida de dar ao seu bebé maiores quantidades de comida. Desta forma você pode fazer pudim de leite com cereais, pudim de frutas, purê de legumes com carne, peixe ou ovo, e assim por diante. Se escolher esta forma, mantenha-a exclusiva até aos 9 ou 10 meses, a partir desta idade, recomenda-se que lhe dê também pedaços ou comida que ele possa chupar e mastigar para se habituar a esta função. Gradualmente, os purés serão substituídos por pequenos pedaços até que, aos 2 anos, ele coma o mesmo que um adulto.


Se optar por oferecer as peças de comida directamente, sem as passar previamente pela batedeira, deve saber que o bebé deve estar preparado para evitar asfixiar. Se ele ainda não está pronto, espere um pouco mais. Além disso, tenha cuidado com os alimentos que oferece e procure aqueles que o bebé consegue agarrar sem problemas com as mãos e que são macios. Há uma longa lista de alimentos que pode experimentar, tais como frutos maduros e moles (pêras, bananas, maçãs cozidas ou assadas), biscoitos, pão, vegetais cozidos (brócolos, batatas, cenouras...), frango cozido sem espinhas nem pele, peixe branco cozido, ovo cozido, etc.


Além disso, deve evitar alimentos perigosos (maçã crua, cenoura crua, nozes), estar sempre com o bebé enquanto come, promover alimentos ricos em ferro e ter tempo e paciência, pois esta forma de alimentação é muito mais lenta e o bebé pode demorar muito tempo a comer alguns brócolos ou macarrão. E não se preocupe sobre as quantidades, é normal que, no início, comer muito pouco, assim que você deve continuar a oferecer leite materno ou fórmula em todos os alimentos para que ele não fique com fome.

 

 


Fontes:

González, Carlos (2012), Mi niño no me come, Ed. Temas de hoy.

Parellada, Ada (2007), Es fácil que coman de todo!, Barcelona, Sigma.

Redacçao: Irene García



Fecha de actualización: 22-03-2019

Redacción: Irene García

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