As crianças e a água

As crianças e a água
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O exercício físico ocupa uma importante parte da actividade das crianças, para além disso, as crianças apresentam uma menor tolerância ao calor, especialmente se realizarem uma actividade física ao ar livre. É por isto que é muito importante que as crianças bebam água, porque devem re-hidratar-se. Como os seus rins não estão plenamente desenvolvidos, é importante que a água que ingerem tenha a menor quantidade de sais possível, para não sobrecarregá-los.

Na alimentação do seu bebé, especialmente na preparação de biberões e papas, deve ter em conta o tipo de água que vai utilizar. Para isso é recomendável a utilização de uma água com uma mineralização muito débil, já que ao ser fraca em sais não altera a composição dos leites em pó. Este tipo de água também é o mais conveniente para se beber, já que a sua baixa concentração mineral não sobrecarrega os rins do seu bebé. Para além disso, entre as inumeráveis vantagens, as águas minerais não necessitam de ser fervidas, mas é muito importante manter uma boa higiene na hora de preparar a comida: lave bem as mãos, os biberões e também as tetinas.

As águas engarrafadas são todas iguais?

As águas engarrafadas podem ser distinguidas em três tipos de água: águas preparadas, águas da nascente e águas minerais naturais. Só estas últimas é que têm uma composição mineral equilibrada e constante e, dessa forma, podem indicar esse nome nas suas etiquetas.

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Exercícios para as crianças

Exercícios para as crianças

A infância é a fase ideal para começar a promover o desporto pois é nesta altura que as crianças têm mais vitalidade, força e motivação para fazê-lo. Todas as crianças gostam de pular, de correr, de saltar … Um desporto é a actividade perfeita para que elas possam canalizar esta energia com disciplina e de forma a desenvolverem as suas capacidades físicas e mentais. E claro, divertirem-se!

O que diferencia estas águas das outras é a sua natureza mineral e a sua pureza original, já que a sua origem subterrânea protege o aquífero de contaminações químicas ou bacterianas. No entanto, nem todas as águas minerais são iguais, distinguem-se em vários tipos de água mineral natural:

- Águas de mineralização muito débil: resíduo seco até 50 mg/l

- Águas de mineralização débil: resíduo seco até 500 mg/l

- Águas de mineralização forte: resíduo seco superior a 1500 mg/l

A água de mineralização muito débil é a mais adequada para os recém-nascidos e para os lactentes: é a melhor para dissolver o leite em pó, já que não altera a sua composição e é a mais conveniente para beber (devido à baixa concentração de sais que não sobrecarrega os rins da criança).

Qual é a água mineral ideal para os lactentes?

É importante observar a etiqueta com a informação referente à composição analítica da água, fixando-se na mineralização muito débil, nas quantidades de sódio, de nitratos e flúor.

De acordo com os especialistas em pediatria, atendendo aos principais componentes das águas minerais, a água ideal para o lactente deve ser:

- De mineralização muito débil (<50 mg/l)

- Deve conter menos de 0,3 mg/l de flúor

- Deve conter a mínima quantidade possível de nitratos (<25 mg/l)

- Para os bebés com menos de 6 meses de vida, menos de 25 mg/l de sódio, e se tem entre 6 meses e um ano, menos de 50 mg/l

Comprove sempre a etiqueta das garrafas de água mineral e escolha aquela que cumpra todos estes requisitos.



Fecha de actualización: 03-06-2009

Redacción: Irene García

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