Diretrizes para alimentação de crianças

Diretrizes para alimentação de crianças
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Uma dieta saudável desde o nascimento é essencial para assegurar o correcto desenvolvimento e crescimento da criança, tanto física como mentalmente. Assim, uma dieta variada e equilibrada favorece o desenvolvimento de órgãos e tecidos, mas também de funções cognitivas. Além disso, pode impedir o desenvolvimento de doenças crónicas e graves, como a obesidade, a diabetes ou o cancro. Portanto, é essencial que você saiba como deve ser a dieta do seu filho desde o primeiro dia.

Amamentação até 6 meses


O aleitamento materno demonstrou ser o melhor alimento para os bebés desde o nascimento até aos 6 meses, pelo que deve oferecer ao seu bebé leite materno exclusivo até esta idade, e depois continuar o mais tempo possível. Além disso, o aleitamento materno deve ser oferecido a pedido, ou seja, sem horários rígidos, mas quando a criança tem fome, deixando-a regular o seu apetite e a quantidade que come.


A amamentação, entre muitos outros benefícios, melhora o sistema imunológico da criança, evita que ela fique doente, protege-a da obesidade e melhora sua inteligência.


Se, por qualquer razão, você não puder amamentar ou engolir seu filho, lembre-se de oferecê-lo também sob demanda.


Introdução gradual da alimentação complementar


A partir dos 6 meses a criança tem a capacidade de comer outras coisas que não leite e, de facto, é aconselhável começar nesta idade porque o leite sozinho não fornece todos os nutrientes de que necessita, pelo que deve começar a oferecer outros alimentos.

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Com exceção dos alimentos perigosos ou desaconselhados nesta idade (como mel, leite de vaca, nozes inteiras, etc.), a partir dos 6 meses de idade você pode oferecer qualquer alimento ao seu filho, embora o habitual seja começar por aqueles mais digeríveis e mais fáceis de oferecer, como frutas, cereais, vegetais, carnes brancas, etc. As diretrizes de administração não são mais seguidas por meses que foram indicados antes, assim você também pode dar peixe, cereais com ou sem glúten, ovo ... A única coisa que é aconselhado é deixar passar cerca de 3 dias entre a introdução de um alimento e outro para verificar se a criança não sofre de alegria ou intolerância a qualquer um deles, tendo especial cuidado com os mais alérgicos, como ovo ou peixe.


Quanto à forma de os oferecer, pode fazê-lo tanto em purés ou papas, ou seja, esmagados, como em pedaços. Se você optar pela primeira forma, deve primeiro cozinhar os alimentos como legumes ou carne e misturá-los todos juntos em um purê para dar ao pequenino com papa. Se você optar pela segunda maneira, também conhecida como Baby Led Weaning, você deve escolher alimentos macios, fáceis de entender para o pequeno, e nunca deixá-lo sozinho enquanto ele come. Por exemplo, pode dar-lhe pêra, banana, macarrão cozido, brócolos cozidos, etc.

 

Dieta variada e equilibrada


É importante que a criança se habitue a comer tudo desde o início e que você não lhe permita rejeitar nenhum grupo alimentar. Por exemplo, não há problema se você não comer feijão verde, mas há se você não experimentar vegetais.


Uma dieta saudável deve ser variada e equilibrada, promovendo o consumo dos alimentos mais saudáveis e reduzindo o dos que não são tão saudáveis. A dieta deve incluir cinco porções de frutas e vegetais por dia, uma porção de carne ou peixe por dia, legumes três vezes por semana, ovos duas ou três vezes por semana, cereais ou batatas por dia e pães, alimentos fritos e gorduras saturadas apenas de vez em quando.


Opte sempre por alimentos cozinhados em casa com produtos frescos e sazonais e evite alimentos pré-cozinhados. É muito mais simples e rápido fazer uma refeição saudável do que se pensa. Uma salada, legumes grelhados ou peixe assado são cozinhados em pouco tempo e promovem a saúde do seu filho.


Embora seja verdade que cabe aos pais decidir como é a dieta da família, você pode deixá-los escolher entre várias opções saudáveis para que se sintam envolvidos e sejam mais propensos a comer tudo sem se queixar. Você também pode envolvê-lo, levando-o às compras com você ou deixando que ele o ajude a preparar a refeição.


Para que seja mais fácil para ele comer tudo, você deve dar o exemplo e comer tudo sozinho. Você também pode explicar como deve ser uma dieta saudável e porque é importante comer bem.


Como dissemos, doces, fast food, refrigerantes ou bebidas ultraprocessadas devem ser deixados para ocasiões especiais, não deixe que façam parte da sua dieta diária, pois estes alimentos são muito prejudiciais e aumentam a probabilidade de a criança desenvolver obesidade, colesterol alto, diabetes, câncer de estômago ou cólon, e assim por diante.


Finalmente, assegure que a hora da refeição seja um momento de unidade familiar, sentando-se juntos para comer sem o fundo da televisão. Aproveite a oportunidade para lhe contar como foi o seu dia e fortalecer os laços familiares enquanto desfruta de uma refeição fantástica e saudável.



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