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Pode um bebé comer melancia?

Pode um bebé comer melancia?

As frutas são insubstituíveis na dieta dos mais jovens, já que fornecem um açúcar muito fácil de assimilar pelo organismo, dando-lhes a energia de que necessitam todos os dias e evitando alimentos pouco saudáveis e ricos em gorduras e açúcares artificiais.

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Índice

 

Benefícios da fruta

As frutas são frutos comestíveis que provêm de plantas cultivadas ou silvestres. São um grupo alimentar indispensável para a saúde e por isso ocupam o segundo lugar na pirâmide alimentar juntamente com os vegetais.

As principais vantagens das frutas na dieta das crianças são que têm um elevado teor de água (entre 80 e 95%), um elevado teor de vitaminas e minerais e um baixo teor calórico.

A grande vantagem da fruta é que não precisa de ser cozinhada. As crianças podem comê-lo a qualquer hora do dia com total conforto. São também ideais para beber em smoothies, sumos ou sozinhos ou combinados uns com os outros.

 

A partir de que idade podem os bebés comer fruta?

A fruta pode ser oferecida como um alimento complementar a partir dos 6 meses de idade. Algumas são mais adequadas para oferecer mais cedo do que outras porque têm um menor risco de desenvolver alergias em crianças pequenas. Devem ser introduzidos na dieta um a um para verificar a sua tolerância e esperar dois ou três dias para oferecer uma nova à sua dieta.

A idade em que cada fruta pode ser oferecida é:

  • Aos 6 meses: maçã, pêra, banana, ameixa, cereja (sem caroço), uvas (sem pele e sem sementes), kiwi e ananás (se o bebé os aceitar). Melão, melancia, papaia e manga podem ser oferecidos aos 6 meses, mas devido ao seu sabor demasiado doce é preferível começar com outras frutas e deixá-las para um pouco mais tarde. Relativamente às laranjas e tangerinas, alguns pediatras também recomendam a sua introdução aos 6 meses, enquanto outros sugerem esperar até 12 meses porque consideram os citrinos mais alergénicos.
  • Aos 12 meses: pêssego, damasco, nêsperas. Alguns recomendam os frutos vermelhos adequados para oferecer a partir do ano, no entanto, outros consideram-nos demasiado alergénicos e recomendam a partir dos 15-18 meses.
  • A partir de 24 meses: nozes.

 

Melancia para bebés

A melancia é a fruta que contém a maior quantidade de água, 93 por cento da sua composição é água, tornando-a um poderoso hidratante e ideal para crianças que não bebem líquido suficiente. Para nos dar uma ideia do seu conteúdo, duas fatias de melancia são equivalentes a um copo de água.

Fornece muito poucas calorias e destaca-se o seu teor em sais minerais, principalmente potássio e magnésio. Mas o mais notável sobre a melancia é um pigmento chamado licopeno, que é responsável pela cor rosa da polpa e tem importantes propriedades antioxidantes. Acredita-se que reduz o risco de sofrer de certos tipos de cancro, bem como de doenças cardiovasculares e degenerativas.

É uma fruta fácil de digerir, no entanto, pode ser indigestível após as refeições gordurosas, pelo que é preferível oferecê-la como um lanche ou ao pequeno-almoço do que como uma sobremesa.

 

Quando e como oferecer melancia ao seu bebé?

Pode ser introduzida na dieta dos bebés a partir dos 6 meses. No entanto, por ser um fruto muito doce e por ser praticamente água pura, a um nível nutricional, sugere-se que se comece a oferecer outros frutos nesta idade.

A melhor maneira de oferecer a sua melancia bebé é cortá-la em fatias ou pedaços grandes e segurá-la enquanto ele absorve o seu sumo. Ao comprá-la, escolher uma madura, ou seja, uma de carne macia e, se possível, uma variedade que não tenha sementes.

Como dica, lave sempre bem a fruta antes de a dar ao seu bebé e ofereça-a descascada no início. Devem ser preparados e consumidos imediatamente para que a fruta não comece a oxidar e a perder o seu conteúdo vitamínico.


Ajram, Dr. Jamil, Tarés, Dra. Rosa María (2005), El primer año de tu hijo, Barcelona, Ed. Planeta.

Parellada, Ada (2007), ¡Es fácil que coman de todo!, Barcelona, Sigma.

Fecha de actualización: 20-01-2021

Redacción: Edgar Corona

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