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Um bebé pode comer mangas?

Um bebé pode comer mangas?

Os bebés à nascença não estão completamente formados e os seus ossos são mais frágeis, pelo que uma dieta saudável nesta fase inicial pode fazer uma grande diferença no seu crescimento. A manga é uma fruta tropical que tem muitas propriedades nutricionais. É considerada uma fruta antioxidante devido ao seu elevado teor em vitaminas A e C que, entre outras coisas, facilitam a absorção do ferro, prevenindo a anemia e ajudando os ossos a crescer mais fortes.

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Índice

 

O papel das frutas na nutrição infantil

As frutas são uma parte fundamental de uma dieta variada e saudável, tanto para adultos como para crianças. Uma manga de cerca de 200 g cobre as necessidades diárias de vitamina C num adulto, 30% das necessidades de vitamina A e 23% das necessidades de vitamina E.

A fruta trobial é cada vez mais consumida e comum na dieta das crianças. As principais frutas tropicais consumidas pelas crianças são a banana, o ananás, o kiwi, o coco, o abacate e, com menos frequência mas cada vez mais popular, a manga e a papaia.

 

Quando introduzir a manga na dieta do bebé?

A manga pode ser introduzida na dieta do bebé a partir dos 6 meses, quando começa a alimentação complementar, mas, devido ao seu sabor muito doce, algumas pessoas recomendam adiá-la um pouco e oferecer outras frutas antes, para que o bebé não se habitue a este tipo de sabor tão doce.

Entre as suas propriedades benéficas, podemos encontrar:

Tem um elevado teor de fibra, o que promove os movimentos intestinais, por isso se o bebé tomar manga regularmente, estará protegido contra a obstipação e a dor e desconforto que isso implica.

Tal como a papaia, o ananás e o kiwi, a manga contém enzimas que digerem as proteínas e purificam o corpo.

O seu elevado teor em vitamina A torna as mangas um bom aliado para a visão e a pele do bebé. A vitamina A é muito importante para o desenvolvimento das crianças, encontra-se em abundância em frutas e vegetais de cor intensa, como a manga, a cenoura ou os brócolos. Esta vitamina está relacionada com o processo de regeneração celular, pelo que é benéfica para o desenvolvimento da visão e para uma pele saudável.

A vitamina C é um aliado para a sua saúde óssea e também ajuda o seu sistema imunitário, pelo que a manga pode ajudar a prevenir e proteger contra as constipações. A vitamina C também se encontra noutras frutas como as laranjas, os morangos, as maçãs ou as peras, que podem ser adicionadas na sua dieta para incluir mais variedade, o que tornará as refeições menos aborrecidas e asseguraremos que os nossos bebés não tenham falta de nutrientes de qualquer tipo.

A manga é também rica em vitaminas B, especialmente vitamina B6 (piridoxina) e B3 (niacina), que permitem ao sistema nervoso funcionar correctamente, e melhorar o estado da pele e do cabelo.

Este fruto tem também muito triptofano, que é um precursor da serotonina, uma hormona que nos ajuda a sentir-nos felizes e previne a depressão. Pela mesma razão, o triptofano ajuda-nos a sentirmo-nos mais relaxados, calmos e de melhor humor, o que pode ajudar o bebé a dormir melhor.

Além disso, contém pequenas quantidades de outros minerais, como por exemplo:

- Magnésio, importante para a actividade muscular e com algum efeito laxante.

- Iodo, necessário para o bom funcionamento da tiróide.

- Cálcio para manter os ossos sólidos.

- Zinco, essencial para um cabelo e uma visão saudáveis.

- Ferro, graças ao qual o organismo produz hemoglobina (a molécula responsável pelo transporte de oxigénio através do sangue). A sua absorção é favorecida pela presença de Vitamina C.

A manga é uma fruta muito versátil, que pode ser utilizada tanto em alimentos doces como salgados, em sobremesas, em saladas de fruta, em smoothies ou como fruta seca. Mas a forma ideal de o oferecer a manga a um bebé pela primeira vez é como purês. O seu sabor doce torna-o rapidamente aceite pelas crianças e é muito fácil para elas de digerir.

Além disso, a manga tem algumas outras propriedades:

- É antioxidante

- É diurética, devido ao seu conteúdo em potássio

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- É hipocalórico

- É moderado em calorias

- Tem um elevado teor de água

Devido a todas estas qualidades, a manga é uma fruta que deve fazer parte da dieta das crianças para que elas cresçam saudáveis e fortes.

 

Algumas dicas para a compra e consumo de mangas

É importante comprar mangas que tenham um bom aroma. Se forem compradas excessivamente verdes, a fruta não amadurecerá adequadamente; se, por outro lado, tiverem grandes áreas negras, isto pode indicar que estão demasiado maduras.

Quando estão verdes, podem durar até 27 dias em bom estado, se guardadas no frigorífico.

Para as amadurecer mais cedo, é melhor deixá-las à temperatura ambiente e consumi-las durante os 5 dias seguintes.


Alimentação Complementar, Associação Espanhola de Pediatria. https://www.aepap.org/sites/default/files/documento/archivos-adjuntos/alimentacioncomplementariapadres.pdf

Fecha de actualización: 17-03-2021

Redacción: Cristina Rodríguez

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