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Desespero! O meu filho não dorme bem - Parte I

Desespero! O meu filho não dorme bem - Parte I

Estás farta de passar noites e noites acordada? Já não lembras da última vez que dormiu 8 horas seguidas? A insónia é uma doença que pode chegar a desequilibrar completamente a vida de uma pessoa. Mas quando o que sofre da insónia não eres tú, mas sim o seu filho pequeno, pode ainda ser pior. Damos-te alguns conselhos e pautas a seguir para solucionar este problema.

 

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Índice

Saber se teu filho está com um problema

Como saber se teu filho sofre de um transtorno do sono? Se responde afirmativamente às seguintes questões, paciência, porque provavelmente o teu filho tem algum problema para dormir:

- Dificuldade para começar a dormir sozinho
- Múltiplos despertares nocturnos
- Sono superficial (acorda com qualquer ruído)
- Dorme menos horas das habituais para a sua idade

Respondeu que sim a tudo? Bem, calma, há vários passos que pode seguir para solucionar este problema.

Diagnosticar o problema

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Y tambien:

Problema 1: Cochilos demasiado grandes. Mesmo a ser verdade que as crianças precisam de dormir durante o dia, se as sestas são feitas num horário errado ou de uma duração inadequada, podem tirar-lhe o sono para a noite. 

Solução: Espaçar as sestas, para que passem entre 2 a 3 horas entre cada uma e que não afectem o ciclo de alimentação.

Problema 2: Resistência em deitar-se. Para muitos pais a luta começa antes inclusive de que a criança chegue à cama. 

Solução: Estabelecer rotinas que incluam uma hora fixa para ir para a cama, um tempo de preparação, a hora a que deve acordar… 

Problema 3: Problemas com as fases do sono. Um problema, sobretudo ao ir de férias, é que a hora de acordar ou de se deitar se atrase ou se adiante, o que altera o sono da criança.

Solução: Tentar que a criança cumpra algum dos hábitos ou rotinas a que está habituada, para que a mudança seja a menor possível. 

Problema 4: Pesadelos ou terrores nocturnos. A maioria dos pesadelos e dos terrores nocturnos das crianças não são importantes, mas se algum se repete com muita frequência, deve-se procurar ajuda psicológica, já que pode ser uma manifestação de um problema mais profundo.

Solução: Se depois de um pesadelo a criança acorda e chama pelos pais, estes devem ir consolá-la até que acalme, já que os menores de 5 anos não distinguem entre o sono e a realidade. Se os pesadelos são recorrentes, será bom falar sobre eles no dia seguinte e procurar um final feliz, para conseguir que o pesadelo desapareça. ada dia os mesmos passos, na mesma ordem e na mesma hora.


Os dados

Segundo as poucas estatísticas realizadas em relação a este tema, a maioria das crianças até aos 3 anos têm algum tipo de problema ao dormir. Além disso, 50% a 70% das crianças dormem menos horas das que deviam. Recentes estudos acrescentam que 88% das crianças que sofrem de algum transtorno de visão têm problemas em dormir.

O 90% dos casos de insônia infantil estão relacionados com hábitos ruins do bebé. Nos primeiros meses de vida o bebé experimenta períodos noturnos de sono e estabelecem ciclos de sono/vigia/acordados. Também certos hábitos estão relacionados com o sono como por exemplo o banho, a escuridão, o silêncio... O sono noturno é um processo fisiológico (o hipotálamo cria esses ciclos) e social.
 

Como ensinar dormir à criança?


Essas situação podem se redigir, só deves seguir essas recomendações que conseguiram que o bebé durma sozinho:

- Estabelecer uma rotina para seguir cada noite: banho, janta, conto para lê na cama e dormir.

- O quarto tem que estar escuro (podes deixar a luz tênue se está com medo da escuridão) e em silêncio.

- O ambente tem que ser agradável: nem muito frio nem muito calor, a roupa da cama tem que ser confortável assim como o pijama.

- Existe um momento do dia biológico propicio para ir dormir: entre as 20 e as 21h.

- Depois de ler o conto e falar boa noite, sai do quarto.

- Se a criança chora, entra e fica com ela mas não pegues no colo se não é preciso.

- Repete cada dia os mesmos passos, na mesma ordem e na mesma hora.

 


Fecha de actualización: 03-07-2020

Redacción: Irene García

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