O meu bebé aos 21 meses

O meu bebé aos 21 meses
Partillhar

O seu filho aproxima-se do segundo aniversário … e parece que foi ontem que nasceu! Já anda e corre por toda a casa e a cada dia torna-se mais difícil mantê-lo ocupado. Deverá pensar em jogos educativos para entretê-lo ao mesmo tempo que aprende novas palavras, cores, nomes dos objectos que o rodeia …

Desenvolvimento

A sua capacidade motriz permite que já se comece a vestir, a lavar as mãos ou a escovar os dentes sem ajuda, mas sempre debaixo da sua observação.

Como quer imitar os pais em tudo o que fazem, começa a interessar-se pelas tarefas da casa e irá querer ajudá-la a cozinhar ou a varrer. Aproveite este interesse para ensinar o seu filho e dê-lhe pequenas tarefas. Pode comprar-lhe uma vassoura pequena para que aprenda a varrer com ela. Ao mesmo tempo que se diverte a criança ganha o hábito de participar nas tarefas do lar.

O seu filho também está cada vez mais próximo de aprender a ir à casa de banho sozinho. Em algum momento, entre os 18 meses e os 2 anos, a maioria das crianças reconhecem quando querem fazer as suas necessidades. Provavelmente notará que o seu filho está a ponto de fazê-lo porque se agacha ou se esconde em algum lugar. Embora se dê conta do que se está a passar, a criança ainda não está necessariamente pronta para usar um bacio, mas cada vez aproxima-se mais de deixar as fraldas. Gradualmente, vá experimentando sentar a criança no bacio e ensine-a a pedir quando tiver vontade.

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O meu bebé com 8 meses

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À medida que o seu bebé se aproxima do primeiro ano de idade, passa cada vez mais tempo acordado e cada vez gosta mais de brincar com os pais. Já diz adeus com a mão, gatinha sozinho e compreende melhor o que dizem. Desfrute de todo o tempo que possa com o seu filho e incentive-o no seu desenvolvimento, tanto mental como social.

Linguagem

O seu filho já está na etapa da linguagem telegráfica: diz várias palavras juntas, mas ainda não cria orações, pelo que em algumas ocasiões parecerá um índio a falar e não será muito perceptível. Começa a realizar combinações de palavras com significado, por exemplo: “mamã leite”, omitindo as preposições e os artículos. Começa a concordar em género e número. Já utiliza verbos, faz menos gestos e nomeia as coisas. Aumenta o seu nível de compreensão e aprende novas palavras diariamente.

Desenvolvimento social

As crianças desta idade fazem coisas “porque sim”. Juntamente com as birras com a exploração, a obstinação é outro dos comportamentos típicos nesta idade. Respeite as suas preferências e interesses e tente ceder nas pequenas coisas, como que doce quer barrar no seu pão ou que camisola quer vestir. No entanto, deixe claro que algumas coisas, como por exemplo soltar a sua mão quando andam na rua, não são aceitáveis.

Tente estabelecer horários para as sestas, para as refeições e para a hora de ir dormir, assim sentir-se-á mais seguro. Estas rotinas também podem fazer com que a sua vida seja mais fácil, sempre que não seja demasiado rígida. Se o seu filho sabe o que lhe espera em cada momento, provavelmente você irá encontrar menos resistência.

Jogos estimulantes

- Consiga cubos de diferentes formas e cores e vá nomeando cada um ao mesmo tempo que ensina o seu filho. Por exemplo: “Este é uma estrela vermelha, igual aos lábios da mamã”. Assim irá associando as cores e começará a distinguir as formas básicas: quadrado, circulo, triângulo, etc.  

- Escolha fotos da sua família e amigos mais próximos e ensine o seu filho ao seu filho quem são ao mesmo tempo que vai dizendo os seus nomes. Verá como a pouco e pouco irá aprendendo todos os nomes.

- Brinque com os seus bonecos ou peluches como se fossem crianças de verdade, dando-lhes comida, banho, colocando-os a dormir …

- Faça umas simples marionetas que representem histórias para a criança. Verá como se irá rir!

- Brinquem aos disfarces com qualquer coisa que tenha em casa: roupa velha, disfarces de carnaval, etc. Para além disso, se pintarem as caras com pinturas especiais irão passar o melhor bocado das vossas vidas.




 



Fecha de actualización: 26-02-2009

Redacción: Irene García

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