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Problemas de desenvolvimento

Problemas de desenvolvimento

Como detectar se sofre um atraso motor

Você já pensou que seu bebé é um pouco preguiçoso? Você percebe que os colegas do seu bebé aprendem a se mover mais rápido do que o seu filho? Você acha que é difícil para o seu bebê aprender a engatinhar ou andar?
Em muitas ocasiões, embora as crianças nasçam sem qualquer problema diagnosticado e durante os primeiros meses elas se desenvolveram no nível motor sem problema, chega um certo momento em que parece que elas estagnaram e que por si mesmas não são capazes de continuar um desenvolvimento motor adequado. Isso é o que é conhecido como retardo psicomotor

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Como podemos detectá-lo em nosso bebé?
Durante anos, tem estudado o desenvolvimento motor da criança durante meses e, graças a isso, você deve se referem determinadas aquisições motoras são fundamentais para detectar se há qualquer desenvolvimento motor de atraso:

- 3-4 meses: a criança deve ter adquirido controle cefálico estável. A posição da cabeça, deve ser alinhado com o resto do corpo (simétrica).

- 6-7 meses: a criança é capaz de se sentar sem apoio. Comece a manipular nesta posição sem perder o equilíbrio.

- 8 a 11 meses: a criança começa a se mover pelo espaço, rastejando e rastejando. No final deste período, ele começa a se agarrar à mobília e se levanta.

- 12 a 14 meses: a criança inicia a marcha lateral e marcha autônoma. Às vezes, algumas crianças começam a andar mais tarde, no entanto não se preocupar e deve ser dado mais tempo, desde que a criança é capaz de viajar através do espaço rastejando nesta idade.
Em casos de bebés prematuros é importante levar em conta a idade corrigida, não a idade cronológica.

Dicas para estimular o desenvolvimento do seu bebé

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Reforçar o aprendido

Reforçar o aprendido

Finalmente chegou o Verão e com ele a vontade de ir à piscina, de ver televisão, de dormir até tarde e, definitivamente, de não fazer nada. As férias de Verão são um parêntese demasiado largo no qual as crianças se esquecem do que aprenderam durante o ano. Com uma boa planificação as crianças terão tempo para fazer de tudo e não permanecerem num vazio de aprendizagem que não as beneficia em absoluto.

Y tambien:

- É importante colocar o bebê de bruços na maior parte do tempo em que ele está acordado. É muito provável que, no início, observemos que é difícil para ele ser assim posicionado, dado que a força da gravidade faz com que ele tenha que se esforçar ao levantar a cabeça. No entanto, temos que insistir porque, pouco a pouco, ele ficará calmo. Nesta posição, o bebé aprenderá a controlar a cabeça, fortalecendo a musculatura do pescoço e das costas. Se observarmos que os braços do bebê estão inclinados para trás, vamos ajudá-lo a se inclinar bem, vamos avançá-los para que o ombro e o cotovelo fiquem alinhados. Desta forma, o bebê vai se inclinar e levantar a cabeça.

Essa posição não precisa ser levada em consideração na hora de dormir, quando então posicionaremos o bebê como indicado pelo pediatra.

- Quando o bebé estiver de costas, vamos pegá-lo de ambos os braços e puxaremos em sua direção, levantando-o um pouco da superfície para que o bebê tenha que levantar a cabeça. Ao realizar este exercício, estamos incentivando o fortalecimento dos músculos do pescoço que permitirão o controle cefálico.

- Também podemos ajudá-lo a realizar o "flip", isto é, o passo de frente a frente. Para conseguir, por exemplo, virar para o lado direito, vamos colocar a criança de costas e flexionar a perna esquerda enquanto a levamos para o lado direito, gerando assim o movimento para acabar na posição invertida. Esse movimento é como fazer o que é coloquialmente chamado de "croquete".

- Para ajudá-lo a sentar, faremos isso quando a criança estiver de bruços. Nós vamos colocá-lo desta posição para o lado; a partir daqui, vamos pegar seu braço e puxar até você terminar de se sentar.

- Quando você estiver sentado, colocaremos brinquedos de lado para que você possa pegá-los. Desta forma, vamos ajudá-lo a realizar cargas em um quadril e outro.

- Vamos ajudá-lo passar de sentado para boca abaixo da seguinte forma: Quando sentado vamos chegar por trás dele, ele vai tirar os dois braços e colocá-los no auge de seu rosto, e depois vamos voltar para acabar de cabeça para baixo. Esta mudança postural permitirá que você vá para os brinquedos que se moveram, impedindo-o de sentar o tempo todo sem saber como mudar sua posição.

- A primeira maneira de avançar é com o arrasto. Para ajudar você a conseguir, primeiro vamos motivá-lo com um brinquedo que você goste e vamos colocá-lo a uma certa distância. Vamos começar pela posição virada para baixo e vamos flexionar uma perna semelhante à "postura do sapo". Para incentivá-lo a avançar enquanto flexionamos a perna, vamos empurrá-lo do traseiro do lado que flexionamos.

- Para favorecer o engatinhamento, colocaremos a criança de quatro e o balançaremos para frente e para trás, do traseiro. Ao realizar esse movimento, a criança experimenta a sensação de cargas nas mãos e nos joelhos.

- Para realizar a posição, começaremos a partir da posição ajoelhada. Primeiro vamos empurrá-lo do bumbum para levantá-lo. Em seguida, movemo-lo ligeiramente para um lado para mover o peso para que a criança possa remover a outra perna. A posição inicial para colocar a criança em pé é conhecida como "posição de cavalheiro". Uma vez nessa posição, a criança segurará um móvel e o empurrará até ele se levantar.


- Antes de caminhar, somente a criança aprende a marcha lateral. Vamos estimular isso quando a criança estiver em pé, com as mãos apoiadas no sofá ou na mesa, e colocaremos os brinquedos a uma certa distância para que ele tenha que dar alguns passos.

Alguns sinais que podem nos alertar

Além de levar em conta os itens motores determinantes, há também outra série de sinais que podem nos alertar. Alguns deles podem ser os seguintes:

- Quando a criança fica com raiva ou chora, vemos que ele fica tenso e empurra para trás, assumindo um esforço para que os pais o controlem. Também podemos ver que quando ele está de frente e chora, ele empurra com a cabeça e os arcos

- Observamos que quando está deitado é assimétrico. Essa assimetria pode ser devida ao fato de que a cabeça permanece voltada o tempo todo, ou que um braço se move menos que o outro.

- Recusa insistente de estar em decúbito ventral.

- Observamos que depois de seis meses eles estão apenas virados para cima, não se sentem ou se movam para a posição invertida.

- Uma vez alcançada a posição sentada, a criança permanece nessa posição o tempo todo. Não faz alterações posturais no chão ou se move.

- Ao engatinhar, puxe os dois braços, mas não mova as pernas.

- Quando em pé, não use as pernas, apenas os braços. Observa-se que, quando em pé, apoia-se com os pés na ponta dos pés, assumindo um esforço para apoiar os pés corretamente.

- Se a caminhada aparece por muito tempo na ponta dos pés, assimetria ou claudicação
Nestes casos, sempre levando em consideração os estágios de desenvolvimento correspondentes à idade da criança, é aconselhável consultar o pediatra e / ou fisioterapeuta pediátrico.

Quem pode ajudar meu filho?

Primeiro de tudo você tem que ir ao pediatra para avaliar a criança e considerar se é necessário recorrer a outro especialista, como o neurologista.

O neurologista é o profissional que avalia se o atraso psicomotor pode advir de uma causa genética, neurológica ou metabólica ou determinar que não há causa aparente.

fisioterapeuta pediátrica é especializada no desenvolvimento de motores é atrasos psicomotores profissionais (independentemente de se há uma causa que justifique) e sua ação é baseada na prestação de todas as sequências de desenvolvimento sensório-motor para que a criança encontra todos os itens de desenvolvimento Corretamente, isso é com padrões mais normalizados de postura e movimento.

Estes tratamentos são sempre feitas com base individualmente sobre as especificidades de cada criança e os pais presentes em cada sessão, a fim de receber as orientações de gestão e incentivo para fazer com seus filhos em casa e garantir o sucesso do desenvolvimento de seu filho.
fisioterapeuta pediátrica também trata essas alterações que ocorrem com um atraso psicomotor, porque de prematuridade, síndrome de paralisia cerebral ou problemas ortopédicos, tais como displasia da anca ou deslocamento que retardar o desenvolvimento normal do motor.
 


Fecha de actualización: 23-07-2008

Redacción: Irene García

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