Estimulação precoce para bebés de 2 anos de idade

Estimulação precoce para bebés de 2 anos de idade
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Aos dois anos as crianças aprendem muitas coisas e são mais maduras e conscientes para entender o mundo ao seu redor. Como pais, é nosso dever ajudá-los em seu desenvolvimento, e para isso existem vários jogos de estimulação precoce que podemos colocar em prática com nossos filhos para fortalecer suas habilidades cognitivas e motoras e também se divertir em família.

Antes de começar, é importante lembrar que cada criança tem seu próprio ritmo e um dos exercícios propostos pode ser feito antes de dois anos e outros depois, em qualquer caso, se um deles não for alcançado, isso não significa que há um problema. , mas devemos trabalhar mais nessa área, de qualquer maneira, se você tiver alguma dúvida, é melhor consultar seu pediatra. Podemos incorporar esses jogos no nosso dia a dia para que eles tenham um impacto positivo no desenvolvimento da criança, bem como fortalecer o vínculo que temos com ele.

Para a área do motor grosso, quais são os grandes movimentos do corpo, como aqueles feitos com as pernas e braços:

- Faça-o subir escadas alternando os pés. Dê sua mão e encoraje-o a subir, colocando um pé em cada degrau. Então você pode fazê-lo repeti-lo, mas segurando o corrimão sozinho, e quando ele conseguir, encoraje-o a experimentá-lo sem qualquer apoio.

- Ensine-o a agachar. Agache-se no chão, segurando as duas mãos, solte lentamente uma das mãos e ofereça um brinquedo para levá-lo. Insista nisso até que você possa finalmente agachar sem ajuda.

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Entrevista a Isabel Leal, autora do livro

Entrevista a Isabel Leal, autora do livro "Meditação para Crianças"

"Se a criança não receber a devida atenção, em geral, quando adulta, tem dificuldade de amar seus semelhantes." (Dalai Lama). É assim que Isabel Leal, autora de vários livros sobre e para crianças, inicia a apresentação da sua página na Internet. O TodoPapas não podia perder a oportunidade de entrevistar esta escritora, professor e acima de tudo uma grande defensora de que, essencialmente, somos todos um Ser Espiritual. “Meditação para crianças” é o mais recente livro da autora que mostra que esta é a verdadeira disciplina para trazer paz aos mais novos. Como a própria diz “Deixe-se contagiar …”

- Ensine-a a andar de triciclo usando os pedais. Ensine-a a entrar e sair dele. Para pedalar, a princípio, você pode segurar os pés nos pedais com fitas, até segurá-los sozinho.

- Jogue com ele para arremessar a bola com as duas mãos em pé. Coloque um na frente do outro e jogue para eles. Se a criança tiver dificuldade em pegar a bola, outro adulto pode ser colocado atrás dele para ajudá-lo a colocar as mãos e pegar a bola. Pouco a pouco ele vê a retirada da ajuda até que ele faça isso sozinho.

- Incentive-o a ficar na ponta dos pés. Primeiro faça você mesmo para que eu possa imitá-lo. Você pode transformá-lo em um jogo através de uma dança.

- Ensine-o a pular em um lugar e em pequenos obstáculos. Para isso você pode criar um pequeno tour onde deve desenhar e pular vários brinquedos ou objetos.

 

Para a área do motor fino, que é sobre os movimentos precisos das mãos e dedos:

- Ensine-o a desenhar círculos. Este exercício é reforçado se você escrever em uma superfície vertical, como um quadro negro. No começo, você pode ajudar movendo a mão até conseguir sozinho.

- Ensine-o a construir uma ponte com três cubos. Primeiro construa-o na frente dele e encoraje-o a imitá-lo. Então você pode colocar os dois primeiros e ele termina de colocar o acima; Quando você faz isso sem dificuldade, incentive-o a fazê-lo sozinho desde o começo.

- Ensine-o a desenhar uma cruz. Da mesma forma que o círculo, em um quadro negro colocado verticalmente, desenhe uma cruz e encoraje-o a repeti-lo, ajudando-o no início, se necessário. Então você pode tentar com desenhos de linha v.

- Ensine-o a enfiar um cordão. Colocar um cordão em uma bola grande, por exemplo, ajuda a coordenação mão-olho e fortalece os movimentos simultâneos de ambas as mãos. Você pode começar com um fio semi-rígido e, quando o conseguir facilmente, passar para cabos mais flexíveis. E, da mesma forma, vai diminuindo o buraco na bola.

- Ensine-a a dobrar um pedaço de papel ao meio. Como no jogo anterior, requer muita concentração e precisão.

- Ofereça frutas e doces para descascar ou desembrulhar.

- Jogue em conjunto para classificar objetos por cor, tamanho ou forma. Pode ajudá-lo a separar as roupas, colocando as camisas numa pilha, as calças na outra e a roupa interior na outra. Outra ideia pode ser organizar os brinquedos em caixas, bem como aprender a colocá-los em ordem e coletar por si mesmo.

 

Para o desenvolvimento da linguagem, que é a capacidade de se comunicar e falar:

- Ensine-o a se nomear. Pergunte-lhe com freqüência "Qual é o seu nome?" E insista até que ele responda, reforçando as tentativas.

- Ensine-a a dizer o pronome "eu" e seu uso. Faça perguntas como "Quem é ... (seu nome)?" Para dizer "eu". Caso contrário, dê a resposta dizendo "Diga-me". Insista até que você responda corretamente e reforce suas tentativas.

- Ensine-o a dizer o pronome "você" e seu uso. Da mesma forma que o anterior, faça perguntas como "Quem é a mãe?" Para responder "Você".

- Leia histórias diárias de crianças pequenas. Faça perguntas sobre o que ele leu e tente repetir parte da história. Dramatize a história fazendo caretas e gestos. Faça a voz dos personagens ou os sons dos animais.

- Ensine-lhe o plural. Para fazer isso, você pode mostrar a ela uma caixa contendo uma bola e perguntar "O que é isso?" Para responder "Uma bola". E então mostre-lhe outra caixa com muitas bolas para perguntar-lhe "O que são eles?" E para responder "Bolas".

- Ensine músicas para crianças. Procure também músicas que deixam uma mensagem ou ensinam algo, como músicas que ajudam a aprender números, cores e outros.

- Insista para formar frases de três palavras. Em vez de dizer "água", ensine-lhe que, quando estiver com sede, diga "Mamãe, me dê água". Primeiro diga e peça a ele para repeti-lo, então responda apenas quando ele o fizer corretamente.

 

Na esfera socioafetiva, que é a capacidade de se relacionar com os outros, expressar sentimentos e emoções.

- Ensine-o a se vestir, você pode ensiná-lo a apertar e desabotoar botões, colocar seus sapatos e meias sozinho, até que pouco a pouco ele possa se vestir. Desta forma, sua autonomia é reforçada.

- Ajude-o a entender quais são as coisas dele e o que ele não deve fazer. Você deve explicar a razão pela qual você pode ou não levá-los, de modo que você seja responsável e saiba as conseqüências.

- Ensine-a a expressar seus sentimentos e descrevê-los, pergunte constantemente como se sente.

- Ensine hábitos de limpeza, como lavar as mãos antes de comer.

- Ensine-o a respeitar sua vez em jogos com amigos. Ao jogar com irmãos ou amigos, você pode propor um jogo que, por exemplo, tenta construir uma torre de cubo, colocando um de cada vez, e dizendo qual é a vez de cada um colocá-los; Pouco a pouco, eles entenderão por si mesmos e não precisarão que você lhes conte.

 

 

Fonte:

- Exercícios de estimulação precoce. Pela Unicef. http://files.unicef.org/mexico/spanish/ejercicioestimulaciontemprana.pdf

Redação: Cristina Rodríguez


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