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Os primeiros brinquedos do meu filho (0-3 anos)

Os primeiros brinquedos do meu filho (0-3 anos)

Desde o nascimento que é necessário dar aos brinquedos o valor que eles merecem: a criança deve aprender a brincar porque, dessa forma, aprende a respeitar o seu corpo, quem está perto e quem está longe. Através dos momentos de diversão, os brinquedos facilitam o desenvolvimento das habilidades e das capacidades do bebé. A criança que brinca torna-se mais confiante e espontânea, porque a brincadeira traz um ambiente de confiança e de espontaneidade.

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Todos meninos, meninas e adultos necessitam de brincar, embora os brinquedos mudem no decorrer da vida. Com eles adquirimos certas destrezas e habilidades e podemos aprender o valor das regras, indispensáveis para se viver em harmonia.

Durante o primeiro ano de vida da criança a percepção sensorial, a manipulação, a coordenação de movimentos e os primeiros contactos com as pessoas são os principais âmbitos de aprendizagem, estimulação e brincadeiras. Os brinquedos da primeira infância são muito variados e podem ser um excelente aliado para dar a conhecer ao bebé, de uma forma placentária e segura, o mundo que o rodeia.

A partir do primeiro ano de vida, os bebés passam a ser crianças e, para esta transformação, têm de superar importantes alterações e aprendizagens em todas as facetas do seu desenvolvimento: linguagem, raciocínio, afectividade, socialização e coordenação de movimentos. Durante os primeiros três anos de vida, o desenvolvimento cerebral e a capacidade de aprendizagem são muito maiores que noutras etapas. É fundamental, dessa forma, que para além de proporcionarmos vários momentos de brincadeira às crianças dediquemos muito tempo a interagir com elas através de distintos tipos de brincadeiras.

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NORMATIVA

Existe uma legislação de segurança de obrigatório cumprimento desde 1990 para todos os brinquedos comercializados na União Europeia. Nela se estabelecem uma série de requisitos cujo objectivo é evitar os riscos para as crianças a que são destinados, considerando a sua utilização normal e previsível.

Antes de serem comercializados todos os brinquedos deverão ser identificados com a marca CE, mediante a qual o fabricante ou importador garante que determinado produto cumpre a normativa de segurança. Não obstante, estas normas, por mais estritas que sejam, não podem garantir que se efectue um bom uso do brinquedo. Isto está a cargo dos pais e educadores.

ACIDENTES

De acordo com dados de acidentes no Reino Unido os brinquedos flexíveis, como os ursinhos de peluche, causam mais de mil e quinhentos acidentes por ano, sendo o principal risco a existência de partes pequenas, como os olhos, botões ou fragmentos, que se desprendem do brinquedo.

Outros brinquedos, como os apitos, os brinquedos para apertar, para morder, etc., traduzem-se em vários acidentes devido às extremidades serem demasiado largas e estreitas. Se a criança os coloca na boca, pode chegar até à sua garganta, bloqueando a entrada de ar.

Os acidentes devem-se, com frequência, ao facto de se dar um brinquedo que não está destinado à criança ou por ser utilizado de uma forma diferente da destinada. Desta forma, é conveniente prestar muita atenção na hora de se escolher um brinquedo ou jogo: deve-se ter em conta o desenvolvimento mental e físico da criança que o vai utilizar.

NO LABORATÓRIO

Dentro desta categoria de brinquedos de primeira infância podemos incluir: guizos, mordedores, peluches, bonecos de pano, tapetes de actividades musicais, bonecos de látex, ginásios para bebés, etc.

Estes brinquedos devem cumprir uma série de exigências essenciais de segurança e de cumprimento com a normativa de segurança química dos materiais. Não deve esquecer que quando um brinquedo funciona a pilhas ou a bateria deverá cumprir requisitos do tipo eléctrico.

Requisitos mecânicos e físicos

Estes requisitos vêm reflectidos na norma EN 71-Parte 1. Para além das generalidades exigidas a todo o tipo de brinquedos, como o facto de não conterem extremidades cortantes, pontiagudas, exige-se que os brinquedos de primeira infância:

- Não contenham peças pequenas desmontáveis ou não desmontáveis, já que podem apresentar um perigo de asfixia para as crianças pequenas.

- Superem os ensaios de torcer, tensão, cair, impacto, pressão, sem gerar peças pequenas nem partes perigosas acessíveis.

- Os brinquedos de madeira com partes ligadas entre si e os brinquedos que contenham adesivos plásticos não devem despegar-se depois de um teste com água.

- As cordas que estejam incluídas nestes jogos têm de ter uma espessura mínima de 1,5 milímetros e para as cordas que tenham uma fixação nas extremidades exige-se que não ultrapassem a longitude de 220 mm.

- Os brinquedos manifestamente destinados a crianças, que, todavia, não podem manter-se sentadas sem ajuda, e fabricados com matérias rígidas, têm de ter uma forma e tamanho que não produzam danos a uma criança que possa cair em cima deles ou que exista uma parte saliente que seja possível a criança introduzir na boca.

- Os brinquedos que emitam um som intencionado, como brinquedos musicais, guizos, telefones, devem respeitar uns limites de nível de pressão sonora, com a finalidade de evitar danos permanentes de audição nas crianças pequenas.

Inflamáveis

Nos brinquedos de primeira infância esta norma é exigida especialmente em peluches e, em geral, em brinquedos flexíveis com textura têxtil.

Compostos orgânicos

Na parte 9 da norma EN 71 especificam-se os requisitos para a migração ou para o conteúdo de certos compostos químicos orgânicos perigosos nas matérias de certos brinquedos. As rotas de exposição consideradas são: o contacto com a boca, a ingestão, o contacto com a pele, o contacto com os olhos e a inalação. Os compostos orgânicos considerados são certos dissolventes, conservantes, plastificantes, retardantes de chama, ajudas de processo e agentes colorantes.

Todas estas provas realizam-se no laboratório do AIJU: é um Organismo Autorizado na EU para realizar o estudo de segurança dos brinquedos de acordo com a normativa vigente e com a experiência neste tipo de análises e ensaios. O AIJU participa nos Comités de Normalização Nacionais e Europeus no campo da segurança dos brinquedos, com a finalidade de colaborar activamente nas futuras alterações e novos projectos de normas.

ALGUNS CONSELHOS PARA ESCOLHER JOGOS

- Observar e respeitar sempre as etiquetas e as possíveis indicações relacionadas com a segurança do brinquedo.

- Deve escolher sempre os brinquedos que divirtam, distraiam e alegrem os seus destinatários.

- Deve escolher em função da idade, das necessidades e dos interesses de cada pessoa.

- Não compre brinquedos diferentes a meninos e meninas por motivos de sexo. Ambos têm necessidades idênticas e o mesmo direito de desfrutar de todo o tipo de brinquedos.

- Há que evitar brinquedos que transmitam valores não desejados, como o sexismo, a violência e o racismo.

- Escolha sempre jogos que permitam a criança ser a protagonista do jogo.

- Não se deixe levar pela publicidade. Os meninos e as meninas devem aprender que a publicidade, diversão e qualidade não têm que estar associadas.

- Os brinquedos devem ser suficientes mas não excessivos. Ter demasiados brinquedos provoca atitudes de menosprezo e falta de interesse.

- É importante repartir as prendas de brinquedos durante o ano, assim faz com que as crianças mantenham o interesse e a ilusão por eles.

- Evite as compras precipitadas. Antes de decidir é importante pensar qual será a prenda mais adequada para cada caso. Decidir sem uma reflexão prévia aumenta, consideravelmente, a probabilidade de equivoque.

- Qualidade não significa preços altos, mas há que desconfiar de produtos com preços escandalosamente baratos.

- Cuidado com os estabelecimentos. Assegure-se de que compra em lojas responsáveis, que a podem informar e atender a possíveis reclamações.

Uma boa escolha de um brinquedo é uma boa inversão. Procure fazê-la e contribuirá para o desenvolvimento integral dos seus filhos.

 


Fecha de actualización: 17-01-2008

Redacción: Irene García

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