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Amamentação, que frutas posso comer?

Amamentação, que frutas posso comer?

É certo que alguns alimentos mudam o gosto da leite materna, mas não todos os bebés recusam esse "novo" gosto, por isso, normalmente durante a latancia podes comer todo tipo de frutas. De fato é importante ter uma dieta diária e alta em frutas porque proporcionam uma grande quantidade de nutrientes e de água.

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Índice

Benefícios das frutas

Durante a latancia materna é importante cuidar tua alimentação para segurar os nutrientes que necessita teu organismo para ser uma mulher saudável e produzir leite em grande quantidade. Pensa que, se teu corpo não tem os nutrientes necessários para o bebé, pega tuas reservas, o que pode causar problemas como a anemia. Aliás, quanto mais saudável e equilibrada seja tua dieta, melhor será tua leite. Melhoras assim a saúde do bebé.

Durante a latancia são muitos os nutrientes que deves consumir, alguns deles essenciais para o desenvolvimento do bebé como o cálcio, ferro, ácidos gordos omega 3, vitamina D, vitamina C ou vitaminas do complexo B.

Por isso, tua dieta deve incluir frutas diárias, mínimo 3 peças. As frutas são fonte de vitamina A, vitamina C, potássio, magnésio, fibra ou água.

Em princípio, podes comer todo tipo de frutas porque nenhuma é ruim para a latancia, embora é certo que algumas frutas são mais ácidas que outras e podem não dar certo, mas é bastante estranho. Também é possível que mudem o gosto da leite e esteja mais forte, o bebé poderia recusar. Essas frutas são a laranja, o pomelo, a ananás, o kiwi ou a maçã ácida. Como não acontece em todas as crianças, se adoras essas frutas não é necessário eliminares da dieta. Se aparentemente o bebé não muda, então podes comer essas frutas.

As melhores frutas são as mais doces e fácies de digerir como a manga, a pêra, a banana, o melão ou a maçã doce.

Alias, as podes consumir tanto cruas e inteiras como cozidas ou ao forno. Se não gostas muito das frutas experimenta elas trituradas com leite ou misturadas com salada ou iogurte. Seja do jeito que seja, lembra que é importante consumir umas 3 peças de fruta por dia. Além disso, deves beber muita água (uns dois litros por dia), comer legumes, cereais integrais, carnes, lácteos, ou peixes.

Quais são as melhores frutas na etapa da latancia?

- Mamão verde: é a variedade não madura do mamão amarelo. É um galactogogo (ajuda promover a latancia). Além de aumentar a produção de leite, também contém vitaminas A, B, C e E.

- Melão: é uma fruta ideal para recuperar a energia. Seu consumo é bom em qualquer hora do dia, em saladas, em sobremesas ou como alimento entre comidas.

- Pêssego: a côr laranja indica sua riqueza em betacaroteno. O betacaroteno tonifica o sistema digestivo e ajuda a formação e composição da sangue ( e por tanto da leite).

- Ananás: é uma boa opção, é rica em fibra e vitamina C.

- Kiwis: têm uma grande quantidade de vitamina C, mais do que a laranja e os morangos. Também proporcionam outras vitaminas e antioxidantes.

- Damascos: é importante para tu dieta porque é rica em vitamina C, vitamina A, em cálcio e em potássio. Os damascos têm fitoestrógenos químicos, que imitam a atividade dos estrogênios.

- Morangos: estão cheios de ferro, vitamina C, cálcio, potássio e magnésio. Antes de consumir essa fruta deves consultar se alguém da tua família tem alergia. Se alguém tem deves consultar teu médico sobre teu consumo de morangos.

- Amoras: é uma das melhores frutas que podes consumir durante a latancia. As amoras são nutrientes essências.Suas propriedades antioxidantes ajudam com a proteção frente as infeções. As amoras são especialmente ricas em vitaminas e minerais A e K, cálcio, potássio e carboidratos.

- Banana: fruta fundamental para aumentar o ácido fólico. Ajuda repôr as calóricas perdidas enquanto amamentas o bebé.

- Abacate: os investigadores tem certeza de que o iodo, os ácidos gordos e as vitaminas do grupo B influem direitamente na leite materna. Todo isso tem o abacate.

Que considerações devo ter?

Deves tentar que tua dieta seja saudável, se o médico considera necessário, deves comer suplementos de algumas vitaminas ou minerais como ferro ou iodo.

Com certeza, evita o álcool e o tabaco porque são prejudiciais para o desenvolvimento e crescimento do feto, assim como os alimentos pouco saudáveis ou pobre nutricionalmente como as gorduras saturadas, bolos, pastéis, snacks salgados, alimentos precocinhados...

Por último, é conveniente aumentar a ingesta de calóricas em 500 ao dia para chegar até 2.500 durante a latancia e evitar dietas restritivas para conseguir teu peso depois do parto. Uma dieta saudável e exercícios regulares te ajudará emagrecer de maneira saudável e sem restar nutrientes da leite materna.

 


Guía de lactancia materna, Asociación Española de Pediatría. http://www.aeped.es/sites/default/files/7-guia_baleares_esp.pdf

Fecha de actualización: 22-09-2020

Redacción: Irene García

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