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Estou a amamentar e tenho gases, o que posso fazer?

Estou a amamentar e tenho gases, o que posso fazer?

Actualmente existem muitas crenças erradas em relação à amamentação, pelo que por vezes as mães pensam que um problema que elas têm, como os gases, pode ser gerado pelo aleitamento, mas na realidade, tem a ver com a sua dieta.

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Índice

 

A amamentação produz gases?

A amamentação é uma fase muito delicada que surge após o parto, pelo que é necessário manter certos cuidados durante este período, além de estar atenta a qualquer tipo de desconforto que possa surgir.

Deve saber que a amamentação é um processo completamente natural que o seu filho precisa para viver, uma vez que depende disso que tenha um bom desenvolvimento, uma vez que graças ao seu leite obtém os nutrientes exactos de que precisa.

Terminar com a amamentação deve ser uma decisão médica tomada quando existe realmente um problema que ameaça a sua saúde ou a do bebé, mas é algo que tem de ser avaliado por um médico.

Uma vez acabada a gravidez, o seu corpo começa a adaptar-se para regressar pouco a pouco à sua forma anterior, pelo que também os seus hábitos são modificados de certa forma, mas lembre-se que deve continuar a cuidar da sua saúde e a estar num bom estado físico e mental.

Actualmente existem muitas crenças populares que se espalharam por causa da Internet sobre a amamentação, pois muitas vezes acha-se que o aleitamento gera desconfortos.

No caso sinta algum desconforto durante esta fase, é necessário que avalie claramente a sua origem, pois pode ser uma fase completamente nova para si e não conhecer muitos sintomas normais.

Se estiver a sentir gases ou inchaço durante a amamentação, é provável que a causa seja a sua dieta, uma vez que ter gases e amamentar não tem relação, a menos que sejam gases no bebé.

 

Porque é que tenho gases durante o aleitamento?

Muitas vezes as mães querem voltar ao seu corpo de antes da gravidez, por isso os nossos hábitos mudam novamente após o parto, mas temos de estar conscientes de que temos de continuar a cuidar de nós próprias.

Há pouco mencionámos que a forma como come pode ser a causa dos seus gases durante a amamentação, pois é provável que após a gravidez quisesse comer algo que não tinha sido capaz de tomar durante os 9 meses de gestação e o seu corpo não reagiu correctamente.

O que lhe recomendamos é que mantenha o bom hábito alimentar que teve durante a gestação, embora seja provável que a quantidade e as horas de comida voltem ao normal, uma vez que não há nada a apertar-lhe o estômago.

 

Alimentos pouco recomendados

É também necessário que saiba que alguns alimentos não são recomendados durante a amamentação pelos danos ou desconforto que podem causar ao bebé:

- Álcool: o álcool tem demonstrado ser prejudicial no desenvolvimento do cérebro dos bebés. O efeito do álcool no bebé amamentado dependerá da quantidade de álcool que a mãe bebe e do tempo que ela beba. Deve-se notar que o álcool passa rapidamente para o leite materno, 30 ou 60 minutos depois de beber.

O Comité de Amamentação da Associação Espanhola de Pediatria aconselha não beber álcool durante os primeiros três meses de amamentação. Uma vez passado este tempo, pode beber em pequenas quantidades e, se possível, longe das mamadas, para que o álcool não chegue ao bebé.

- Café: foi demonstrado que quando a mãe consome cafeína (não só café, refrigerantes, chocolate preto, chá ou alguns medicamentos), aparece rapidamente no leite materno, especialmente dentro de uma ou meia hora após ter sido tomada.

Nos bebés, o metabolismo da cafeína é mais lento que nos adultos, o que significa que se a mãe consome uma grande quantidade de cafeína (mais de 5 chávenas de café por dia), esta pode acumular-se no corpo do bebé e pode causar sintomas como insónia, nervosismo e irritabilidade.

- Especiarias picantes: este é um dos condimentos que a mãe deve eliminar completamente da sua dieta se estiver habituada a consumi-las. O picante interrompe a função intestinal quanto ao ritmo das evacuações, algo que pode causar sintomas muito irritantes nas crianças.

- Cebola: alguns alimentos, tais como a cebola, alho, alcachofra, citrinos ou couve-flor, podem alterar o sabor do leite. Isto não causa necessariamente que o seu bebé rejeite o peito e pode prepará-lo para quando começe con a alimentação complementar.

Mas se notar que o seu bebé recusa o peito depois de comer um determinado alimento, evite-o durante alguns dias e tente novamente mais tarde. Provavelmente é só uma vez.

- Brócolos: pode mudar o sabor do seu leite, o que não é necessariamente uma coisa má.

- Alimentos fritos: as frituras em óleo composto e reciclado, alimentos muito condimentados ou picantes. Isto pode ser mau para a mãe, pois pode causar uma digestão pesada. A melhor coisa a fazer é manter uma alimentação saudável.

- Embutidos: principalmente os de carne de porco e carnes com uma elevada percentagem de gordura trans.

- Tabaco e outras drogas: o tabaco e as drogas podem ser a principal causa de futuras doenças ou danos irreversíveis para o recém-nascido. Evite usar e rodear-se de pessoas que consumam.

Os alimentos pesados podem fazer com que o bebé sofra de cólicas, tenha gases ou mesmo perceba que o leite sabe mal, além de causar nervosismo, irritabilidade ou insónia. Embora isso nem sempre aconteça, alguns bebés reagem desta forma a alguns alimentos, por isso deve parar de comé-los se nota que o seu bebé presenta este sintomas.

É uma boa ideia visitar o seu médico para que lhe indique o que é bom para os gases durante a gravidez e o aleitamento, porque se se auto-medicar pode tomar algo que irá prejudicar o bebé, por isso deve sempre informar o seu médico de que está a amamentar.


Guia do Aleitamento Materno, Associação Espanhola de Pediatria.  http://www.aeped.es/sites/default/files/7-guia_baleares_esp.pdf

Fecha de actualización: 27-04-2021

Redacción: Genaro Aguilar

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