Uma merenda perfeita

Uma merenda perfeita
Partillhar

Para as crianças é essencial fazer 5 refeições por dia, incluindo um bom lanche da tarde. Este alimento é fundamental no crescimento e desenvolvimento adequado dos pequenos. É muito importante saber quais são os alimentos mais adequados, evitando os doces industriais e apostando nas frutas, leite e sanduíches de uma vida. Descubra as chaves para uma merenda correta e saudável.

À medida que envelhecemos, perdemos o hábito de almoçar e almoçar ao meio-dia, reduzindo as refeições para três, embora todos os nutricionistas recomendem cinco refeições por dia. Mas quando temos filhos, é essencial lembrar o quanto gostamos dos salgadinhos dos pequeninos, e como eles se sentaram bem depois de uma tarde cansativa brincando e correndo com os amigos ou apenas depois de um dia de escola.

 

Além disso, o lanche é essencial na alimentação das crianças. Eles têm pequenos estômagos e grandes necessidades de energia, o que significa que eles precisam comer quantidades menores de comida e mais frequentemente do que os adultos. Ao dividir a comida, você garante a assimilação dos nutrientes e o desenvolvimento adequado do organismo do seu filho em um nível físico e psíquico. É curioso que mesmo as crianças que comem mal, na hora do lanche, geralmente tenham fome, portanto, devemos aproveitar esses momentos oferecendo uma boa alimentação.

 

Para os especialistas em nutrição, a refeição do meio-dia e o jantar não devem ser mais de 60% da energia ingerida e os 40% restantes devem vir das outras três entradas. Nesse sentido, o lanche deve representar 15% da contribuição total de energia diária.

Os amigos imaginários do meu filho

Os amigos imaginários do meu filho

Muitas vezes as crianças falam de um companheiro de brincadeiras que não conhecemos e que, inclusive, nem podemos ver! Isto porque apenas está na imaginação das crianças. Este amigo imaginário funciona como um ensaio para as futuras amizades actuando como uma ponte entre a fantasia e a realidade. Basta que você preste atenção ao que o seu filho lhe diz para que se aperceba da frequência que, ao falar dos seus amigos de brincadeira, inclui sempre um que você não conhece. Não tem necessariamente a ver com o facto de ter chegado um companheiro novo à escola, nem tão pouco se trata de uma mentira, simplesmente é um amiguinho que não existe … apenas está na sua cabeça.

 

A merenda ideal

Como é uma merenda perfeito? De acordo com os especialistas em nutrição, o mais importante é que é variado, que não damos diariamente o mesma merenda aos nossos filhos, embora às vezes seja difícil organizar um lanche saudável e diferente todos os dias. Proporcionar às crianças alimentos genuínos e nutritivos é fundamental, mas às vezes os juncos são maus companheiros e são fornecidos com qualquer coisa, geralmente algo que podemos ter na despensa como um pão cheio de chocolate. Portanto:


- Deve incluir alimentos ricos em nutrientes.


- O consumo de alimentos excessivamente calóricos ou ricos em gorduras saturadas e açúcares refinados deve ser moderado, o que pode ser prejudicial se tomado excessivamente, causando sobrepeso, obesidade, assim como outras patologias.


- Essa entrada no meio da tarde pode ser uma boa oportunidade para completar as rações diárias recomendadas de frutas, cereais e laticínios.


- Uma opção saudável pode ser uma combinação de alimentos representativos destes três grupos, por exemplo, um copo de leite acompanhado de uma fruta ou cereais, pão com chocolate e uma fruta.


- Nozes - nozes, amêndoas, avelãs ... - são extraordinários, desde que não sejam consumidos em excesso, pois são muito calóricos, mas também muito nutritivos.


- O iogurte ou um suco de laranja nunca deve estar faltando. O primeiro porque fornece proteínas de qualidade e cálcio necessários para desenvolver o esqueleto; e o suco, porque é uma fonte de vitaminas, especialmente C, conveniente para prevenir resfriados.


- Também é aconselhável alternar o suco com um copo de leite, que fornece as melhores proteínas, gordura e cálcio indispensável.


- É conveniente evitar pastelarias industriais, tanto quanto possível.


- No entanto, devemos ter em mente que nem todos os doces são prejudiciais e que qualquer pão pode ser tomado de vez em quando. O mais importante é controlar o tipo de gordura que o produto apresenta, gorduras vegetais hidrogenadas são piores do que aquelas que são feitas com óleo de milho ou sementes, e a quantidade de calorias que fornece.


Regras para uma boa merenda

 

- Não deve interferir negativamente no processo de digestão da refeição do meio-dia. Para isso você deve estar longe o suficiente e não ser levado muito tarde para evitar o jantar. É melhor gastar cerca de três horas entre o almoço e o lanche e entre o almoço e o jantar. Por exemplo, se você comer às 2:00 da tarde, fazer um lanche às 5:00 e jantar às 20:00.

 

- Devemos ter cuidado não só com o tipo de alimento a incluir, que já foi mencionado, mas a ração do mesmo. As quantidades a serem ingeridas não devem ser exorbitantes para evitar o excesso de calorias ou para cancelar a fome do jantar. No entanto, as quantidades a serem ingeridas dependerão das necessidades intrínsecas da pessoa e da atividade realizada.

 

Lanches, o melhor para recuperar a força

Apesar da crença popular de que os lanches engordam, a verdade é que eles fornecem uma grande quantidade de carboidratos que ajudam a evitar possíveis doenças cardiovasculares e diabetes.

O pão é um intensificador de sabor, uma rica fonte de energia e certamente ajuda os pequenos a suportar a atividade diária. Cada 100 gramas de pão contribui com cerca de 250 calorias, muito importantes para a recuperação da força da criança. É muito importante que o pão faça parte da dieta habitual da criança, uma vez que alguns estudos revelam que o excesso de peso e a obesidade estão relacionados a uma menor ingestão de pão e maior consumo de gordura.

 

A partir dos 2 anos de idade, uma criança pode tomar um par de fatias de pão em silêncio. De 3 anos a 5 anos, você pode perfeitamente fazer um sanduíche de cerca de 10 centímetros. No caso de almoço e lanche, com dois sanduíches de 5 centímetros será suficiente.

 

Um dos segredos de um sanduíche é o recheio que contém. Devemos sempre apresentar ingredientes saudáveis ​​e saudáveis, como presunto, queijo, etc. E tente esquecer de espalhar o pão com margarinas ou manteigas que proporcionam um excesso de gordura e que não são recomendadas se forem usadas continuamente. O que é aconselhável é levar, de tempos em tempos, sanduíches de chocolate, que todas as crianças adoram por seu sabor e fazem lanches mais fáceis e divertidos.

 

Algumas ideias para na merenda

Segunda-feira: sanduíche de queijo e uma maçã


Terça-feira: sanduíche de presunto e queijo, tangerina e iogurte


Quarta-feira: Sanduíche de chocolate com banana e copo de leite


Quinta-feira: tigela de cereais com nozes e iogurte natural


Sexta-feira: sanduíche de peru com iogurte bêbado e uma pêra

 

 

 

FONTES: Sociedade Espanhola de Dietética e Ciências Alimentares (SEDCA). Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição.

Edição: Irene García


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