Diretrizes Montessori para crianças

Diretrizes Montessori para crianças
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O método Montessori é caracterizado em primeiro lugar, fornecendo um ambiente preparado: ordem, estética, simplicidade e realidade são os principais fatores deste método. Onde, além disso, cada elemento tem sua razão para estar no desenvolvimento das crianças. Um ambiente preparado que oferece às crianças oportunidades de se engajar em trabalhos interessantes, livremente escolhidos e que levam a períodos prolongados de concentração que não devem ser interrompidos. A liberdade se desenvolve aqui dentro de limites claros que permitem que a criança viva na pequena sociedade da sala de aula.

Este modelo educacional é caracterizada por uma ênfase na atividade dirigida a criança e observação clínica pelo professor, que por sua vez tem a intenção de adaptar o ambiente de aprendizagem das crianças ao seu nível de desenvolvimento. O objetivo básico deste método é libertar o potencial de cada um para ser autodesarrollen em um ambiente estruturado. Montessori nasceu com a idéia de ajudar a criança a obter um desenvolvimento integral, a fim de alcançar um ponto máximo de suas capacidades físicas e espirituais.


Nesse método, as crianças trabalham com materiais concretos, projetados cientificamente, que oferecem oportunidades para explorar o mundo. A sala de aula Montessori integra as idades agrupados em períodos de três anos que promovem naturalmente socialização, respeito e solidariedade; e a própria educação Montessori cobrirá todos os períodos educacionais, desde o nascimento até a idade de dezoito anos. E os adultos, enquanto isso, vai ser um observador e um guia que vai ajudar e incentivar a criança em todos os seus empreendimentos. Ele permitirá que você aja, ame e pense por si mesmo, ajudando-o a desenvolver confiança e disciplina interior.

Entrevista a Isabel Leal, autora do livro

Entrevista a Isabel Leal, autora do livro "Meditação para Crianças"

"Se a criança não receber a devida atenção, em geral, quando adulta, tem dificuldade de amar seus semelhantes." (Dalai Lama). É assim que Isabel Leal, autora de vários livros sobre e para crianças, inicia a apresentação da sua página na Internet. O TodoPapas não podia perder a oportunidade de entrevistar esta escritora, professor e acima de tudo uma grande defensora de que, essencialmente, somos todos um Ser Espiritual. “Meditação para crianças” é o mais recente livro da autora que mostra que esta é a verdadeira disciplina para trazer paz aos mais novos. Como a própria diz “Deixe-se contagiar …”

Em suma, um ambiente Montessori é caracterizado por ser amplo e aberto, estético, simples e real. O ambiente é fornecido para crianças com prateleiras baixas e tamanhos diferentes de mesas e cadeiras, onde se sentarão individualmente ou em grupos. A sala de aula deve ser subdividida em áreas temáticas onde os materiais e bibliografia correspondentes serão expostos, permitindo-lhes uma grande liberdade de movimento. As crianças podem trabalhar em grupo ou individualmente, mas sempre respeitando seu próprio estilo e ritmo.


Cada criança usa o material que escolhe tirando-o da prateleira e devolvendo-o ao local para que possa ser usado por outras pessoas. Além disso, o ambiente promove a independência da criança no processo de exploração e aprendizagem. Liberdade e autodisciplina tornarão possível para cada criança encontrar atividades que respondam às suas necessidades em evolução.

 

Em casa com crianças


O método Montessori é também um método educacional e de aprendizagem que pais e mães podem aplicar em casa. O que eles devem fazer para seguir o Método Montessori?


- Observe a criança. É fundamental seguir os interesses do menor, pois, através do seu interesse, ele nos dirá o que ele realmente precisa desenvolver, ele nos diz exatamente o que ele precisa ou quer fazer. Ele aprenderá e aperfeiçoará isto. Se o pai ou a mãe der à criança o que ela precisa, essa criança poderá trabalhar.


- Confie nele. María Montessori, a criadora desse método educacional, foi quem realmente nos ensinou que as crianças tinham muito mais habilidades do que aquelas que lhes eram concedidas. É por isso que é importante que pais e mães comecem a confiar nas habilidades de seus filhos e lhes dêem, além disso, as oportunidades de desenvolvê-los.

 

- Dê-lhe liberdade. A criança deve ter liberdade, pois deve escolher o que fazer ou o que não fazer, e isso é fundamental, porque é a força interior da criança que o guia em seu desenvolvimento. Uma liberdade, sim, com limites impostos pelos pais que devem ser sempre claros, firmes e consistentes.


- Ofereça sua independência. Aqui, a primeira coisa que os adultos devem ter em mente é que a criança, mais cedo ou mais tarde, terá que aprender a fazer as coisas por conta própria, sem a ajuda de adultos. Ou seja, que pouco a pouco ele terá que agir sozinho de forma independente e independente.


- Deixe-lo relacionar-se com o meio ambiente. Por fim, os pais em casa devem deixar seu filho se relacionar com o ambiente, pois, além disso, como mencionado pela autora do método, Maria Montessori, a criança entre zero e seis anos de idade desenvolve-se em um ambiente que Maria Ele chamou de "Mente Absorvente", o que significa que durante todos esses anos ele absorverá tanto o que é bom quanto o que é ruim. Para isso, o ideal, portanto, será adaptar a casa ao tamanho da criança como vimos antes, para que ela possa ser o mais independente possível. Além disso, isso é algo que não pode ser feito apenas na escola. O ideal é começar com o seu quarto e introduzir um pequeno espaço para ele na cozinha, na sala de estar e também no banheiro. Tudo para a sua medida.

O método Montessori. De onde surgiu a ideia?


O método Montessori é um modelo educacional projetado pelo educador italiana Maria Montessori e XIX médica e início do século XX, que inicialmente trabalhou com crianças pobres em um bairro de Roma e crianças deficientes em um hospital.


Mais tarde tornou-se interessado em crianças marginalizadas na sociedade e viu o progresso foram alcançados graças à sua pedagogia para que ele entendeu que este método também pode ser aplicado para todas as crianças, ajudando-os à sua independência desenvolvimento pessoal, a liberdade com limites e também ao respeito na psicologia natural e no desenvolvimento físico e social da criança.


Seu livro chamado "O método Montessori", foi publicado em 1924. O que fez o autor já foi simplesmente basear seu método de trabalho da criança e colaboração com o adulto, com a escola um lugar onde a inteligência ea parte criança psíquica se desenvolve através de um trabalho livre com materiais educacionais especializados e não um lugar onde o professor transmite conhecimento. Hoje, o método Montessori já é aplicado em muitas salas de aula e em algumas residências.


Você quer tentar também?

 

 

Fontes:

"O Método Montessori" https://www.fundacionmontessori.org/metodo-montessori.htm

Em casa com seus filhos https://elmetodomontessori.com/

Redaçaoo: Ana Ruiz


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