Estimulação precoce para crianças de 4 anos

Estimulação precoce para crianças de 4 anos
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Com 4 anos, as crianças têm mais controle sobre seus músculos e são muito ativas, então passam o dia em movimento e começam a imitar os adultos. Suas emoções são mais profundas, embora geralmente durem pouco tempo. Eles gostam de brincar com outras crianças e começam a forjar amizades.

Durante este estágio, a criança é mais independente, quer fazer as coisas por si mesma, sente-se segura controlando sua própria força e segurança. Nós, como pais, devemos encorajar essa autonomia e independência para que nosso filho possa cuidar de si mesmo.

Para estimular as suas principais áreas de desenvolvimento, damos-lhe algumas ideias:

Para a área do motor grosso, quais são os grandes movimentos do corpo, como aqueles feitos com as pernas e braços:

 

- Incentive-o a andar, correr ou pular na perna coxa. Para isso você pode inventar jogos em que a regra é usar apenas um pé.

 

- Dê-lhe uma bola e ensine-o a jogar fora. De início, se necessário, você pode ajudar colocando um adulto atrás dele e guiando seus braços.

 

- Faça-o andar descalço na ponta dos pés e depois nos calcanhares.

 

- Você pode desenhar uma longa linha reta no chão e pedir para ela andar nela sem sair.

 

- Coloque a música para dançar juntos, com músicas com as quais você pode coordenar os movimentos do seu corpo com o que a letra diz.

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Como educar uma criança de 7 anos

Como educar uma criança de 7 anos

Aos 7 anos, as crianças estão no meio da infância, que varia de 6 a 8 anos. Com 7 anos, suas habilidades cognitivas evoluíram muito e já são capazes de entender o tempo, resolver problemas matemáticos simples ou estar mais conscientes dos sentimentos dos outros. Tudo isso faz com que seja um ano chave para implantar nele valores básicos e ensiná-lo a se comportar adequadamente em todas as áreas.

 

- Ensine-a a fazer a roda na cama.

 

- Ensine-o a pular corda, primeiro com os pés juntos e depois com apenas um.

 

Para a área do motor fino, que é sobre os movimentos precisos das mãos e dedos:

 

- Você pode brincar com ele para fazer esculturas e figuras de barro, plasticina ou massa de várias cores.

 

- Colete sementes de vários tipos e tamanhos e peça a ele para separá-las com os dedos.

 

- Incentive-o a construir coisas com objetos que você dá a ele, como cubos e paus, e, ao fazê-lo, peça a ele para falar sobre o que ele está fazendo. Faça-lhe perguntas que o ajudem a tomar decisões e pense assim: Por que você acha que ele cai? Por que você acha que isso fica fixo?

 

- Peça-lhe para passar a água de um copo para outro sem derramar.

 

- Incentive-o a desenhar, recortar fotos e fazer histórias para criar suas próprias histórias.

 

- Oferecer fotos com figuras para colorir e lápis de cera ou cera. Ensine-o a pintá-las sem deixar os contornos. Começa com formas geométricas simples de tamanho médio e aumenta gradualmente a complexidade do desenho.

 

Para o desenvolvimento da linguagem, que é a capacidade de se comunicar e falar:

 

- Incorpore os números aos jogos, como contar os brinquedos ou as coisas que eles guardam.

 

- Ajude-o a diferenciar entre a esquerda e a direita. Invente os jogos usando as palavras esquerda, direita, para cima e para baixo. Por exemplo, quando você diz "Direita" você deve mover o braço direito, quando você diz "Esquerda" você deve mover o braço esquerdo, se você disser "Para cima" você deve pular, se você disser "Abaixo" você deve se curvar; Você também pode adicionar novos movimentos e combiná-los.

 

- Não esqueça de falar com a criança e encorajá-lo a fazer isso com você; deixe-o contar como ele está na escola, sobre seus professores, seus amigos, sobre seu dia, etc.

 

- Ensine-lhe enigmas simples.

 

- Enquanto joga, incentive-o a classificar objetos e animais de acordo com suas diferentes características, como tamanho, cor e forma.

 

- Leia e incentive-o a criar ou inventar suas próprias histórias.

 

Na área socioafetiva, que é a capacidade de se relacionar com os outros, expressar sentimentos e emoções.

 

- Incentive-o a brincar com outros meninos e meninas e deixe-os inventar seus próprios jogos. Se houver conflitos, fale com eles e faça perguntas que os ajudem a resolvê-los pacificamente.

 

- Ensine a importância das regras ao brincar com mais crianças.

 

- Diga a ele o que você gosta dele e parabenize-o quando ele fizer algo certo.

 

- Ensine-a a dizer seu nome completo, sua idade e o nome de seus pais.

 

- Você também deve ensiná-lo a ir ao banheiro sozinho, tirar suas roupas, se limpar e puxar a corrente. Talvez no começo você tenha que ajudá-lo ou esquecer alguns dos passos, até que ele consiga sua completa autonomia.

 

 

 

Fonte:

- Exercícios de estimulação precoce. Pela Unicef. http://files.unicef.org/mexico/spanish/ejercicioestimulaciontemprana.pdf

Redação: Cristina Rodríguez



Fecha de actualización: 05-03-2019

Redacción: Irene García

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