A geração XD

A geração XD
Partillhar

Uma nova geração de crianças, entre os 8 e os 14 anos, com uma consciência digital foi retratada no maior estudo sobre jovens realizado na Europa. Estas crianças, que não conheceram um mundo sem internet, são designadas de Geração XD: os filhos digitais da Geração X.

O estudo realizado pela Disney teve como base as respostas a várias perguntas realizadas a 3 mil crianças de vários países: Espanha, Alemanha, Itália, França, Reino Unido e Polónia. Os resultados desmentem muitos dos mitos sobre a relação das crianças com a internet.

A diferença das gerações anteriores é que as crianças da geração XD, formada por crianças nascidas entre 1995 e 2001, encontraram as mais avançadas tecnologias e nunca conheceram a vida sem entretenimento digital, sem telefones móveis e sem redes sociais.

Victoria Hardy, directora de Investigação da Disney, afirma que “Estamos a entrar numa nova década e o estudo XD redefine a imagem popular das crianças de hoje e mostra como é que uma geração positiva e socialmente consciencializada utiliza a tecnologia que a rodeia para criar um impacto positivo na vida da comunidade”.

O estudo revela as seguintes tendências como consequências desta conectividade sem precedentes:

No te puedes perder ...

Natação para bebés, conheça todos os benefícios!

Natação para bebés, conheça todos os benefícios!

Até aos 4 anos as crianças não têm autonomia nem desenvolvimento para nadarem por si mesmas, mas é recomendável que se familiarizem com a água desde que nascem. Está demonstrado que os bebés desfrutam muita da água, ao mesmo tempo que é benéfico pelo facto de melhorarem a sua coordenação, o seu equilíbrio, a sua força muscular, relaxam, ganham apetite e dormem melhor … Toda uma série de vantagens que faz com que seja imprescindível que este Verão vá nadar com o seu filho, tenha a idade que tenha.

- Geração digital: completamente integrada na tecnologia, a Geração XD utiliza essa mesma tecnologia mais para reforçar que para começar a interacção social cara a cara.

- O contacto cara a cara é, todavia, a maneira preferida de falar com os amigos (30%), depois as mensagens de texto (15%), os chats (14%) e o telemóvel (8%). Cerca de 95% consideram que a internet e os computadores são importantes.

- 53% acreditam que a internet melhora as suas vidas, já que as ajuda a falar com os seus amigos fora da escola.

- 44% afirmam que a internet lhes facilita estar em contacto com os amigos.

- Os trabalhos de casa, com cerca de 59%, conseguem o segundo lugar atrás dos jogos (74%) entre os usos mais comuns da internet.

- Mini-empreendedores. Apesar da crise, que em parte se deve à cultura do crédito e do débito da Geração X anterior a esta, as crianças da Geração XD estão a estabelecer bons hábitos financeiros.

- Cerca de 70% poupam em vez de gastar o dinheiro que têm imediatamente.

- 64% das crianças XD preferem trabalhar por sua conta do que fazê-lo para outros, isto quando crescerem.

 

- Uma geração com aspirações. Apesar da cultura de famosos, que cresceu muito, as crianças XD possuem fortes valores familiares e preferem aspirar a trabalhos tradicionais do que perseguirem a fama:

- As cinco profissões preferidas para o futuro são: veterinário, professor, futebolista, médico e polícia.

- Em cada país em que o estudo foi realizado, a pessoa que as crianças mais admiram é a mãe (43%). O segundo lugar vai para o pai (30%).

- Eco-adolescentes – A Geração XD assegura que cuidar do meio ambiente é muito importante.

- Cerca de 97% das crianças XD acreditam que é importante cuidar do planeta e 74% reciclam regularmente.

Tom Dunmore, consultor de Stuff, afirma que “ Tal e qual como as crianças da Geração X, que se adaptaram a todas as modas, espera-se que os membros da Geração XD saibam como a internet os pode ajudar. Embora o nosso principal interesse seja ver como é que eles se estão a adaptar a tanta tecnologia avançada, também nos interessa saber como é que vêem os próprios valores familiares. Enquanto o David Beckham consegue, inevitavelmente, uma mansão, a fama, a popularidade e a família é secundária, as crianças desta geração aspiram a ser veterinárias e professores antes de serem famosos – o que é surpreendente. Com efeito, a Geração XD está remodelando a definição tradicional dos jovens que conhecemos”.

Victoria Hardy acha que “As crianças da Geração XD têm uma vincada compreensão das questões socioeconómicas, profundos valores familiares e estão a mostrar padrões de conduta que terão um grande impacto no futuro. Como líder mundial em entretenimento familiar, a Disney fez uma grande inversão para continuar a compreender as suas audiências, produzindo um conteúdo que vá de encontro às suas aspirações e que esteja disponível quando e onde as crianças quiserem no seu universo digital, algo que é fundamental para a Disney XD”.

 

 

 

 

 

FONTE: Estúdio da Disney “Geração XD”.


 



Fecha de actualización: 15-01-2010

Redacción: Irene García

TodoPapás es una web de divulgación e información. Como tal, todos los artículos son redactados y revisados concienzudamente pero es posible que puedan contener algún error o que no recojan todos los enfoques sobre una materia. Por ello, la web no sustituye una opinión o prescripción médica. Ante cualquier duda sobre tu salud o la de tu familia es recomendable acudir a una consulta médica para que pueda evaluar la situación en particular y, eventualmente, prescribir el tratamiento que sea preciso. Señalar a todos los efectos legales que la información recogida en la web podría ser incompleta, errónea o incorrecta, y en ningún caso supone ninguna relación contractual ni de ninguna índole.

×


×
×
×
*/?>