Características das crianças com altas capacidades

Segundo a OMS, uma criança tem altas capacidades quando o seu QI é superior a 130, mas as altas capacidades não só se referem à um QI elevado, também têm em conta outras capacidades como a criatividade, potencial de aprendizagem, etc.
Índice
- O que significa ter altas capacidades?
- Será que o meu filho tem altas capacidades?
- Possíveis dificuldades destas crianças
O que significa ter altas capacidades?
Até alguns anos atrás, as crianças com um QI superior a 130 eram consideradas superdotadas. Mas há alguns anos esta classificação foi alterada para crianças com altas capacidades, a fim de ter em conta não só o QI, mas também outras capacidades que estas crianças têm.
Assim, num documento do Governo Basco de Espanha, este tipo de estudantes é definido como "um grupo amplo e heterogéneo de estudantes que apresentam uma inteligência geral acima da média, altos níveis de criatividade, bom potencial de aprendizagem, bom ou mau desempenho académico e geralmente com uma clara motivação para a aprendizagem e/ou os seus interesses. Além disso, podem mostrar a sua criatividade na expressão do pensamento, na facilidade de aplicar o conhecimento, na originalidade, na imaginação e fantasia na utilização de materiais comuns, e na capacidade de auto-aprendizagem".
Será que o meu filho tem altas capacidades?
São várias as características comuns nestas crianças (embora cada criança seja diferente):
- Aprendizagem rápida
- Alta energia vital
- Alerta incomum desde a infância
- Boa memória e retenção
- Vocabulário muito grande e complexo para a sua idade
- Compreensão avançada de metáforas e ideias abstractas
- Pensamento complexo, lógico e intuitivo
- Com preocupações das pessoas adultas
- Idealismo e sentido de justiça
- Gostam de problemas numéricos e puzzles
- Parcialmente autodidactas
- Muito sensíveis e intensos a nível emocional
- Preocupados desde a infância com questões sociais e políticas
- Prestam atenção durante mais tempo
- Sonham acordados
- Impacientes com a lentidão dos outros
- Curiosos, querem ir além do que lhes é ensinado
- Muitos interesses diferentes
- Interesse em experimentar
- Sentido de humor aguçado e fino
- Altamente críticos de si mesmos
- Desenvolvem actividades originais e pouco comuns
Em suma, são crianças com uma inteligência acima da média, um elevado nível de talento criativo e de motivação e empenho nas tarefas.
Se se suspeitar que uma criança tem capacidades elevadas, um psicólogo deve fazer uma avaliação personalizada para lhe dar a atenção necessária, caso seja confirmada.
Possíveis dificuldades destas crianças
Estas crianças têm necessidades especiais e se não forem identificadas a tempo e forem promovidas, isto pode levar a uma deterioração do seu desenvolvimento e a uma diminuição da sua felicidade. Se não receberem o estímulo intelectual de que necessitam, pode causar-lhes numerosos problemas: ansiedade, nervosismo, depressão, sensação de solidão, etc. Podem até obter más notas na escola e repetir o ano, apesar da sua inteligência.
É claro que também não devem ser excessivamente estimulados. Devem ser-lhes oferecidas actividades alternativas que cubram os seus interesses, programas de apoio, extensão de conteúdos... A coordenação entre a família e a escola é muito importante. Não é necessário levá-lo a um centro para crianças com altas capacidades, apenas será necessário canalizar a sua motivação e desejo de aprender. E, se precissar, dirigir-se a um psicólogo ou pedagogo especializado neste tipo de crianças.
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