Desenvolvimento infantil: jogos a partir dos três anos

Desenvolvimento infantil: jogos a partir dos três anos
Partillhar

A partir dos 3 anos o seu filho vai deixando de ser um bebé e pode parecer mais pacífico que nos meses anteriores. Torna-se muito mais independente e desfruta da companhia de outras crianças. A transição das brincadeiras paralelas às colectivas vai produzindo-se a pouco e pouco, embora ainda precise da sua ajuda para controlar os seus sentimentos quando surge algum desacordo com um colega de brincadeira.

A maior alteração que irá notar durante este ano será a supremacia da imaginação e inventiva nas brincadeiras do seu filho. O seu cérebro desenvolveu-se até à etapa na qual possui a capacidade de assimilar mais de uma perspectiva ou ponto de vista o que significa que as brincadeiras colectivas com outras pessoas irão tornar-se muito mais simples.

Outras características das brincadeiras a partir dos 3 anos:

- O jogo simbólico ou de agir aumenta, já não precisa de um carro de verdade para acreditar que está num automóvel.

- Durante esta etapa não deve obrigar a criança a ver a realidade. É uma fase mágica na qual as histórias ganham vida e os personagens dos desenhos animados existem.

- Também é fase dos medos e dos pesadelos, que a crianças acabam por enfrentar inventado um amigo imaginário.

- A lógica infantil também funciona de forma diferente. Por exemplo, pois tentam sempre dificultar o jogo para que dure mais e não para que seja mais fácil de ganhar.

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Desenvolvimento infantil: jogos a partir dos três anos

Desenvolvimento infantil: jogos a partir dos três anos

A partir dos 3 anos o seu filho vai deixando de ser um bebé e pode parecer mais pacífico que nos meses anteriores. Torna-se muito mais independente e desfruta da companhia de outras crianças. A transição das brincadeiras paralelas às colectivas vai produzindo-se a pouco e pouco, embora ainda precise da sua ajuda para controlar os seus sentimentos quando surge algum desacordo com um colega de brincadeira.

São iguais!

Para realizar este jogo precisamos de cartões com imagens conhecidas pela criança e todas devem estar repetidas. Pode fazer ou comprar já feito. Sobre a mesa coloque os cartões para que o seu filho possa ver e mencionar as imagens que vê. Depois dê-lhe uma para que observe e coloque em cima da que é igual. Quando dominar o jogo de procurar e colocar em cima as imagens iguais já pode jogar com outras crianças, respeitando a vez de cada um.

Jogo de luzes

Com o quarto escurecido, ligue duas lanternas e incentive a criança a investigar o que está dentro do armário, debaixo da cama, dentro da caixa dos brinquedos, etc. Invente que há algo misterioso pra procurar e depois aponte a luz para o tecto ou para o chão... Aproxime a lanterna da parede e a luz irá parecer mais pequena, se afastar a luz irá tornar-se cada vez maior.

Com este jogo a criança realiza seguimentos visuais em todas as direcções necessárias para a correcta aquisição da leitura, sente-se segura descobrindo na descoberta e percebe que não existe problema nenhum se o quarto estiver escurecido.

Senhor Caracol

No chão desenhe um trajecto em forma de caracol ou espiral. Peça ao seu filho que percorra o trajecto, ao inicio lentamente e à medida que vá adquirindo coordenação e destreza com mais rapidez.

Quando terminar peça-lhe que represente com o seu corpo um caracol (não se esqueça que cada criança irá fazê-lo à sua maneira).

O tapete mágico

Para realizar este jogo precisa de uma manta resistente e um espaço grande e sem objectos à volta. Deixe que a criança se familiarize com a manta, é provável que se esconda, que a enrole à sua volta, que sirva de capa e que a partir dai invente as suas próprias histórias de acordo com a personagem que escolheu ser por um bocado.

Quando achar conveniente, proponha-lhe que se sente em cima da manta para dar um grande passeio. Poderá transportá-lo para a frente e depois para trás, dar voltas completas e balançar. Se existirem mais crianças em casa proponha-lhes este jogo e verá que se irão divertir ao serem transportados e criando as suas próprias histórias. Também podem usar os seus bonecos ou peluches.

Balões bailarinos

Arranje alguns balões e surpreenda o seu filho com esta brincadeira. Encha os balões, sem que a criança veja, e envolva-os num lençol. Convide o seu filho para brincar a um jogo surpresa. Pode dizer-lhe "Adivinha, adivinha o que tenho aqui por baixo?". As crianças irão adorar descobrir. Se o seu filho lhe dá opções e não acerta pode dar-lhe pistas.

Quando descobrir, tire os balões e deixe que brinque com eles. Depois volte a pegar no lençol, peça ao seu filho para colocar todos os balões em cima dele porque vão fazê-los dançar. Um vez recolhidos todos os balões, cada um agarra numa ponta do lençol e começam a abaná-lo suavemente de um lado para o outro tentando que os balões não caiam no chão. Passados alguns segundos, conte até três e nesse momento empurre o lençol com força para cima para que os balões voltem para o ar e caiam no chão. Verá que a criança ficará muito contente de ver os balões a "voar".

Colar

Precisa de cola batom, bocados de papel, lápis, pedras pequenas, chocolate e uma cartolina grande. Coloque um plástico no chão e sobre este a cartolina. Depois mostre os materiais ao seu filho, deixe que observe e toque nos mesmos. Deixe que desenhe na cartolina com os lápis. Depois coloquem cola e, por cima, os bocados de papel ou as pedras. Esta brincadeira deixa aberta a porta para a criatividade, tanto da criança como dos pais. Deixe que seja a criança a decidir o que quer utilizar.

Voltar para a cama

Voltar para a cama depois dos jogos é muito positivo para as crianças, assim recuperarão a respiração e o ritmo cardíaco acabando por relaxar. Para isso podem fazer um jogo de relaxamento muito simples. Coloque-se de pé em frente ao seu filho e, com uma voz bem calma e olhar bem tranquilo, diga à criança para imaginar que é um balão quês e enche e torna cada vez maior. Nesse momento inspirando e expandindo o corpo. De repente o balão rebenta e será neste momento que devem expulsar o ar e deixar cair o tronco para a frente. Com a prática, ambos irão encontrar o melhor ritmo para fazê-lo.

 

 

 


FONTE: Todo un mundo de sorpresas de Elizabeth Fodor, Montserrat Morán e Andrea Moleres.

 


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