As crianças e o desporto

As crianças e o desporto
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Quando adultos pensam em esportes, nos imaginamos suando em uma academia cheia de máquinas. Mas para as crianças, exercitar significa brincar e ser fisicamente ativo. Eles praticam esportes simplesmente brincando no playground da escola, correndo atrás de seus colegas ou andando de bicicleta. O exercício ajuda as crianças a desenvolverem-se física e mentalmente, a serem saudáveis e a interagir de forma saudável com outros parceiros.

A prática de uma atividade física faz parte da vida das crianças, como comida ou sono. Os músculos desenvolvem funcionamento e sem atividade esportiva o coração se fatigou muito mais rápido. No entanto, muitos pais têm dúvidas sobre qual esporte para incutir seus filhos ou que idade deve ser o melhor para começar e ainda mais se eles querem que seu filho seja uma estrela na quadra.

Benefícios do esporte em crianças

- Fortalece músculos e ossos

- Previne a obesidade

- Previne o risco de doenças como diabetes

- Pode corrigir possíveis defeitos físicos

- Ensina a seguir regras

 Ajudar a se relacionar com os outros

 Ajude a coordenar seus movimentos

- Ajudar a entrar na sociedade, tornando-a mais colaborativa e menos individual

- Potenciar a criação e regularização de hábitosEstimula a higiene e a saúde

-  Eles dormem melhor e são capazes de enfrentar melhor os pequenos desafios da vida cotidiana

Os benefícios na prática de um esporte são inumeráveis, mas acima de tudo a criança deve se divertir com ela.

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Pensar, também se ensina às crianças!

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Para as crianças se desenvolverem como seres humanos é fundamental que aprendam a pensar. Na era da tecnologia e da imagem em que vivemos são muitos os estímulos recebidos que promovem uma atitude intelectual passiva nos mais pequenos. Dessa forma as crianças não se habituam a reflectir.

Precauções
Apesar dos benefícios obtidos com a atividade física durante a infância, algumas precauções devem ser levadas em consideração, uma vez que quando os limites máximos permitidos com posturas incorretas ou cargas excessivas são excedidos, efeitos negativos podem ocorrer. Por essa razão, é muito importante que os esportes das crianças sejam supervisionados e ministrados por educadores especializados, capazes de adaptar a atividade física de acordo com a idade e a condição física da criança, evitando que seus efeitos possam influenciar negativamente o desenvolvimento da criança.

 

Quais os critérios que uma criança deve seguir para escolher um esporte?
A motivação deve ditar a escolha de uma atividade esportiva. O principal é que a criança gosta desse esporte. Os pais podem encorajá-lo a praticá-lo, mas nunca forçá-lo. É normal que uma criança seja atingida por um determinado esporte influenciado por seus amigos ou pela mídia. Que criança não quer ser um piloto de Fórmula 1 ou ciclista todos os verões da turnê ou jogador de futebol na final da Liga dos Campeões?

 

Devemos, portanto, atender aos gostos da criança, mas sempre tentando levar em conta outros critérios de escolha. A proximidade de instalações ou centros esportivos é uma condição para que a criança pratique um esporte com frequência. O caráter da criança é outro fator importante; Se uma criança é tímida, por exemplo, ela deve ser orientada para esportes coletivos, como o basquete, onde não é necessário estar sozinho em um tribunal. Crianças agressivas são aconselhadas a combater esportes como o judô, que lhes permite lutar e canalizar sua energia através de um jogo com regras.

 

Existem esportes particularmente adaptados a cada idade da criança?
Todos os esportes são bons, independentemente da idade. O único contraindicado é o fisiculturismo, pois pode danificar as cartilagens, em plena fase de desenvolvimento. Do Conselho Geral das Associações de Licenciados em Educação Física, José Alfonso Rodriguez, vice-presidente do Colégio de Madrid, insiste que "não devemos falar de desporto em si quando se refere a crianças até aos 6 anos, mas as atividades em que o pequena desenvolver toda a sua mobilidade muscular: correr, saltar, equilibrar, desportos aquáticos ... mas sempre de uma forma lúdica e adaptado e nunca como uma competição desportiva ".

 

Sim aconselha, no entanto, fazer uma "Quanto mais cedo melhor, mas variado e brincalhão, adaptado à morfologia e fisiologia da criança" atividade física.
Enquanto há esportes em que uma criança pode começar mais cedo, esqui, ginástica ou natação são mais fáceis para uma criança pequena, mas cada um tem características que lhe conferem algumas vantagens sobre outros.

Qual esporte é bom para cada idade?


Basquete e futebol
São esportes coletivos que desenvolvem velocidade, resistência, coordenação de movimentos, regras, respeito pelo adversário e trabalho em equipe. Recomenda-se começar depois de 5 anos (baby-basket, baby-futebol)

Natação

Geralmente é o esporte mais adequado para crianças muito jovens. Enquanto a criança não tiver idade suficiente para desempenhar outras atividades, a água é muito acessível, pois não dói, mantém seu peso e pode mover-se sozinha, mesmo se não estiver em solo firme. Noemí Suriol, consciente do perigo que representa o ambiente aquático, tenta inculcar a importância de "a criança aprender a comportar-se diante desse meio, reconhecer seus limites e desenvolver o senso de prudência". Mas lista os benefícios dessa atividade: "Os bebês desenvolvem toda a sua psicomotricidade na água. Aqui ele aumenta seu equilíbrio, seus reflexos e sua autoconfiança é enriquecida ". Quanto à idade ideal para a natação, qualifica: "Nadar, sabendo nadar com estilos, pode começar aos 4 anos de idade. Antes que eles possam aprender a se mover e se comportar na frente do ambiente ".

 

Ciclismo
É ideal para desenvolver a resistência cardiovascular da criança e fortalecer os músculos e articulações dos membros inferiores. É de 4 ou 5 anos quando as crianças aprendem a andar de bicicleta, e embora você não possa se inscrever para uma escola até mais tarde, você pode começar suas primeiras viagens.

 

Passeios a cavalo

Permite adquirir um bom equilíbrio, flexibilidade e bom suporte vertebral. Favorece a aprendizagem de responsabilidades e permite que você descubra a natureza através do contato com o animal. A iniciação à equitação pode começar com pôneis de 3 ou 4 anos.

 

Esqui ou snowboard
São esportes que favorecem o equilíbrio, a aquisição de reflexos, o senso de orientação etc. Eles desenvolvem resistência e fazem o coração e o sistema respiratório funcionarem. Eles favorecem o contato com a natureza, o companheirismo e os filhos "decolam" da família, quando começam suas primeiras viagens sem os pais. Eles podem começar em 2 ou 3 anos.

 

Judô e karatê
São esportes de combate, que desenvolvem força, flexibilidade e equilíbrio. Eles permitem que crianças hiperativas canalizem sua energia e agressividade. Ensina-os a se defender, por isso lhes dá confiança e segurança. Favorece a disciplina e o respeito pelo adversário. Pode começar a ser praticado após 5 anos, no âmbito de uma prática lúdica.

 

Ginástica

Tem várias disciplinas (rítmica, acrobática, artística, aeróbica ...). É um esporte muito completo que permite um desenvolvimento harmonioso de todo o corpo. Recomenda-se iniciar o treinamento após 3 anos, contanto que os pais sejam informados de que essas aulas não são de ginástica específica, se não de aulas de psicomotricidade, onde exercem mais habilidades de coordenação de forma lúdica.

 

Ténis
Desenvolver coordenação, resistência, velocidade. Aguça os reflexos e melhora a concentração. Você pode começar a reunir a partir de 5 anos em quadras de dimensões adaptadas para crianças pequenas.

 

Danza
Existem diferentes tipos e disciplinas. É um dos esportes mais completos em que exercita todo o corpo harmoniosamente. Desenvolver flexibilidade, senso de ritmo, coordenação de movimentos, etc. Instila disciplina e autocontrole. Eles podem começar aos 3 ou 4 anos de idade.

 

 

 

 

 

Fontes: José Alfonso Rodríguez, vice-presidente da COLEF Madrid; Gerardo Ruiz Morales, Secretário COLEF Madrid; Juan Barberá, diretor da Escola de Ginástica de Madri; Raquel Cebrián, educadora infantil e monitora de Frikiclub; Noemí Suriol, fisioterapeuta e diretora do Método Lenoarmi; Conselho Superior de Esportes. www.danipedrosa.com, www.fernandoalonso.com
Redacción: Lola García-Amado



Fecha de actualización: 27-06-2006

Redacción: Irene García

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