Dieta para a pré-eclâmpsia

Dieta para a pré-eclâmpsia
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A pré-eclâmpsia é un dos transtornos da gestação que afeta cerca de 15% das grávidas, caracterizado pelo aumento da pressão sanguínea que, se não for controlada devidamente, representa um sério risco para o bebé que pode variar de parto prematuro  até a morte fetal.

Como em qualquer gravidez, uma boa alimentação pré-natal cheio de vitaminas, antioxidantes, minerais e grupos alimentares básicos é importante. É também essencial diminuir os alimentos processados, açúcares refinados e suspender cafeína, álcool e qualquer remédio não prescrito pelo médico.

Além disso, se você detectar pré-eclâmpsia, você deverá ter  um controle extra sobre sua dieta, especialmente beber muita água e minimizar a quantidade de refeições de sal , uma vez que o sal aumenta a tensão. No entanto, não eliminá-lo completamente de sua dieta porque o sal a grávida necessita do sal para manter o fluxo de fluidos de seu corpo.

Segundo um estudo recente publicado pela revista American Journal of Hypertension, a fibra também ajuda no controle da tensão. Aumentar a quantidade de fibra na alimentação durante os primeiros meses de gravidez reduz o risco de desenvolvimento de pré-eclâmpsia nos meses seguintes.

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Os sistemas digestivo, circulatório e respiratório do bebé estão a amadurecer e a preparar-se para a vida fora do útero. Esta semana é muito frequente que se sinta mais inchada devido à retenção de líquidos e ao aumento do volume de sangue. Se o inchaço é severo vá ao médico, pois pode um sintoma de pré-eclâmpsia.

Outro estudo do Centro Médico Sueco de Seattle, nos Estados Unidos, revela que incrementar a ingestão de fibra uns 5 gramas por dia - o equivalente , por exemplo, duas fatias de pão- antes e durante os primeirs meses de gestação pode diminuir cerca de 14% a possibilidade de padecer desta doença.

Os alimentos ricos em fibras podem ser encontrados em cereais, leguminosas e frutas e verduras como espinafre , acelga , cenoura, kiwi , pêra, maçã e damasco.

Além disso, omega -3 , especialmente ácidos graxos EPA e DHA ajudará a levar uma dieta e controle da pressão arterial saudável.

 



Fecha de actualización: 20-04-2015

Redacción: Irene García

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