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Dieta para perder peso depois do parto e da amamentação!

Dieta para perder peso depois do parto e da amamentação!

Um dos primeiros objectivos de muitas mulheres depois de darem à luz é recuperar a figura que tinham antes dos nove meses de gravidez. No entanto, é fundamental esperar até finalizar o período de amamentação para iniciar um regime, já que enquanto está a amamentar o seu corpo precisa de mais energia, umas 500 calorias extra, para fabricar leite adequadamente.

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Normalmente para recuperar o peso habitual que se tinha antes da gravidez são precisos 6 meses, isto seguindo um regime suave. Para isto intervêm diferentes factores que, segundo as características de cada mulher, podem alargar ou encurtar o período de dieta. Por exemplo, as mamãs mais jovens recuperam o seu peso com mais facilidade assim como as que engordaram menos durante a gravidez.

Conselhos para recuperar o teu peso

- Limite a maioria dos alimentos ricos em gordura, sobretudo os que têm gorduras saturadas, como as carnes vermelhas e as gorduras que juntamos aos alimentos (óleo, azeite, molhos, margarinas, etc.).

- Evite também os alimentos açucarados e os açúcares simples: caramelos, açúcar branco, guloseimas, chocolate, bolos industriais …

- Evite os alimentos pré-cozinhados e a comida rápida.

- Evite ou modere as bebidas alcoólicas e os hidratos de carbono, os frutos secos e o sal em excesso.

- Não salte nenhuma refeição e beba cerca de 2 litros de água por dia, isto entre horas e às refeições.

- Faça exercício físico para fortalecer os músculos e evitar a flacidez, isto sempre depois de consultar o seu médico.

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Fome e desejos saudáveis durante a gravidez

Fome e desejos saudáveis durante a gravidez

Sim, é possível!

A principal regra de alimentação durante a gravidez não é mais do que seguir uma dieta equilibrada. Isto significa que deve incluir no seu menu diário uma grande quantidade de frutas e verduras, hidratos de carbono, fibra, proteínas e muitos líquidos. No entanto, nem tudo é assim tão simples, especialmente com as hormonas prontas a fazer das suas ao menor descuido e com os comuns desejos de uma gravida que fazem com que nunca esteja na completa e perfeita pirâmide nutricional.

Y tambien:

-Utilize cremes reafirmantes diariamente para ajudar a sua pele a recuperar.

Dieta tipo

Para o pequeno-almoço …

- Um sumo de fruta natural (laranja preferencialmente) ou uma peça de fruta.

- Um copo de leite magro apenas com café ou um iogurte magro.

- Uma torrada de pão integral ou um pouco de cereais integrais não açucarados.

A meio da manhã …

- Um copo de leite magro, um chá ou um iogurte magro.

- Uma peça de fruta ou uma fatia de pão integral.

Para o almoço …

Em todas as refeições pode comer uma fatia de pão integral e para a sobremesa pode optar entre um chá digestivo ou apenas um café.

Dos pratos que apresentamos pode escolher um primeiro e um segundo, excepto nos dias que preferir um prato único.

Primeiros

- Salada verde com uma colher de azeite e com um pouco de vinagre.

- Alcachofras fervidas.

- Verduras variadas.

- Cogumelos cozinhados no mínimo de azeite.

- Molho caseiro para verduras, mas sem gorduras.

Segundos

- Peixe no forno.

- Filetes grelhadas.

- Batatas no forno com pimento e cebola.

- Meio frango assado sem pele.

- Salmão grelhado.

Pratos únicos

Pode-se colocar como guarnição num prato de salada

- Lentilhas com cenouras, cebola e alho, tudo cozinhado no mínimo de gordura.

- Paella, preferencialmente com arroz integral.

- Massa, de preferência integral e acompanhada com molho de tomate natural.

Para o lanche …

Pode escolher uma das seguintes opções:

- Uma fatia de pão integral com queijo magro.

- Uma ou duas peças de fruta.

- Um sumo de tomate.

- Um iogurte com cereais integrais.

Para o jantar …

Tal como no almoço, para a ceia também pode escolher um primeiro e um segundo prato e, para além disso, como uma fatia de pão integral.

Primeiros

- Gaspacho

- Sopa ou caldo caseiro sem gorduras.

- Verduras cozidas.

- Salada de tomate.

Segundos

- Lulas grelhadas.

- Bifes de frango grelhados.

- Peixe branco grelhado.

- Frango ou peixe no forno com o mínimo de gordura.

- Queijo fresco magro.


Fecha de actualización: 10-03-2006

Redacción: Irene García

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