Lanches e enjôos saudáveis durante a gravidez

Lanches e enjôos saudáveis durante a gravidez
Partillhar

A regra principal sobre a alimentação durante a gravidez é seguir um dieta equilibrada. Isso significa incluir no seu cardápio frutas e verduras, carboidratos, fibras, proteínas e muito líquido.

No entanto nem sempre é tão simples, especialmente com os hormônios ameaçando o sua dieta saudável com enjôos a alguns alimentos.

Os alimentos trash costumam ser ricos em gorduras, calorias e açúcar e pobres nos benefícios nutricionais da comida saudável.  Sabemos o quanto é difícil resistir a um nacho com queijo ou ao donuts que te olha na vitrine  da padaria, mas te aconselhamos a conter os seus impulsos  e controle seus desejos. Opte pela maça que você colocou na sua bolsa antes de sair de casa e seu organimos e seu bebé te agradecerão.

Uma boa alimentação e hábitos saudáveis começam no super mercado.  É onde você toma a primeira decisão e a mais importante.  Certifique-se que você leva no carrinho alimentos saudáveis, pois assim quando assaltar a geladeira será mais difícil cair em tentação.

 

Esses lanches  podem ser também uma forma de garantir que você consuma uma boa variedade de alimentos. Não somente matam a fome, como também te darão a você e seu bebé a energia e nutrientes necessárias. Mas lembre-se, não se trata de comer por dois, mas sim comer uma variedade de alimentos para manter você e seu filho o mais saudável possível.

No entanto sabemos que quando está grávida é mais difícil manter uma dieta sempre rica em nutrientes e alimento saúdáveis por causa das báuseas, vômitos, azias, etc, que te impedem de comer tudo que você quer ou deveria comer.  Por isso é mais fácil comer pequenas porções de alimentos ou lanches ao invés de três refeiçoes copiosas.  Sua dieta pode ajudar a minimizar os efeitos da gravidez.

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Petiscar, recomendado

Várias pesquisas demonstraram que beliscar entre as refeições, ou fazer de 4 a 5 refeições ao dia, é mais benéfico que fazer de 2 a 3 refeições habituais.  Claro que   estamos  falando os aperitivos saudáveis e não a um saco de batatas fritas com refrigerante de meio litro. Os lanches ou  a ingestão de várias refeições ao longo do dia é uma excelente solução para as gestantes,  especialmente se sofrem de enjôos ou nauseas em algum momento do dia.  Além disso, é uma ótima maneira de obter energia extra que seu corpo irá demandar durante o segundo e terceiro trimestre.

Assim, com a ciência do nosso lado, tudo é uma questão de optar por snacks saudáveis e deixar a comida trash de lado.

A seguir te mostramos algumas sugestões para matar a sua fome sem que prejudique sua saúde e sua forma

- Corte frutas e verduras e guarda na geladeira: será mais fácil  se já tem o pestisco preparado. Leve sempre uma fruta na sua bolsa. Coma sempre que tiver fome. Evitará a tentação dos alimentos proibidos

- As uvas passas, os damascos secos, os morangos ou blackberry desidratadis são saudáveis guloseimas para beliscar e levar sempre contigo. Contém vitaminas e fibras.

- Prove molhar palitos de cenouras ou aipo no molho de iogurte ou queijo cremoso enquanto assiste a um filme domingo

- Tenha a mão  nozes, avelã, amêndoas, etc. Não precisam de preparação e nem de refrigeração e são ótimas fontes de proteínas.

- Invista nos cereais em todas as suas variedades: com leite, forma de barras energéticas, misturados com iorgurte, queijo fresco, pão, torrada, biscoitos, etc

- Batatas fritas no forno são uma ótima maneira de consumir batatas fritas. Se você deixa a pele, terá uma ótima fonte de ferro. Uma vezassadas molhe em um molho natural.

- Misture com iogurte desnatado ou queijo fresco com pedaços de frutas, cereais ou frutos secos.

- Já provou os bolos de arroz ou milho? São ótimos para saciar a fome e tem baixa calorias.

- Prepare espetos de tomate cereja com mussarela ou  diferentes pedaços de frutas ou queijo com maça e mangas em cubos. Deixe tudo preparado na geladeira para quando tiver fome.

- Opte por sanduiches caseiros elaborados com pão integral, peito de peru, frango, alface, tomate, maça e as verduras que você preferir

- Faça vitaminas de frutas naturais. Experimente essa receita simples: 1 iogurte, 1 copo de suco, um oedaço de fruta que você goste. Bate até obter uma consistência cremosa.

- Coma uma pozza ou um sorvete de vez em quando. Afinal, você está grávida !

 

 

 


 


Redação: Lola García-Amado
Fontes: Europa Press. British Journal of Nutrition

 



Fecha de actualización: 24-03-2015

Redacción: Irene García

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