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Posso comer patê durante a gravidez?

Posso comer patê durante a gravidez?

Durante a gravidez, devem ser colocadas certas restrições a certos alimentos a fim de evitar infecções na mãe ou no feto. No caso do paté, deve eliminar o paté caseiro ou refrigerado da sua dieta e optar pelo paté com o rótulo UHT.

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Índice

 

Que tipos de patê posso comer?

O patê pode ser consumido em pequenas quantidades e desde que tenha sido processado para a sua conservação ou tenha sido submetido a um processo de temperatura ultra-alta, ou seja, podem comer-se os patês mas são excluídos os patés ou naturais que não tenham sido cozinhados.

Os patês não pasteurizados podem transmitir a listeriose, uma infecção médica contraída pela ingestão de alimentos que contêm a bactéria listeria monocytogenes. A listeria é eliminada após a pasteurização ou tratamentos térmicos semelhantes, pois pode sobreviver à refrigeração (menos de 3ºC) e é ligeiramente mais resistente ao calor do que outras bactérias, pois pode continuar a crescer a 45º ou 50ºC.

As mulheres grávidas e recém-nascidos estão em risco porque são muito susceptíveis à listeriose. Esta bactéria pode ter efeitos muito graves sobre a saúde do feto já que pode atravessar a placenta e infectar o líquido amniótico. Nos casos mais graves, pode causar abortos espontâneos.

Portanto, ao escolher um paté, leia cuidadosamente o rótulo e certifique-se de que diz UHT ou congele-o a -20°C durante pelo menos 48 horas antes do consumo.

 

Perigos do patê de fígado

Por outro lado, o fígado, principal ingrediente do patê ou foie gras, tem um elevado teor de vitamina A e um excesso desta vitamina pode ser tóxica e prejudicial para a saúde do feto. Pode causar malformações fetais, anomalias cardíacas, alterações no sistema nervoso e no timo (órgão do sistema endócrino). Embora seja difícil sofrer de hipervitaminose, é sempre necessário ter cuidado nas refeições.

Por conseguinte, é necessário evitar os patês refrigerados, porque a listeria pode sobreviver a baixas temperaturas, e optar por patês esterilizadas ou enlatados que ostentem o rótulo UHT (processo térmico para eliminar microrganismos). É também aconselhável substituir os patês de fígado por outros que não tenham este alimento para evitar os efeitos nocivos de um excesso de ingestão de vitamina A. 

 

Benefícios do patê

Os patês podem fornecer nutrientes essenciais para a saúde, tais como vitamina A, B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12, C, D, E, K, sódio, proteínas, cálcio, fibras, zinco, potássio, iodo, fósforo, calorias e hidratos de carbono, embora seja verdade que não o fazem em grandes quantidades, uma vez que normalmente não tomamos muito patê.

No entanto, pode ser um alimento saudável se escolher patês com baixo teor de gordura, tais como os vegetais.


Huggins-Cooper, Lynn (2005), Maravillosamente embarazada, Madrid, Ed, Nowtilus.

"Os conselhos da tua parteira", Guía da Associação Espanhola de Parteiras.

Fecha de actualización: 29-03-2021

Redacción: Irene García

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