Alimentação para grávidas com anemia

Alimentação para grávidas com anemia
Partillhar

É bastante frequente durante a gestação sofrer anemia, ou seja,  um nivel baixo de hemoglobina no sangue devido ao aumento do volume de sangue em 50% para chegar mais rápido a placenta e satisfazer a demanda extra de oxigênio e nutrientes que o feto precisa. No entanto , quando o decréscimo na concentração de hemoglobina no sangue é inferior a 11 g / dl , o equilíbrio é perdido e anemia surge.

Há vários tipos de anemia, mas durante a gravidez são freqüentemente devido à deficiência de ferro ( ferropriva ) e ácido fólico ( megaloblástica ). O primeiro é o mais comum e geralmente ocorre durante o segundo ou terceiro trimestre da gravidez , porque as necessidades de ferro do feto aumentam no fim da gravidez. Entre as necessidades do bebé e as sua própria, você deve reter 1.000 mg de ferro e poucas mulheres têm muitas reservas.

A segunda é causada por uma deficiência de ácido fólico , estimulando a produção de hemoglobina. É raro, mas as consequências são graves para o feto .  Por esta razão , recomenda-se que todas as mulheres começam a tomar este mineral três meses antes de engravidar. Além disso , o fornecimento da quantidade necessária para três meses antes defeitos congénitos reduz significativamente o cérebro e medula espinhal .

Para tratá-las , o melhor é complementar a ingestão de ferro e de ácido fólico para assegurar a absorção de quantidades adequadas destas substâncias. O suplemento de ferro deve ser tomado com estômago vazio com um copo de suco de laranja, porque pode produzir dor ou enjôo, e neste caso, tome junto com a comida.

No te puedes perder ...

O Natal está de volta!

O Natal está de volta!

Coma chegada do mês de Dezembro, chegam outra vez as festas de Natal. É uma época especialmente mágica para os nossos filhos: as festas, as reuniões familiares, decorar a casa, a árvore e, sobretudo, a tão esperada chegada do Pai Natal com as suas renas carregadas de prendas para as crianças que se portaram bem.

Quanto à comida, as melhores fontes de ferro incluem carne , frutos do mar (nunca crua ou mal cozida ) , carne de porco , sardinhas , amêndoas, espinafre e outros vegetais de folhas e nozes .

Alguns alimentos como chá, café e leite, impedem a que 60% do ferro seja absorvido. O mesmo acontece com a fibra e cálcio. Por outro lado, os alimentos que contenham vitamina C podem aumentar a absorção de ferro pelo corpo. Por isso é que se aconselha comer alimentos como laranja, tomate e morangos.

Os alimentos ricos em ácido fólico incluem o feijão , banana e cereais fortificados , mas apenas 25% do ácido fólico que eles contêm é assimilado.



Fecha de actualización: 30-04-2015

Redacción: Irene García

TodoPapás es una web de divulgación e información. Como tal, todos los artículos son redactados y revisados concienzudamente pero es posible que puedan contener algún error o que no recojan todos los enfoques sobre una materia. Por ello, la web no sustituye una opinión o prescripción médica. Ante cualquier duda sobre tu salud o la de tu familia es recomendable acudir a una consulta médica para que pueda evaluar la situación en particular y, eventualmente, prescribir el tratamiento que sea preciso. Señalar a todos los efectos legales que la información recogida en la web podría ser incompleta, errónea o incorrecta, y en ningún caso supone ninguna relación contractual ni de ninguna índole.

×


×
×
×
*/?>