Dieta para o pós-parto e amamentação

Dieta para o pós-parto e amamentação
Partillhar

Depois de dar a luz, um dos primeiros objetivos de muitas mulheres é recuperar a forma que tinham antes da gravidez. Mas, é fundamental esperar até o fim do período de amamentação para começar uma dieta , já que enquanto você está amamentando, seu corpo necessita de mais energia, uma 500 kilocalorias extra, para fabricar leite de forma adequada.

Normalmente, para recuperar o peso habitual que se tinha antes da gravidez, é preciso de 6 meses seguindo um regime suave. Embora alguns fatores intervenham como, as características de cada mulher, podem aumentar ou diminuir este período de dieta. Por exemplo, as mamães mais jovens recuperam seu peso com mais facilidade assim como as que ganharam menos peso durante a gravidez.

Conselhos para recuperar o peso

- Limite a ingestão de alimentos ricos em gordura, especialmente as saturadas, como a carne de porco ( carnes e salsichas em geral) e gorduras adicionadas aos alimentos ( batata fritas, óleos, molhos, mantega...)

- Evite também os alimentos açucarados e os açucares simples: balas, açucar branco de mesa, guloseimas, chocolates, bolos e tortas industrializadas.

- Evite a tentação dos alimentos pré-prontos ou comidas rápidas como os papinhas e sopas industrializadas

- Evite ou modere as bebidas alcoolicas, frutos secos, e sal em excesso.

- Não pule nenhuma refeição e beba diariamente 2 litros de água, entre as refeições e durante também

- Faça exercícios físicos para fortalecer os músculos e evitar a flacidez, sempre consulte o médico antes.

No te puedes perder ...

Grávida? Procure a ajuda de uma doula

Grávida? Procure a ajuda de uma doula

Antes de os bebés nascerem em hospitais e dos ginecologistas controlarem todo o processo de uma gravidez era a rede de mulheres que rodeavam a grávida (mães, amigas, vizinhas, etc.) que lhe davam toda a informação e conhecimentos necessários, principalmente na base das experiências vividas. Na sociedade actual, esta transmissão perdeu-se e as mulheres enfrentam a maternidade sozinhas e sem grandes referências. Desta forma, surgiu a figura da doula: mulheres que acompanham durante a gravidez, o parto e o pós-parto.

 

- Utilize cremes firmadores de uso diário, para ajudar a sua pele a se recuperar.

 

Dieta

Para o café da manhã

- Um suco de fruta natural ( laranja , de preferencia), ou um pedaço de fruta

- Um copo de leite desnatada puro ou com café ou iogurte desnatado ( opcional colocar sacarina)

- Uma torrada integral com um pouco de aceite ou punhado de cereais integrais não azucarados

 

Lanche da manhã

- Um copo de leite desnatado, um chá ou iogurte desnatado

- Um pedaço de fruta ou fatia de pão integral

 

Para o almoço

Em todas as refeições pode comer uma fatia de pão integral e para a sobremesa optar entre um chá digestivo ou café puro.

Dos pratos que vamos apresentar a seguir pode escolher o primeiro e um segundo prato, a não ser que você queira comer um prato único.

- Salada verde com uma colher de sopa de azeite e um pouco de vinagre

- Alcachofras cozidas

- Verduras variadas na chapa

- Champion ao alho, feitos com o mínimo de azeite

- Caldo caseiro de verdura sem gordura

- Merluza ao forno

- Filé de carne grelhada

- Batata ao forno com pimenta e cebola

- Meio frango assado sem pele

- Salmão na chapa

Pratos únicos

Você pode colocar como acompanhamento de uma salada

- Lentilha com cenouras, cebola, repolho ou alho, feitas com minimo de alho

- Paelha, preferecialmente com arroz integral

- Massa, melhor que seja integral e acompanhadas com um molho de tomate natural

Para o lanche da tarde

Pode escolher as seguines opções:

- Uma fatia de pão integral com queijo light ou uma fatia de peito de frango

- Um ou dois pedaços de fruta

- Um suco de tomate

- Um iogurte com cereal integral

De jantar

Como o almoço, o jantar você pode escolher um primeiro e segundo prato e ter como acompanhamento uma fatia de pão integral.

- Vagem verde

- Gazpacho

- Sopa ou caldo caseiro sem gordura

- Verduras ao vapor

- Salada de tomate

Segundo:

- Sépia ou lula na chapa

- Filet de peito de frango na chapa

- Hamburguer de ave caseiro

- Peixe branco na chapa

- Lacon cozido

- Queijo desnatado

 

 

 

Marta de Miguel Matarán
Licenciada en Farmacia y asesora en Dietética y Nutrición



Fecha de actualización: 11-03-2015

Redacción: Irene García

TodoPapás es una web de divulgación e información. Como tal, todos los artículos son redactados y revisados concienzudamente pero es posible que puedan contener algún error o que no recojan todos los enfoques sobre una materia. Por ello, la web no sustituye una opinión o prescripción médica. Ante cualquier duda sobre tu salud o la de tu familia es recomendable acudir a una consulta médica para que pueda evaluar la situación en particular y, eventualmente, prescribir el tratamiento que sea preciso. Señalar a todos los efectos legales que la información recogida en la web podría ser incompleta, errónea o incorrecta, y en ningún caso supone ninguna relación contractual ni de ninguna índole.

×


×
×
×
*/?>