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Alargamento das ancas na gravidez e pós-parto

Alargamento das ancas na gravidez e pós-parto

Durante a gravidez, o corpo da mulher sofre grandes mudanças, uma das mais visíveis é o alargamento das ancas para suportar o peso do útero. As mães podem não gostar que as suas ancas fiquem assim depois de darem à luz, mas é normal que recuperem a sua figura anterior em poucos meses.

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Índice

 

Porque é que as ancas se alargam?

Durante a gravidez todo o seu corpo muda: os seus seios crescem, a sua barriga cresce, os seus órgãos mudam... e as tuas ancas ficam mais grandes. Tudo para acomodar a vida que cresce dentro de si.

As suas ancas são constituídas por vários ossos (ísquio, sacro e púbis) que formam a pélvis. Estes ossos suportam a coluna vertebral e permitem-nos andar em pé. E na gravidez é uma parte fundamental, pois suportam o útero e fazem parte do canal ósseo do parto, através do qual o bebé sai. Por conseguinte, é normal que as ancas sejam afectadas pelo crescimento do útero e pelas alterações da gravidez e se alarguem consideravelmente ao longo destes 9 meses.

As causas deste alargamento são principalmente as seguintes:

- O aumento de gordura nessa área do corpo devido aos quilos que se ganham durante a gravidez.

- A maior flexibilidade dos ligamentos devido ao aumento da hormona relaxina para facilitar a saída do bebé no momento do parto. A sínfise do púbis (a articulação no fundo da vulva), por exemplo, vai de 3 mm a cerca de 8 mm entre a semana 28 e 32 semana.

 

Desde quando é que se alargam e até quando?

A partir da semana 10 de gravidez, poderá notar que as suas ancas estão a aumentar, embora o maior aumento comece a partir da semana 20, quando o útero começa a crescer um pouco mais a cada dia.

E, uma vez dá à luz, em breve notará como o volume da sua barriga diminui e as suas ancas também se tornam mais estreitas pouco a pouco à medida que o seu útero involuciona e perde os quilos ganhados durante a gravidez. Claro que este processo levará mais ou menos tempo, dependendo dos quilos ganhados durante a gravidez, quer amamente ou não, da dieta que segue, do exercício que faz…

Assim, se estiver preocupada em recuperar as suas ancas de pré-gravidez, é importante que não ganhe mais do que os quilos recomendados durante a gravidez (entre 10 e 12 quilos se o seu Índice de Massa Corporal estiver entre 19 e 26), e que tenha muito cuidado com a sua dieta tanto durante a gravidez como após o parto. Além disso, assim que o período de quarentena terminar e o seu médico lhe der autorização, deverá começar a fazer exercício para perder a gordura extra.

 

As ancas podem doer?

Este alargamento da anca pode causar dor na zona à medida que cresce subitamente e aumenta a flacidez das articulações para facilitar a saída do bebé. Muitas mulheres sentem dor na anca no primeiro trimestre, embora seja mais comum nas últimas semanas. Estes desconfortos são mais frequentes quando caminha ou quando dorme apoiada sobre elas.

Esta dor, causada pelo crescimento do ligamento redondo, aumenta à medida que o bebé cresce e se torna mais intensa no terceiro trimestre, embora nem todas as mulheres reparem nisso. Este ligamento é um cordão espesso que corre das trompas de falópio à volta do útero e o liga à virilha, alcançando os lábios maiores. A função deste ligamento é manter o útero suspenso dentro do abdómen e ligeiramente inclinado para a frente. Durante a gravidez, estes ligamentos esticam-se e afinam-se para continuarem a suportar o útero durante o seu crescimento. Normalmente, movimentos rápidos ou repentinos provocam a contracção destes ligamentos, resultando em cãibras dolorosas. O desconforto causado por esta condição pode afectar não só a anca, mas também a pélvis ou a virilha.

Além disso, o próprio peso do útero faz com que a mulher grávida mude de postura, o que a pode levar a adoptar uma postura inadequada. Se o peso for transportado para a frente, a curvatura das suas costas será mais marcada e, para além das dores na anca, terá também dores nas costas. Estas dores são normalmente mais acentuadas de um lado do que do outro porque o próprio bebé tende a suportar a maior parte do seu peso de um lado.

Outra causa de dor na anca é o aumento da pressão sobre o nervo ciático (o nervo que vai desde a parte inferior das costas até aos pés). A ciática é comum na gravidez e também pode causar dores na zona da anca.

Para aliviar esta dor, pode seguir as seguintes dicas:

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1. Fazer exercícios para fortalecer os músculos da zona, tais como levantar as ancas acima do peito deitada de costas. Isto irá aliviar a pressão na área.

2. Tomar um banho quente.

3. Aplicar compressas quentes na zona dorida.

4. Dormir de lado com as pernas dobradas e uma almofada no meio. Embora seja melhor dormir do seu lado esquerdo, se esse lado doer muito, durma do outro lado mais tempo.

5. Massageie as costas e a zona da anca.

6. Usar almofadas para apoiar as pernas, a parte inferior das costas ou o abdómen superior ajuda a melhorar a sensação de desconforto durante o sono.

7. Pode experimentar cintos de gravidez que oferecem apoio lombar e diminuem a pressão sobre a pélvis, mas pergunte primeiro ao seu profissional médico.


American Pregnancy Association

Fecha de actualización: 04-02-2021

Redacción: Irene García

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