Reduzir o abdomén depois de uma cesárea

Reduzir o abdomén depois de uma cesárea
Partillhar

Quanto tempo demora em recuperar a forma depois do parto?  Leva mais tempo se for por cesárea? Qué exercício são os mais recomendáveis?  Esclarecemos todas essas dúvidas para que volte a ter uma forma perfeita.

Voltando a normalidade

 Depois de dar a luz, muitas mulheres se surpreendem com o volume da barriga, já que parecem que continuam grávidas. Isso é normal, já que tanto os músculos do útero como da pele demoram um tempo para voltar a seu estado normal ( geralmente umas quatro semanas).

Este período, chamado de quarentena, as mudanças hormonais fazem com que a parte central do abdomén se desinche e diminua de tamanho. Todas as células do corpo que se incharam durante a gestação liberam líquido em forma de urina, secreções vaginais e transpiração, e assim se vai perdendo a gordura que foi acumulada, principalmente se você está dando peito.

Além disso, após uma cesariana leva mais tempo para perder barriga porque cortaram os músculos anteriores do abdomen e da região leva mais tempo para se recuperar.

 

Exercício para tonificar o abdomén

Muitas mulheres conseguem recuperar seu peso anterior depois da gravidez depois de dois meses de ter dado a luz, mas continuam tendo a barriga flácida por causa da distensão da pele com o crescimento do útero. Para tonificar o abdomén e ter uma barriga de revista, é necessário fazer exercícios constantes e diários.  Além de praticar algum esporte que te ajude a queimar gordura como caminhar, andar de bicicleta, natação, você precisa fazer exercícios todos os dias para fortalecer os músculos.

- Exercícios de Kegel : ajuda a tonificar e restaurar os  músculos do assoalho pélvico. Eles não devem ser iniciados até que termine a quarentena.

-Abdominais: seu médico irá dizer qual é o melhor momento para começar a fazer os abdominais, normalmente não se aconselha antes dos seis meses, embora depois de uma cesárea  possa começar antes a fazer abdominais  para que a  recuperação do assoalho pélvico seja mais rápida. Existem vários modos de realizá-lo:

-Sente-se com os joelhos dobrados, com os pés apoiados no chão e os braços extendidos a sua frente,  incline-se o máximo que você puder.

-Deite com os joelhos dobrados.  Levante o seu tronco levando a mão esquerda ao joelho direito, mantendo os calcanhares apoiados no chão. Volte lentamente, e recpita o exercício do outro lado.

-Deite-se no chão, barriga para cima, os pés separados e os joelhos flexinados. Com as mãos detrás da cabeça e levante-se o máximo que conseguir, mantendo a lombarno chão e o abdomén mais reto que consiga. Volte lentamente.

Estes exercícios devem ser realizados de 6 ou 8 vezes cada um, a princípio, por 10 minutos ao dia , pelo menos, quatro vezes por semana . Aos poucos, pode aumentar a repetição e duração dos exercícios.

Se você for constante, dentro de um mês sua barriga se tornará mais firme e lisa.

A bicicleta: também destinado para trabalhar a região abdominal. Deite de barriga para cima e entrelace os dedos atrás da cabeça. Com os joelhos no peito levante o omoplata sem forçar o pescoço. Estique a perna em um ângulo de 45º e ao mesmo tempo dobre o corpo em direação a este lado, levando o cotovelo esquerdo em direção ao joelho direito. Troque de lado. Alterne até fazer de 10 a 15 repetições.

-A cadeira do capitão: trabalha os abdominais obliquos e retos. Sente-se no chão com uma cadeira nas costas e pernas retas . Segure-se as pernas de cadeiras  e contraia o abdomén a ponte de levantar as pernas do chão.

- A bola de pilates: Tonifica o reto abdominal. Deite de costas com uma bola de exercício nas costas. Cruze os braços sobre o peito ou atrás da cabeça , o que for mais confortável. Contraia o abdomén até  tirar o corpo da bola, empurando a parte inferior da caixa toráxica até o quadril. Tente manter-se estável. Volte à posição inicial e repita.

Cirugia estética

Se depois de todos esses exercícios, passar o tempo e você não se recuperar, você pode recorrer a uma cirurgia estétia.  É preciso ter em conta o preço ( por volta de 4.000 €). E que, segundo aconselha o Dr. Pere Taverna Musolas, Chefe do serviço de Cirurgia Plástica da Clínica Cima, não se deve realizar qualquer tipo de cirurgia se você pretende ter mais filhos. Não é porque é ruim para a saúde do bebé , mas porque voltará a ter a barriga flácida depois da segunda gravidez.

Se apesar de tudo, você está convencida de que o melhor para tratar a flacidez do abdomen é uma abdominiplastia ou dermolipectomia abdominal, que envolve a remoção de excesso de pele e gordura , fechando os músculos retos da parede abdominal e reposiciona o umbigo, conseguindo uma barriga. A cicatriz é muito pequena e quase imperceptível. Depois do parto, espere ao menos 6 meses, melhor se for 1 ano,  para permitir que a musculatura e o abdomén voltem a seu lugar, além do que mais é preciso deixar que seus hormônios voltem a seu estado anterior.


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