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Está grávida! É um momento maravilhoso, e muito esperado. Nós ajudamos-lhe a vivê-lo melhor com alguns conselhos para ocupar-se de si mesma e mimar-se um pouco. Assim será uma mamã radiante em plena forma. 

Infecções urinárias, saiba porque são mais frequentes na gravidez

Infecções urinárias, saiba porque são mais frequentes na gravidez

As infecções urinárias são mais frequentes nas mulheres que nos homens e esta tendência acentua-se durante a gravidez pelo aumento das hormonas ou do peso que o útero exerce sobre a bexiga. Para controlar o aparecimento destas infecções fazem-se análises à urina em todas as consultas ginecológicas, já que este tipo de doença pode ocasionar partos prematuros.

 
 

- Evite aumentar muitos kilos

 

É normal ouvir que durante a gravidez tem que comer por dois, mas o mais correcto é comer duas vezes melhor, cuidar a nossa dieta e  decantar-nos pelos alimentos frescos.

É muito importante manter o nosso corpo hidratado, bebendo dois litros de água ao dia. Evite beber demasiado chá e café, já que um excesso de cafeína é prejudicial para o bom desenvolvimento do bebé.

O ideal é aumentar entre 10 e 16 kilos durante a gravidez , quando se começa com um peso normal. Quando começamos uma gravidez com um peso abaixo da média, o normal é que aumentemos alguns kilos mais e se engravidamos quando estamos um pouco gordinhas, engordaremos algo menos.

Se se trata de gêmeos, o aumento oscilará entre os 16 e os 20 kilos. Estes aumentos de peso começam durante o segundo trimestre de gestação, e especialmente durante o último trimestre. Nos três primeiros meses, pode perder peso devido ao mal-estar geral deste período de náuseas, vinculadas à subida das hormonas que o corpo sofre.

No geral, o seu bebé supõe uns 3 kilos no aumento total de peso, a placenta e o líquido amniótico contribuem entre 2 e 3 kilos, e o aumento dos seus peitos e do volume do sangue somam outros 2 ou 3 kilos mais.

 

-  Seguir em plena forma –

 

1. Descansar

Tem que descansar tanto quanto o seu corpo peça. Se trabalha, o ideal é aproveitar a noite para recuperar as forças, tente dormir um mínimo de oito horas diárias, e se não pode , não dúvide em fazer uma sesta depois das refeições.

2. Actividade física

Salvo indicação médica para repouso, o ideal é realizar meia hora de actividade física diária. Se practicava regularmente algum desporto antes de engravidar, consulte o seu ginecologista sobre este tema. Deve evitar esforços violentos e  desportos nos quais possa cair, como andar de bicicleta ou a patinagem. Uma boa eleição pode ser a de caminhar uns 30 minutos diários ou um pouco de natação, a qual pode ser boa para as suas costas.

- Cuide-se para se sentir melhor–

1. A cara

A mudança hormonal que a gravidez implica, faz com que a qualidade da nossa pele sofra alterações, uma pele seca pode ficar gordurosa e viceversa. O ideal é limpar bem a nossa cara duas vezes ao dia e aplicar creme hidratante. Algumas vezes a gravidez supõe acne, nestes casos o cuidado da cara tem que ser mais rigoroso. Consulte o seu médico se lhe começam a surgir pequenas borbulhas.

Durante a gestação tem que limitar o tempo de exposiçao solar ou aplicar um creme com alto factor de proteção. Caso contrário corre o risco que apareçam umas manchas na pele que podem ser irreversíveis.

Também podem surgir manchas segundo o perfume que utilizemos. Enquanto esté ao sol, é melhor usar um sem álcool.

2. O cabelo

Durante a gravidez o cabelo varia muito segundo a pessoa. Pode ser brilhante e sedoso ou pode ficar um cabelo oleoso e impossível de pentear. Um pequeno conselho de“TodoPapás” é que tente ir ao cabeleireiro uns dias antes de dar à luz, porque a partir desse momento, e sobretudo se amamentar o seu bebé, não vai ter muito tempo para ir... nem ao cabeleireiro debaixo da sua casa! É sempre mais agradável receber as visitas minimamente arranjada.

3. O seu corpo

A sua pele e corpo estão a passar pela etapa mais mutável da sua vida, e mesmo que não existam remédios milagrosos contra as varizes e estrías,  podemos sempre tentar, na medida dentro dos possíveis, limitar a sua aparição.

O mais importante é hidratar a sua pele desdo o inicío da gravidez. Tem que ter cuidado com certos cremes que podem interferir e perturbar o bom funcionamento das ecografías; tente não pôr cremer no día que tenha uma consulta no ginecologista para fazer uma ecografía.

Para eliminar as células mortas e tonificar a pele, é recomendável fazer um peeling, duas vezes ao mês.

Também é muito bom para o cuidado da nossa pele, terminar o duche com água fria, e ir subindo desde as pernas até aos ombros.  Se é mais partidáriada do banho, tente não permanecer muito tempo na água muito quente.

4. O peito

O aumento dos peitos pode ser o primeiro sintoma de que está grávida. é muito importante ir  mudando o tamanho do seu sutiã consoante a sua necessidade, para que a pele guarde a sua elastecidade. Também podemos hidratar o peito,  mas uma vez que o bebé nasceu e se lhe damos de mamar, tem que ter cuidado ao escolher o creme hidratante sem cheiro que não incomode o bebé.

 

Assim que já sabe, cuíde-se para se sentir melhor, o seu corpo e a mente vão agradecer-lhe

 

 

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