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Está grávida! É um momento maravilhoso, e muito esperado. Nós ajudamos-lhe a vivê-lo melhor com alguns conselhos para ocupar-se de si mesma e mimar-se um pouco. Assim será uma mamã radiante em plena forma. 

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A alimentação no Inverno

A alimentação no Inverno

A temperatura baixou muito e este ano o frio esforça-se em não passar despercebido. Como pais, preocupa-vos que os vossos filhos se abriguem bem para fazer frente às baixas temperaturas e evitar serem vítimas de uma das comuns doenças respiratórias desta estação. Mas o que muitas pessoas não sabem é que através de uma alimentação adequada também os protegemos dos perigos do Inverno.

 
 

- Evite aumentar muitos kilos

 

É normal ouvir que durante a gravidez tem que comer por dois, mas o mais correcto é comer duas vezes melhor, cuidar a nossa dieta e  decantar-nos pelos alimentos frescos.

É muito importante manter o nosso corpo hidratado, bebendo dois litros de água ao dia. Evite beber demasiado chá e café, já que um excesso de cafeína é prejudicial para o bom desenvolvimento do bebé.

O ideal é aumentar entre 10 e 16 kilos durante a gravidez , quando se começa com um peso normal. Quando começamos uma gravidez com um peso abaixo da média, o normal é que aumentemos alguns kilos mais e se engravidamos quando estamos um pouco gordinhas, engordaremos algo menos.

Se se trata de gêmeos, o aumento oscilará entre os 16 e os 20 kilos. Estes aumentos de peso começam durante o segundo trimestre de gestação, e especialmente durante o último trimestre. Nos três primeiros meses, pode perder peso devido ao mal-estar geral deste período de náuseas, vinculadas à subida das hormonas que o corpo sofre.

No geral, o seu bebé supõe uns 3 kilos no aumento total de peso, a placenta e o líquido amniótico contribuem entre 2 e 3 kilos, e o aumento dos seus peitos e do volume do sangue somam outros 2 ou 3 kilos mais.

 

-  Seguir em plena forma –

 

1. Descansar

Tem que descansar tanto quanto o seu corpo peça. Se trabalha, o ideal é aproveitar a noite para recuperar as forças, tente dormir um mínimo de oito horas diárias, e se não pode , não dúvide em fazer uma sesta depois das refeições.

2. Actividade física

Salvo indicação médica para repouso, o ideal é realizar meia hora de actividade física diária. Se practicava regularmente algum desporto antes de engravidar, consulte o seu ginecologista sobre este tema. Deve evitar esforços violentos e  desportos nos quais possa cair, como andar de bicicleta ou a patinagem. Uma boa eleição pode ser a de caminhar uns 30 minutos diários ou um pouco de natação, a qual pode ser boa para as suas costas.

- Cuide-se para se sentir melhor–

1. A cara

A mudança hormonal que a gravidez implica, faz com que a qualidade da nossa pele sofra alterações, uma pele seca pode ficar gordurosa e viceversa. O ideal é limpar bem a nossa cara duas vezes ao dia e aplicar creme hidratante. Algumas vezes a gravidez supõe acne, nestes casos o cuidado da cara tem que ser mais rigoroso. Consulte o seu médico se lhe começam a surgir pequenas borbulhas.

Durante a gestação tem que limitar o tempo de exposiçao solar ou aplicar um creme com alto factor de proteção. Caso contrário corre o risco que apareçam umas manchas na pele que podem ser irreversíveis.

Também podem surgir manchas segundo o perfume que utilizemos. Enquanto esté ao sol, é melhor usar um sem álcool.

2. O cabelo

Durante a gravidez o cabelo varia muito segundo a pessoa. Pode ser brilhante e sedoso ou pode ficar um cabelo oleoso e impossível de pentear. Um pequeno conselho de“TodoPapás” é que tente ir ao cabeleireiro uns dias antes de dar à luz, porque a partir desse momento, e sobretudo se amamentar o seu bebé, não vai ter muito tempo para ir... nem ao cabeleireiro debaixo da sua casa! É sempre mais agradável receber as visitas minimamente arranjada.

3. O seu corpo

A sua pele e corpo estão a passar pela etapa mais mutável da sua vida, e mesmo que não existam remédios milagrosos contra as varizes e estrías,  podemos sempre tentar, na medida dentro dos possíveis, limitar a sua aparição.

O mais importante é hidratar a sua pele desdo o inicío da gravidez. Tem que ter cuidado com certos cremes que podem interferir e perturbar o bom funcionamento das ecografías; tente não pôr cremer no día que tenha uma consulta no ginecologista para fazer uma ecografía.

Para eliminar as células mortas e tonificar a pele, é recomendável fazer um peeling, duas vezes ao mês.

Também é muito bom para o cuidado da nossa pele, terminar o duche com água fria, e ir subindo desde as pernas até aos ombros.  Se é mais partidáriada do banho, tente não permanecer muito tempo na água muito quente.

4. O peito

O aumento dos peitos pode ser o primeiro sintoma de que está grávida. é muito importante ir  mudando o tamanho do seu sutiã consoante a sua necessidade, para que a pele guarde a sua elastecidade. Também podemos hidratar o peito,  mas uma vez que o bebé nasceu e se lhe damos de mamar, tem que ter cuidado ao escolher o creme hidratante sem cheiro que não incomode o bebé.

 

Assim que já sabe, cuíde-se para se sentir melhor, o seu corpo e a mente vão agradecer-lhe

 

 

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