Sinta-se linda durante a gravidez

Sinta-se linda durante a gravidez
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Está grávida!  É um momento maravilhoso, e muito esperado. Nós ajudamos-lhe a vivê-lo melhor com alguns conselhos para ocupar-se de si mesma e mimar-se um pouco. Assim será uma mamã radiante em plena forma. 
 

Está grávida!  É um momento maravilhoso, e muito esperado. Nós ajudamos-lhe a vivê-lo melhor com alguns conselhos para ocupar-se de si mesma e mimar-se um pouco. Assim será uma mamã radiante em plena forma. 



 

1. Evita aumentar muitos kilos

É normal ouvir que durante a gravidez tem que comer por dois, mas o mais correcto é comer duas vezes melhor, cuidar a nossa dieta e  decantar-nos pelos alimentos frescos.

É muito importante manter o nosso corpo hidratado, bebendo dois litros de água ao dia. Evite beber demasiado chá e café, já que um excesso de cafeína é prejudicial para o bom desenvolvimento do bebé.

O ideal é aumentar entre 10 e 16 kilos durante a gravidez , quando se começa com um peso normal. Quando começamos uma gravidez com um peso abaixo da média, o normal é que aumentemos alguns kilos mais e se engravidamos quando estamos um pouco gordinhas, engordaremos algo menos.

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Fome e desejos saudáveis durante a gravidez

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Sim, é possível!

A principal regra de alimentação durante a gravidez não é mais do que seguir uma dieta equilibrada. Isto significa que deve incluir no seu menu diário uma grande quantidade de frutas e verduras, hidratos de carbono, fibra, proteínas e muitos líquidos. No entanto, nem tudo é assim tão simples, especialmente com as hormonas prontas a fazer das suas ao menor descuido e com os comuns desejos de uma gravida que fazem com que nunca esteja na completa e perfeita pirâmide nutricional.

Se se trata de gêmeos, o aumento oscilará entre os 16 e os 20 kilos. Estes aumentos de peso começam durante o segundo trimestre de gestação, e especialmente durante o último trimestre. Nos três primeiros meses, pode perder peso devido ao mal-estar geral deste período de náuseas, vinculadas à subida das hormonas que o corpo sofre.

No geral, o seu bebé supõe uns 3 kilos no aumento total de peso, a placenta e o líquido amniótico contribuem entre 2 e 3 kilos, e o aumento dos seus peitos e do volume do sangue somam outros 2 ou 3 kilos mais.


 

2. Seguir em plena forma

  • Descansar
     

    Tem que descansar tanto quanto o seu corpo peça. Se trabalha, o ideal é aproveitar a noite para recuperar as forças, tente dormir um mínimo de oito horas diárias, e se não pode , não dúvide em fazer uma sesta depois das refeições.

  • Actividade física
     

    Salvo indicação médica para repouso, o ideal é realizar meia hora de actividade física diária. Se practicava regularmente algum desporto antes de engravidar, consulte o seu ginecologista sobre este tema. Deve evitar esforços violentos e  desportos nos quais possa cair, como andar de bicicleta ou a patinagem. Uma boa eleição pode ser a de caminhar uns 30 minutos diários ou um pouco de natação, a qual pode ser boa para as suas costas.

3. Cuide-se para se sentir melhor

  • A cara
     

    A mudança hormonal que a gravidez implica, faz com que a qualidade da nossa pele sofra alterações, uma pele seca pode ficar gordurosa e viceversa. O ideal é limpar bem a nossa cara duas vezes ao dia e aplicar creme hidratante. Algumas vezes a gravidez supõe acne, nestes casos o cuidado da cara tem que ser mais rigoroso. Consulte o seu médico se lhe começam a surgir pequenas borbulhas.

    Durante a gestação tem que limitar o tempo de exposiçao solar ou aplicar um creme com alto factor de proteção. Caso contrário corre o risco que apareçam umas manchas na pele que podem ser irreversíveis.

    Também podem surgir manchas segundo o perfume que utilizemos. Enquanto esté ao sol, é melhor usar um sem álcool.

  • O cabelo
     

    Durante a gravidez o cabelo varia muito segundo a pessoa. Pode ser brilhante e sedoso ou pode ficar um cabelo oleoso e impossível de pentear. Um pequeno conselho de“TodoPapás” é que tente ir ao cabeleireiro uns dias antes de dar à luz, porque a partir desse momento, e sobretudo se amamentar o seu bebé, não vai ter muito tempo para ir... nem ao cabeleireiro debaixo da sua casa! É sempre mais agradável receber as visitas minimamente arranjada.

  • O seu corpo
     

    A sua pele e corpo estão a passar pela etapa mais mutável da sua vida, e mesmo que não existam remédios milagrosos contra as varizes e estrías,  podemos sempre tentar, na medida dentro dos possíveis, limitar a sua aparição.

    O mais importante é hidratar a sua pele desdo o inicío da gravidez. Tem que ter cuidado com certos cremes que podem interferir e perturbar o bom funcionamento das ecografías; tente não pôr cremer no día que tenha uma consulta no ginecologista para fazer uma ecografía.

    Para eliminar as células mortas e tonificar a pele, é recomendável fazer um peeling, duas vezes ao mês.

    Também é muito bom para o cuidado da nossa pele, terminar o duche com água fria, e ir subindo desde as pernas até aos ombros.  Se é mais partidáriada do banho, tente não permanecer muito tempo na água muito quente.

  • O peito
     
    O aumento dos peitos pode ser o primeiro sintoma de que está grávida. é muito importante ir  mudando o tamanho do seu sutiã consoante a sua necessidade, para que a pele guarde a sua elastecidade. Também podemos hidratar o peito,  mas uma vez que o bebé nasceu e se lhe damos de mamar, tem que ter cuidado ao escolher o creme hidratante sem cheiro que não incomode o bebé.
     


 Assim que já sabe, cuide-se para se sentir melhor, o seu corpo e a mente vão agradecer-lhe.

         

 



Fecha de actualización: 26-08-2005

Redacción: Irene García

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