Dieta para não engordar durante a gravidez

Dieta para não engordar durante a gravidez
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Todas as grávidas ganham peso durante a gestação, mas uma coisa é ganhar alguns quilos por conta do aumento de volume, desenvolvimento do feto e da placenta, etc, outra bem diferente é engordar mais que o necessário, o que pode ser perigoso para o bebé, além de ser um problema para voltar ao peso anterior depois da gravidez.

Para não engordar além da conta durante a gravidez é necessário saber quantos quilos deve ganhar segundo suas cindições físicas (peso, altura, gravidez de múltiplos...), quanto tem que engordar em cada trimestre e que se deve comer para que esses quilos provenham de uma alimentação saudável e equilibrada benéfico para o bebé.

Como regra geral, durante a gestação se deve ganhar por volta de 11 quilos, embora este número possa variar de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC) da mãe. Se a mãe está muito magra antes de ficar grávida e seu IMC era inferior a 18.5, deverá ganhar uns 15 quilos. Se seu IMC for maior que 26, não deverá engordar mais de 7 quilos.

Este ganho de peso é divido da seguinte maneira em cada trimestre.

- Primeiro Trimestre: a medida para esses primeiros meses são 2 quilos. Engorda-se pouco porque a placenta e o feto pesam pouco, também tem os enjôos e náuseas dessas semanas não ajudam muito.

- Segundo trimestre: durante essas semanas o normal é engordar 1.5 quilos ao mês e começar a notar como seu corpo muda, não somente o abdomên que cresce, mas também seus músculos e  quadris aumentam para adpatar-se ao crescimento do bebé.

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- Terceiro trismestre: nas últimas semanas de gestação se ganha de 3,5 a 4 quilos, embora praticamente tudo seja do bebé e da placenta.

Uma vez que você tenha dado a luz, perderá parte desses quilos com o nascimento do bebé e a explusão da placenta. O resto dos quilos você irá perder ao longo nos 6 meses seguintes. Isso se você cuidar muito da sua alimentação neste tempo, porque os quilos que não conseguir eliminar neste período, te custará muito para perdê-los completamente depois. Claro,será tudo mais fácil se você engordar somente o que seu médico recomendou.

Conselhos para não engordar além da conta

Controlar o peso é importante não por motivos estéticos ( embora também), mas também porque engordar demais ou pouco pode afetar a saúde e desenvolvimento do feto. Inclusive a sua. Para isso, é necessário que cuide da sua dieta durante esses meses para que tenha certeza que fornece todos os nutrientes necessários para você e o bebé:

- Faça de 5 a 6 refeições ao dia menos copiosas, mas mais frequentes. Não é conveniente que fique mais de 3 horas com estômago vazio. Além das refeições principais, beslique algo saudável no meio da manhã como fruta, frutos secos, cereais.

- Sua dieta deve ser baseada em frutas e verduras, porque possuem uma grande quantidade vitaminas, minerias e fibras. Tente comer 3 ou mais pedaços de frutas por dia e 2 ou mais pratos de verduras.

- Os derivados de leite são muito  importantes para proporcionar o cálcio necessário para o desenvolvimento do bebé. Time de 3 a 4 porções de leite, queijos, iorgurtes ao dia.  Melhor são os semi destanatados , mas com extra de cálcio.

- Evite  beliscar entre as refeições com bolos, refrescos de gás,  guloseimas, batata frita. Se você tiver fome coma um iorgurte ou uma cenoura.

- As proteínas também são necessárias porque você precisará de energia.  As melhores proteínas são derivadas das carnes brancas e peixes. As carnes vermelhas têm mais gorguras, por isso limite o seu consumo.

- Cozinhe tudo com o mínimo de gordura: nada de frituras, tudo no forno, ao vapor ou na chapa

- Os cereais são necessários, mas escolha os integrais que possuem os mesmos benefícios com menos calorias

- Os bolos, as carnes com gordura, os sorvetes e as guloseimas são somente para ocasiões especiais

- Nem toda gordura é ruim, algumas são saudáveis e devem ser consumidas, como o azeite de oliva, os frutos secos, frutas gordurosas como o abacate e carnes brancas. No entanto, evite as gorduras saturadas presentes nas manteigas, leite integral, alimentos processados, etc.

- Beba muito líquido, água principalmente ( cerca de 2 litros diários), leite e sucos naturais

- Para controlar o peso nada melhor que realizar um exercício diário, assim você queima as calorias em execesso. Nadar, andar, pilates yoga...pelo menos 30 minutos ao dia.



Fecha de actualización: 17-03-2015

Redacción: Irene García

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