Quais exercícios podem ser feitos após uma cesariana?

Quais exercícios podem ser feitos após uma cesariana?
Partillhar

A cesariana é uma intervenção cirúrgica que conseste em fazer uma incisão na parede abdominal e no útero, o que implica uma recuperação mais lenta do que um parto vaginal e seguindo uma série de recomendações e conselhos para evitar danos a essa cicatriz. Quanto aos exercícios, recomenda-se aguardar cerca de dois meses antes de começar a praticar determinadas práticas esportivas para evitar complicações.

Durante os primeiros dias após uma cesariana, tão simples como sair da cama ou ações vai custar um monte de trabalho e uma forte dor na cicatriz sentado vai ser notado. Portanto, é importante tomar os primeiros dias com calma e evitar movimentos bruscos ou ganhar peso, porque eles não se importam estes dias pode causar algumas complicações, tais como prolapso de um órgão, hérnias, abdominal diástase do reto, incontinência, etc.


Isso não significa que você deve ser deitado ao contrário, é aconselhável se levantar e andar tao pronto que o efeito da anestesia é passado para ajudar a expulsar este e reativar a circulação do sangue é essencial para evitar inchaço das pernas e pés. Mas todos os movimentos devem ser feitos com cuidado e tentando não carregar peso na cicatriz.


Após 10 dias, se tudo correr bem ea cicatriz não vai doer, você pode começar a fazer exercícios suaves em casa, especialmente o assoalho pélvico. Também exercícios suaves para promover a circulação e movimento das pernas ou braços, mas sem envolver os músculos abdominais.

 

Nessas primeiras semanas você também pode andar, mas não é recomendado fazer nenhum outro esporte até depois da quarentena, isto é, cerca de 6 semanas, embora alguns médicos estendam esse tempo para 2 meses para ter certeza. Além disso, é aconselhável consultar antes de começar com o seu ginecologista, uma vez que nem todas as mulheres tomam o mesmo tempo para se recuperar. O médico avaliará a condição da cicatriz por dentro e por fora e lhe dirá se você está pronto ou não para fazer mais exercícios.

No te puedes perder ...

Cesariana. Tudo o que sempre quis saber!

Cesariana. Tudo o que sempre quis saber!

Quando é que se recomenda uma cesariana? É perigoso? Onde é que corta? A cicatriz é muito grande? Quanto tempo é que se tem de esperar para se voltar a engravidar? Estas são apenas algumas das perguntas que todas as mulheres grávidas fazem em algum momento da gestação.


Recomenda-se sempre começar suavemente e aumentar o tempo e a intensidade dos exercícios conforme você se sentir mais forte e sem dor ou desconforto. Os primeiros exercícios mais aconselháveis ​​são:


- nadar A natação é um exercício muito completo que ajuda a tonificar a figura, recuperar o abdômen e perder peso sem danificar as articulações ou os músculos, tornando-o ideal para esses primeiros meses.


- Pilates Há muitos exercícios que você pode fazer depois de 2 meses, embora outros possam não ser recomendados, então você deve conversar com seu treinador ou monitor para indicar exercícios de Pilates adequados após uma cesariana.


- Yoga irá beneficiá-lo fisicamente e mentalmente e pode ser praticado uma vez que a quarentena acabou, mas sempre evitando as posições que podem afetar a área da cicatriz.

 

- Bicicleta estática. Sempre que você começar em um ritmo lento e se você for a aulas de spinning guiadas (onde a intensidade é muito forte), você pode fazer uma bicicleta estacionária, mas evite pedalar até depois de alguns meses.


Você deve evitar esportes de impacto (corrida, dança, step, equitação, ciclismo, zumba), abdominais clássicos e treinamento de força até depois de 4 ou 5 meses. E, como dissemos, aquecer bem antes de começar e começar com um ritmo suave. Se você notar algum desconforto, pare.


Quando começar com o abdominais?


Uma das principais preocupações de uma mulher após o parto, em relação a sua figura, é recuperar a área abdominal, já que é a mais afetada. Abaixar o intestino pode ser relativamente fácil, especialmente se você amamentar, mas ter um abdômen plano e assinatura é muito mais complicado. A dieta é importante, mas o exercício é tudo. Se você não fizer exercícios específicos para a área, você não terá estômago liso novamente. Portanto, as mulheres imediatamente querem fazer abdominais novamente, mas, após uma cesárea, é preciso ter muito cuidado com esse tipo de exercício, pois elas puxam apenas os músculos cortados durante a intervenção.


Os abdominais clássicos não são recomendados até 5 ou 6 meses após o parto, mas a Associação Espanhola de Fisioterapeutas (AFC) indica que abdominais hipopressivos, cada vez mais na moda, podem começar a ocorrer entre 6 ou 8 semanas após o parto. .


Os abdominais hipopressivos consistem em contrair os músculos abdominais de forma direcionada com a ajuda da respiração. Estes exercícios não só trabalham os músculos do abdômen, mas também os do períneo, facilitando a recuperação da área e evitando problemas como a incontinência. É um tipo de exercício mais complicado de se realizar sozinho, por isso é aconselhável ir com um monitor especializado para nos ensinar como fazê-los, pois, se mal feito, eles podem causar danos.


Eles são os mais recomendados após uma cesárea, uma vez que não só ajudam a recuperar os músculos após a intervenção, mas também impedem a descida ou prolapso dos órgãos, fortalecem os músculos abdominais, fortalecem os músculos das costas, evitam dores nessa área, melhoram o tônus ​​muscular do assoalho pélvico, prevenir hérnias, prevenir a retenção de líquidos, diminuir as dores menstruais e combater a flacidez.


Então não hesite, aprenda a fazer ginástica hipopressiva e você verá como em poucos meses você recupera sua figura e se vê muito mais forte e melhor.

 

 

Fonte:

Smulders, Beatrijs (2010), pós-parto seguro e os primeiros meses após o parto, Ed. Medici.

Edição: Irene García



0 Comentários

Escreva o seu comentário

iniciar sessão inscrição
×


×
×
×
*/?>