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Quando começar com a academia após uma cesárea?

Quando começar com a academia após uma cesárea?

A cesárea é uma intervenção cirúrgica que consiste em fazer uma incisão na parede abdominal e no útero, o que implica uma recuperação mais devagar do que um parto vaginal e seguindo uma série de recomendações e conselhos para evitar danos a essa cicatriz. Quanto aos exercícios, recomenda-se aguardar ao redor de dois meses antes de começar a praticar determinadas práticas esportivas para evitar complicações.

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Índice

Fases na recuperação de uma cesárea

Durante os primeiros dias após uma cesárea, tão simples como sair da cama ou ações vai custar um monte de trabalho e uma forte dor na cicatriz sentado vai ser notado. Portanto, é importante tomar os primeiros dias com calma e evitar movimentos bruscos ou ganhar peso, porque não te importar estes dias pode causar algumas complicações, tais como prolapso de um órgão, hérnias, abdominal diástase do reto, incontinência, etc.

Isso não significa que devas estar deitada ao contrário, é aconselhável levantares e andares quando o efeito da anestesia passe para ajudar a expulsar e reativar a circulação do sangue é essencial para evitar inchaço das pernas e pés. Mas todos os movimentos devem ser feitos com cuidado e tentando não carregar peso na cicatriz.

Após 10 dias, se tudo correr bem a cicatriz não vai doer, e poderas começar fazer exercícios suaves em casa, especialmente o assoalho pélvico. Também exercícios suaves para promover a circulação e movimento das pernas ou braços, mas sem envolver os músculos abdominais.

Nessas primeiras semanas podes andar, mas não é recomendado fazer nenhum outro esporte até depois da quarentena, isto é, ao redor de 6 semanas, embora alguns médicos estendam esse tempo para 2 meses para ter certeza. Além disso, é aconselhável consultar antes de começar com o teu ginecologista, uma vez que nem todas as mulheres tomam o mesmo tempo para se recuperar. O médico avaliará a condição da cicatriz por dentro e por fora e lhe dirá se estás pronta ou não para fazer mais exercícios.

Exercícios que podes fazer após uma cesárea

Recomenda-se sempre começar suavemente e aumentar o tempo e a intensidade dos exercícios conforme te sentires mais forte e sem dor ou desconforto. Os primeiros exercícios mais aconselháveis ​​são:

Nadar. A natação é um exercício muito completo que ajuda a tonificar a figura, recuperar o abdômen e perder peso sem danificar as articulações ou os músculos, tornando-o ideal para esses primeiros meses.

Pilates.  Existem muitos exercícios que podes fazer depois de 2 meses, embora outros possam não ser recomendados, por isso, deverás conversar com teu treinador ou monitor para indicar exercícios de Pilates adequados após uma cesárea.

Yoga. Bneficiá-lo fisicamente e mentalmente e pode ser praticado uma vez que a quarentena acabou, mas sempre evitando as posições que podem afetar a área da cicatriz.

- Bicicleta estática. Sempre é bom começares em um ritmo lento e se fores a aulas de spinning guiadas (onde a intensidade é muito forte), podes fazer uma bicicleta estacionária, mas evita pedalar até depois de alguns meses.

Deves evitar esportes de impacto (corrida, dança, step, equitação, ciclismo, zumba), abdominais clássicos e treinamento de força até depois de 4 ou 5 meses. E, como dissemos, aquecer bem antes de começar e começar com um ritmo suave. Se notares algum desconforto, para.

Quando começar com os abdominais?

Uma das principais preocupações de uma mulher após o parto, em relação a sua figura, é recuperar a área abdominal, já que é a mais afetada. Abaixar o intestino pode ser relativamente fácil, especialmente se amamentares, mas ter um abdômen plano e assinatura é muito mais complicado. A dieta é importante, mas o exercício é tudo. Se não fizeres exercícios específicos para a área, não terás estômago liso novamente. Portanto, as mulheres imediatamente querem fazer abdominais novamente, mas, após uma cesárea, é preciso ter muito cuidado com esse tipo de exercício, pois elas puxam apenas os músculos cortados durante a intervenção.

Os abdominais clássicos não são recomendados até 5 ou 6 meses após o parto, mas a Associação Espanhola de Fisioterapeutas (AFC) indica que abdominais hipopressivos, cada vez mais na moda, podem começar a ocorrer entre 6 ou 8 semanas após o parto.

Os abdominais hipopressivos consistem em contrair os músculos abdominais de forma direcionada com a ajuda da respiração. Estes exercícios não só trabalham os músculos do abdômen, mas também os do períneo, facilitando a recuperação da área e evitando problemas como a incontinência. É um tipo de exercício mais complicado de se realizar sozinho, por isso é aconselhável ir com um monitor especializado para nos ensinar como fazê-los, pois, se mal feito, eles podem causar danos.

Eles são os mais recomendados após uma cesárea, uma vez que não só ajudam a recuperar os músculos após a intervenção, mas também impedem a descida ou prolapso dos órgãos, fortalecem os músculos abdominais, fortalecem os músculos das costas, evitam dores nessa área, melhoram o tônus ​​muscular do assoalho pélvico, prevenir hérnias, prevenir a retenção de líquidos, diminuir as dores menstruais e combater a flacidez.

Então não hesites, aprende fazer ginástica hipopressiva e verás como em poucos meses recuperarás tua figura.

Quais são as principais diferenças entre um parto natural e um parto por cesárea?

As principais diferenças entre um parto vaginal e um parto por cesárea tem a ver com o processo do parto, a duração dele e tua recuperação posterior.

A mãe que tem um parto por cesárea sofre menos durante o parto mas tem uma recuperação mais devagar e inconfortabel. É significativamente mais prolongada no tempo porque se cortou a pele, o músculo, o útero até chegar ao bebé.

A mãe que tem um parto natural, no momento sofre mais dor embora existem técnicas anestésicas como a epidural. A recuperação do parto é mais rápida.

Com as duas opções existem prós e contras, o especialista deverá ser quem decida o metodo adequado para cada mulher.

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Smulders, Beatrijs (2010), pós-parto seguro e os primeiros meses após o parto, Ed. Medici.

 

Fecha de actualización: 17-09-2020

Redacción: Irene García

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