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Aumento de peso no primeiro trimestre de gravidez

Aumento de peso no primeiro trimestre de gravidez

Ao longo da gravidez, cada mulher ganhará mais ou menos quilos segundo seu peso antes de ficar grávida, sua altura, se o parto é multiplo ou não... Sabe qual é seu peso ideal e quanto deve engordar a cada trimestre para ter o controle adequado?

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Índice

 

Calcule o seu peso ideal

Na primeira visita ao obstetra, ele irá pesar e medir-te para ver qual é o teu peso no início da gravidez e assim controlar quantos quilos ganhas por mês.

Para descobrir o seu ganho de peso ideal, ela calculará o seu Índice de Massa Corporal (IMC) pré-concepção. Isto é feito dividindo o seu peso em quilos pela sua altura em metros quadrados. Por exemplo, se antes de engravidar pesava 60 quilos e tinha 1,64 m de altura, o seu IMC é de 22,3.

Dependendo do seu IMC, existem algumas tabelas que estabelecem o peso que deverá ganhar nestes nove meses:

Peso de acordo al IMC                      Quilos que se debe  aumentar

Baixo (<18,5)                                            12,5 a 18 kg

Normal (18,5-24,9)                                11,5 a 16 kg

Sobrepeso (25,00 -29,9)                       10 a 14 kg, siendo deseable aumentar lo menos possível

Obesidade grau I (30-34,9)                   7 a 10,5 kg, sendo preferível aumentar pouco

Obesidade grau II (35-39,9)                  7 a 11,5 kg sendo preferível 7

Obesidade grau III (mayor a 40)            7 a 11, sendo preferível 7

Mulheres que esperam gêmeos              15,5 a 23 kg

Portanto, se o seu IMC é de 22,3  você não deve ganhar mais de 16 quilos e nem menos de 11.5 quilos.

No entanto, além do peso e da altura, o obstetra irá considerar outras condições para o estabelecimento de seu peso ideal : nascimento múltiplo , doenças metabólicas ou nutricionais anterior , a atividade diária...

 

Aumento de peso no primeiro trimestre

Deve também notar-se que o aumento de peso em cada trimestre de gravidez é desigual. Por exemplo, no primeiro trimestre, é normal ganhar entre 15 e 20% do peso total. Há mesmo algumas mulheres, aquelas que têm muitas náuseas e vómitos nestes primeiros meses, que não ganham peso. O normal, é ganhar cerca de 2 quilos nestes primeiros meses.

O ganho médio de peso por dia é de cerca de 200-300 calorias. Não deve comer por dois, mas  sim aumentar a sua ingestão diária, e certifique-se sempre de seguir uma dieta saudável e equilibrada, rica em frutas, vegetais, peixe, carne branca e cereais integrais; e reduzindo os produtos assados, carne vermelha, gordura, molho, alimentos fritos...

Desta forma, garantirá a sua saúde e a saúde do seu bebé.
 

O que se deve comer no primeiro trimestre de gravidez?

Neste primeiro trimestre, muitas mulheres grávidas sofrem de náuseas matinais, que podem ocorrer ao longo do dia e até ser acompanhadas por vómitos. É por isso que comer durante estas primeiras semanas nem sempre é fácil, uma vez que muitos alimentos nos deixam doentes e é complicado comer sem vomitar.

Para todas estas mulheres, o mais importante é manter-se bem hidratadas e comer pequenas quantidades de alimentos ao longo do dia. Experimente beber sumo de limão natural, que normalmente ajuda a combater náuseas, infusões de gengibre, que também são muito eficazes contra este problema, ou água com uma fatia de limão.

Uma boa maneira de começar o dia é com uma infusão suave de anis verde, cominho ou anis estrelado, e um pequeno-almoço leve de torradas com azeite, fruta cozida ou nozes doces com queijo fresco ou iogurte.

Outros alimentos que são normalmente boms quando se tem náuseas são pepinos de conserva, nozes, bolachas, peru cozido ou fruta. Procure o que seja bom para você e não se preocupe em comer tudo, o feto ainda necessita de poucos nutrientes, uma vez que é muito pequeno. À medida que as náuseas diminuem, é possível comer mais tipos de alimentos.

É também importante eliminar alimentos da sua dieta que são perigosos e podem causar doenças alimentares como a listeriose ou toxoplasmose, que são muito perigosas para o feto. Para evitar isto, deve eliminar todos os alimentos crus ou mal cozidos, tais como peixe cru, carne mal cozida, salsichas, queijo não pasteurizado, alimentos fumados e patés. Deve lavar muito bem os legumes ou frutas que vai comer crus e com pele e ter muito cuidado com a higiene ao cozinhar.

É aconselhável evitar o consumo de bebidas excitantes, tais como café, chá ou bebidas de cola, especialmente nestas primeiras semanas em que o sistema nervoso do feto está a ser formado. Se precisar de café ao acordar, certifique-se de que está descafeinado ou não beba mais de dois copos de café por dia.

Lembre-se que também não se pode beber álcool, porque atravessa a placenta e é muito prejudicial para o desenvolvimento do feto.


Glosario

Obesidade

Definição:

Excesso de peso acima do nível saudável para a idade a altura.

Sintomas:

Excesso de peso, dificuldade para fazer exercicio, problemas respiratórios.

Tratamento:

Dieta saudável e equilibrada, exercicios moderados e adequados à idade.

Blott, Maggie (2015), Tu embarazo día a día, Barcelona, Ed. Planeta.

Huggins-Cooper, Lynn (2005), Maravillosamente embarazada, Madrid, Ed, Nowtilus.

"Los consejos de tu matrona", Guía elaborada por la Asociación Española de Matronas.

West, Zita (2007), El cuidado del bebé antes del nacimiento. Ed. Pearson Alhambra.

Fecha de actualización: 30-11-2020

Redacción: Irene García

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