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Estou grávida e emagreci, devo me preocupar?

Estou grávida e emagreci, devo me preocupar?

Com certeza que antes de engravidar, imaginava-se com muito peso e uma barriga cada vez maior ao pouco tempo de ficar grávida. Mas acontece que está grávida já há 12 semanas e até agora tudo o que fez foi perder peso e ficar mais magra. Não se preocupe, isto é normal nas primeiras semanas, mas deve ainda assim verificar se a sua dieta e actividade diária são apropriadas para a sua gravidez.

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Índice

 

Quanto peso ganhar na gravidez?

Durante a gravidez é muito importante controlar o peso da mãe uma vez que ganhar muitos quilos é mau tanto para a mãe como para o bebé – pode causar um bebé macrosómico, complicações no parto, desenvolver diabetes na criança, etc. –, mas engordar pouco também é mau uma vez que o bebé pode nascer com baixo peso para a sua idade gestacional e desenvolver doenças nas primeiras semanas de vida por causa disso.

Por esta razão, será pesada na sua primeira consulta com o seu médico e, a partir daí, será pesada em cada exame para verificar se o seu ganho de peso é normal. No entanto, deve ter em conta que o número de quilos que deve ganhar durante a gravidez depende de muitas variáveis, e não é o mesmo para todas as mulheres. Assim, depende da sua altura e peso antes da gravidez, se espera gémeos ou trigémeos ou se é uma única gravidez, a sua actividade física diária, etc. Em termos gerais, o normal é que as mulheres com um Índice de Massa Corporal (IMC) normal (entre 18,5 e 24) ganhem entre 10 e 12 quilos se for um só bebé, e entre 16 e 20 se for uma gravidez gémea. Por outro lado, as mulheres com um IMC baixo devem ganhar entre 12 e 16 quilos, e as mulheres com excesso de peso só 7 quilos. No entanto, como dissemos, o peso ideal varia devido a muitos factores, pelo que deve seguir as instruções do seu médico.

Além disso, tenha em mente que os quilos ganhados devem ser proporcionais, especialmente no segundo e terceiro trimestres de gravidez, quando o feto começa a crescer e passa de pesar cerca de 250 gramas na semana 20, para cerca de 3,5 quilos na semana 40. Também a placenta pesa cerca de um quilo e outro quilo é o líquido amniótico, pelo que o peso da mãe depende de todas estas estruturas relacionadas com a gravidez e não apenas da gordura que acumula no corpo.

 

Porque é que pode perder peso durante a gravidez?

Por essa razão, é normal que no primeiro trimestre de gravidez ganhe apenas um par de quilos ou mesmo perda peso. Isto acontece por várias razões:

1- Náuseas e vómitos: há muitas mulheres que sofrem náuseas e vómitos diários, especialmente entre as semanas 8 e 13, que as impedem de comer normalmente e as fazem perder peso. Estas náuseas estão ligadas ao aumento da hormona da gravidez (hGC), que diminui os seus valores por volta da semana 12, pelo que é normal que quando se entra no segundo trimestre a náusea desapareça e possa comer tudo de novo. Não se deve preocupar com isto porque, enquanto estiver hidratada, o feto ficará bem. Tente comer o máximo que puder, beber muito, descansar e manter a calma até que as náuseas passem.

2- Mudanças no seu estilo de vida e dieta. Quando se descobre que está grávida, é normal que a sua vida e hábitos mudem. Deixará de beber álcool e de comer certos alimentos que engordam, tais como embutidos e gorduras e tentará levar um estilo de vida mais descontraído e saudável e descansar mais, o que pode fazer com que perca um bocadinho de peso. É por isso que não se deve preocupar, uma vez que é realmente benéfico para o bebé e para si, uma vez que levará uma vida mais saudável que ajudará a sua gravidez a desenvolver-se adequadamente.

 

Como deve ser minha dieta durante a gestação?

Apesar de tudo, também é possível que esteja a perder peso porque a sua dieta não é a mais adequada para estes meses e está a fazer demasiado exercício.

É importante que siga uma dieta saudável e equilibrada que garanta todos os nutrientes que o seu bebé necessita, bem como as calorias suficientes para si e para o desenvolvimento do feto. Embora seja verdade que não deve comer por dois ou comer em excesso, também não deve passar fome ou comer muito pouco, pois isto poderia afectar a sua saúde e a saúde do seu bebé.

Aqui estão algumas dicas chave a seguir durante estes meses para garantir que a sua dieta é adequada:

1- Pode aumentar as suas calorias diárias em cerca de 100 no primeiro trimestre, subindo para 300 no terceiro trimestre. No total, deve consumir 2.000 calorias, a menos que tenha diabetes gestacional ou outro problema.

2- Beba cerca de 2,5 litros de líquido por dia, especialmente água, infusões permitidas, caldos e sumos naturais.

3- Evite todos os alimentos proibidos que possam causar toxoplasmose, listeriose ou outras doenças tais como carne crua, peixe cru, alimentos fumados, queijos não pasteurizados, patês não pasteurizados, etc.

4- Tente reduzir o consumo de pastelaria, açúcares, gorduras trans e alimentos fritos que só fornecem calorias vazias e sem nutrientes benéficos.

5- Deve comer alimentos sazonais saudáveis e variados, promovendo fruta, legumes, cereais integrais, carne branca, peixe, leguminosas e produtos lácteos desnatados.

6- A sua dieta debe ter gorduras animais, gorduras vegetais, ácidos gordos essenciais, proteínas animais, cálcio, vitaminas (especialmente as do complexo B), minerais e hidratos de carbono.

Além disso, tente levar uma vida calma, dormir e descansar bem e fazer exercício regularmente, sem exagerar, pois o desporto em excesso pode ser mau e fazer com que perda peso.


Stoppard, Miriam (2006), Padres primerizos, Pearson Educación.

Fecha de actualización: 24-05-2021

Redacción: Irene García

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