Dor nos rins durante a gravidez

Dor nos rins durante a gravidez
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Entre os desconfortos que parecem na gravidez, a dor dos rins é uns dos mais frequentes. Não são poucas as mulheres grávidas que reclamam deste desconforto, que sofre acontece geralmente a noite ou no fim do dia, a partir do segundo trimestre

Habitualmente essas dores, localizadas na altura dos rins, geralmente não estão associadas a problemas no rins, mas sim com incômodos em regiões próximas, como as costas, coluna vertebral ou pélvis, mas vulneráveis durante a gestação.

À  medida que o bebé cresce, sei peso obriga as mulheres grávidas a curvar a sua coluna de forma exagerada para  colocar seu corpo em uma posição coerente com o centro de gravidade que fica deslocado. Isso é conhecido  no meio médico como lordosis lombar, provoca uma tensão constante na área que é a principal causa de dor nas costas ou rins . Por razões semelhantes este desconforto pode ser causada pela ciática .

Este desconforto se manisfesta com uma dor aguda que ocorre  a base das costas e parte posterior da perna, produzindo uma compressão do nervo ciático por uma articulação das costas. Embora este desconforto não seja próprio da gravidez em si, geralmente pior nesta fase, causando má postura, cargas excessivas, etc. A dor ciática é uma dor diferida, ou seja, não faz mal , onde o problema está ocorrendo , mas irradia para as áreas próximas.

No entanto, apesar de esta condição não ser um sintoma de doença grave , se estás no terceiro trimestre, consulte o yeu médico. A dor nos rins pode ser confundida com contrações uterinas. Quando acontecer com você, verifique se o útero se endurece ao mesmo tempo.

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Sim, é possível!

A principal regra de alimentação durante a gravidez não é mais do que seguir uma dieta equilibrada. Isto significa que deve incluir no seu menu diário uma grande quantidade de frutas e verduras, hidratos de carbono, fibra, proteínas e muitos líquidos. No entanto, nem tudo é assim tão simples, especialmente com as hormonas prontas a fazer das suas ao menor descuido e com os comuns desejos de uma gravida que fazem com que nunca esteja na completa e perfeita pirâmide nutricional.

 

Como acalmar a dor?

Felizmente esses incômodos geralmente são provocados por má postura, e não é grave, embora a dor possa ser tão forte que impede uma vida normal, dificultando algumas atividades. Por isso existem alguns remédios que previnem ou amenizam a dor:

- Evite ficar muito tempo com a mesma postura, seja sentada ou de pé.

- Faça exercício regularmente. Yoga, pilates ou natação são recomendados neste caso

- Aplique compressa quente ou gelada na região. Embora não seja comprovada sua eficácia, pode aliviar a dor

- Faça uma reeducação postural com objetivo de corrigir a lordose postural.  Informe-se sobre quais posturas são adequadas apara seu estado, evitando arquear a coluna em excesso ou carregar peso.

Exercícios para aliviar a dor nos rins durante a gravidez

Para aliviar as dores dos rins ou da zona lombar, fazer movimentos inclinando a pelvis geralmente ajuda.

Faça esses exercícios que te mostramos na sequência de leve, respirando pausadamente e repetindo de 6 a 8 vezes cada um. Esta atividade te ajudará a descansar e relaxar a região, suportar o peso do bebé suavizando a articulação da coluna vertebral- pelvis e evitando a distensão da área abdominal.

- Fique em pé com as costas retas ( não arqueado ) e os rins para dentro. Inspira. Lentamente encolhe músculos abdominais progressivamente, apertando as nádegas e empurre para a frente.Espire. Você pode se ajudar , colocando uma mão sobre a barriga e a outra em cima da parte traseira; enquanto faz o movimento você pode empurrar as mãos para guiá-la .

- De quatro, com as pernas em ângulo reto e com os braços perpendiculares ao chão, realize o mesmo exercício, ligeiramente curvado para trás , endireitando-se tanto a cabeça e levantar as nádegas mais alto possível . Inspire ao fazer o exercício e expire para voltar à posição inicial .

- Deitada com as pernas ligeramente flexionadas, com  planta dos pés apoiadas no chão e os braços ao longo do corpo. Curvada para trás e se inclina pelve , região lombar decolando no chão e levantar a parte superior das nádegas. Inspira. Retorna para a posição anterior , expelindo o ar.



Fecha de actualización: 21-05-2015

Redacción: Irene García

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