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É normal perder peso durante a gravidez?

É normal perder peso durante a gravidez?

Quando se está grávida e com excesso de peso ou obesidade, não é raro perder alguns quilos durante o período gestacional. Isto significa que o aumento de peso durante a gravidez destina-se a fornecer reservas de energia sob a forma de gordura armazenada que será necessária para o parto e a amamentação. Mas, se tiver reservas suficientes desta energia, o seu corpo não precisará de ganhar mais peso.

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Índice

 

O peso durante a gravidez

A balança torna-se uma parte da sua vida quando sabe que está grávida. O seu ginecologista irá provavelmente pesá-la na clínica e manter um registo do seu ganho de peso para ver que seja correcto e favorável ao seu estado. Em qualquer caso, deve saber que o peso varia muito de uma mulher para outra, uma vez que depende de cada circunstância e gravidez, especialmente do peso anterior a ficar grávida e da nossa altura. Há que ter em conta que:

  • As mulheres que sofrem de obesidade só devem ganhar de 5 a 9 kg de peso.
  • Mulheres com excesso de peso de 7 a 11 kg.
  • Mulheres que têm um peso normal, aproximadamente de 11 a 16 kg.
  • As mulheres que estão abaixo do peso normal têm de ganhar de 13 a 18 kg.

Por outro lado, é bem possível que comece a sua gravidez perdendo peso devido ao início das náuseas e vómitos durante o primeiro trimestre. Especialmente perderá mais peso se sofrer de enjoos matinais. É bastante normal que não lhe apeteça comer nesta fase porque a comida não costuma a sentá-lhe bem. No entanto, deve evitar ficar desidratada. Para o fazer, beba líquidos frios que são os melhores para o seu estômago, e beba pouco a pouco. Outros alimentos que são normalmente bons para si são iogurtes, arroz ou maçãs.

Do mesmo modo, provavelmente também já ouviu que as mulheres obesas dizerem que o seu médico as aconselhou perder peso durante a gravidez. Isto porque a sua perda de peso contribui para um menor risco de certas complicações, tais como pré-eclâmpsia, cesariana de emergência ou um bebé mais grande do que o normal.

 

Porque é que perco peso se estou grávida?

Durante as primeiras semanas de gravidez, muitas mulheres perdem alguns quilos devido as náuseas e vómitos que as levam a comer pouco ou até a vomitar. Desde que se mantenha hidratada e não sofra de hiperemese gravídica (vómitos graves), não precisa de se preocupar. Mesmo que perca alguns quilos, nestas semanas as necessidades nutricionais do bebé são menores já que está a desenvolver-se, mas só começa a ganhar peso na semana 20, pelo que não é prejudicial para o feto se a mãe perde alguns quilos.

Além disso, sabendo que está grávida, é normal que os seus hábitos alimentares mudem. Deixará de beber álcool e de comer certos alimentos que engordam, tais como embutidos e gorduras, o que pode causar a perda de um bocadinho de peso.

Também é possível que esteja a perder peso porque está a fazer demasiado exercício ou a levar uma vida muito estressante. Por isso, não quera fazer muito exercício ou passar o dia todo a correr, pois precisa de certificar-se de que está a receber nutrientes suficientes para o seu bebé.

Outra opção é perder algum peso se tiver uma doença como gastroenterite, infecções das vias respiratórias, infecções do tracto urinário, etc. Assim que a doença estiver curada e se sentir melhor e com mais apetite, poderá voltar a ganhar peso normalmente.

 

Riscos engordar muito pouco durante a gravidez

Ganhar demasiado peso durante a gravidez é mau, mas ganhar menos peso do que é recomendado para o seu peso e altura também é mau.

Se ganhar muito pouco peso, o seu feto pode não receber nutrientes suficientes e pode desenvolver Restrição do Crescimento Intrauterino Atrasado (RCIA) ou baixo peso à nascença.

A restrição do crescimento intrauterino atrasado é o abrandamento patológico do crescimento fetal, resultando num feto com maior risco de nascimento prematuro, complicações perinatais e morte.

Por esta razão, é aconselhável verificar o seu peso em cada consulta médica e, se a parteira ou profissional médico considerar que está a ganhar muito pouco peso, podem recomendar-lhe que aumente a sua ingestão calórica (sempre a partir de alimentos saudáveis) e que descanse para que o peso que ganha vá directamente para o bebé.

 

Dicas para uma gravidez saudável

- Esqueça a dieta, a menos que o seu médico a recomende.

- Não é necessário comer a dois, só é preciso conhecer as suas necessidades calóricas. Por exemplo, as mulheres que começaram a sua gravidez com um peso normal precisam de consumir cerca de 300 calorias extra.

- Se tiver alguma dúvida sobre se deve perder peso, opte por ir ao seu médico ou nutricionista para que a aconselhe sobre os alimentos essenciais que contêm os nutrientes necessários para nutrir o feto.

- Tente evitar calorias desnecessárias, pois não fornecem ao seu bebé os nutrientes necessários.

- Comer cinco pequenas refeições por dia.

- Tente fazer a maioria das suas refeições a partir de alimentos saudáveis.

- Exercite-se de uma forma adequada às mulheres grávidas.

- Controle o peso que ganha durante a gravidez.


Glosario

Emese gravídica

Definição:

Vómitos da gravidez durante os 3-4 primeiros meses. Quando o quadro se agrava chama-se hiperemese gravídica.

Sintomas:

Vómitos continúos, náuseas, mau-estar geral, cansaço.

Tratamento:

Existem muitos remédios naturais e truques para conter as náuseas, como tomar o pequeno almoço na cama, beber muitos líquidos, comer frequentemente, beber sumo de limão ou infusões... Se nada disto funciona, existem medicamentos para os casos mais graves, como as pastilhas contra os enjoos.

West, Zita (2007), El cuidado del bebé antes del nacimiento. Ed. Pearson Alhambra.

Intrauterine growth restriction: long-term consequences https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S0716864016300608?token=2F5773E51D749732E7E39885C991870AB6F3907D330A240D5F612157880E8E6CBFD02A78575AB6B9263D4F056C7FA893

Fecha de actualización: 19-02-2021

Redacción: Esperanza Pavón

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