Enjoos, naúseas, stress ... aprenda a combater alguns desconfortos da gravidez com remédios naturais

Enjoos, naúseas, stress ... aprenda a combater alguns desconfortos da gravidez com remédios naturais
Partillhar

Por esta altura já saberá que uma gravidez não é nenhum mar de rosas. Ao longo dos nove meses é normal que sinta certos desconfortos próprios desta etapa que em algumas ocasiões pode arruinar-lhe um dia que parecia perfeito. No entanto, para juntar a estes desconfortos está o facto de que a gestação é uma das mais importantes, senão a principal, contra-indicações da maior parte dos fármacos.

Não desespere! Neste artigo oferecemos-lhe uma série de conselhos naturais para lidar contra alguns destes desconfortos sem ter de recorrer aos comprimidos.

Enjoos matinais e náuseas

Os truques que se utilizam para viajar de barco que evitam as desagradáveis indisposições provocadas pela navegação pode ser a solução. Pode mesmo utilizar as pulseiras anti enjoo. Ao contrário dos comprimidos para o enjoo, estas pulseiras não produzem efeitos de sonolência. Embora lhe pareça estranho, as pulseiras anti enjoo exercem pressão em certas zonas do pulso o que faz com que não enjoe, inclusive se está em terra firme. Outra solução é comer refeições frias e alimentos com alto conteúdo líquido. Especialmente os citrinos. Um limão ou uma laranja pela manha, em qualquer uma das suas formas, pode fazer milagres. Acostume-se a integrar uma rodela de limão ou laranja no chá do pequeno-almoço... notará a diferença!

Embora de natural tenham muito pouco, os refrescos gaseificados como a coca-cola ou a água tónica também podem ser uma grande ajuda. Com este tipo de bebidas bem frias, beba pequenos golos.

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Alguns conselhos para diminuir as perturbações do sono durante a gravidez

Alguns conselhos para diminuir as perturbações do sono durante a gravidez

A gravidez afecta todas as funções do organismo, incluindo o sono. Em cada trimestre as alterações são distintas, já que as mudanças hormonais e físicas alteram de maneira diferente o corpo segundo a etapa da gestação. Nos primeiros meses terá muito sono, enquanto nos últimos o tamanho da sua barriga irá impedi-la de dormir de maneira regular. Segundo uma entrevista da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, cerca de 78% das mulheres têm mais transtornos do sono durante a gravidez que em qualquer outra época da sua vida.

As infusões à base de folhas de framboesa são conhecidas pelas suas propriedades para combater as náuseas e enjoos matinais. São ricas em ferro e, para além disso, ajudam a fortalecer a parede uterina, a aumentar a produção de leite e a reduzir as dores do parto. No entanto existe uma certa controvérsia acerca do momento em que se deve usar este tipo de infusões. Muitos especialistas recomendam prudência e aconselham a tomar exclusivamente a partir do segundo trimestre, já que a sua toma já esteve relacionada com a presença de hemorragias. O gengibre também pode ajudar a mitigar as náuseas no início da gravidez. Tomá-lo em infusão ou ralado para temperar alimentos.

Sumos anti náuseas

Numa liquidificadora ou com a varinha magica misture os seguintes ingredientes:

- Gengibre, kiwi e hortelã.

- Maçã, gengibre e cenoura.

- Ananás, kiwi, laranja e hortelã.

Os ingredientes destes sumos são excelentes remédios contra as náuseas e, dessa forma, quer melhor forma para combatê-las do que começar o dia com um revitalizante sumo de frutas?

Ardor de estômago e gases

Em primeiro lugar evite a todo custo alimentos que possam provocar flatulência. Se tem propensão a padecer de gases, agora que está grávida possivelmente expulsará mais do que o habitual e irá sentir-se mais inchada depois de comer. Elimine da sua dieta os legumes, a couve-flor, os brócolos, as bebidas carbonatadas e todos aqueles alimentos que produzam gases.

Diminuir a quantidade de alimentos em cada refeição e comer mais frequentemente contribui para manter o inchaço da barriga. Dessa forma, é preferível realizar cinco, seis ou sete pequenas refeições do que duas refeições pesadas. As folhas de hortelã em infusão são muito eficazes, assim como as elaboradas com nebrinas /bagas do zimbro) e anises. O anis é um digestivo carminativo e, para além disso, aumenta a secreção láctea. É recomendável o fruto de anis reduzido a pó ou tomado em infusão, já que a essência não actua da mesma maneira.

A casca de laranja amarga é um excelente tónico estomacal e carminativo (facilita a expulsão dos gases). O cominho também é um estimulante peristáltico (excita os movimentos do estômago) e, dessa forma, carminativo. Tome-o em pó ou infusão.

Dor de cabeça

Descanse em lugares escuros ou com muito pouca luz. Sente-se ou deite-se num quarto às escuras colocando uma compressa fria na testa ou sobre aquelas partes da cabeça onde sente a dor.

Pressionar os pontos da cabeça e pescoço onde se concentra dor realizando uma pequena massagem pode ser mais eficaz que uma aspirina. Em algumas ocasiões, um duche ou um banho com água morna são suficientes para "lavar" a dor e fazê-la desaparecer. Se juntar umas gotas de eucalipto ainda estará a descongestionar as vias respiratórias. Por vezes, também pode ser a sinusite que está na origem da cefaleia. Aposte na reflexologia e nas massagens. Vendo isto pelo lado bom, já tem a desculpa perfeita para ir a um spa mais frequentemente.

Os benefícios da água ou das massagens podem ser o que de facto precisa para retirar esse "peso" de cima. Não se esqueça de descansar e dormir num espaço fresco e ventilado. Sabe-se que existem vários factores do dia-a-dia que contribuem para as enxaquecas, entre eles está o stress, as alterações hormonais, a falta de sono, a ingestão de determinados alimentos, etc. Preste atenção às possíveis causas, alterar certas rotinas pode ajudar a eliminar a origem as dores de cabeça.

Gengivas inflamadas

Durante a gestação a saúde oral das mulheres requer mais atenção, já que as alterações hormonais também podem causar alterações nas mucosas da boca. É frequente entre as grávidas o aparecimento de gengivite (inflamação das gengivas) que apesar de desaparecer depois do parto deve manter-se sob controlo para evitar que derive numa patologia mais grave.

Para acalmar os possíveis desconfortos relacionados com este problema, deve manter uma boa higiene (apesar do possível sangramento durante a escovagem). Depois de lavar os dentes e sempre que sinta uma certa sensibilidade ou inflamação deve bochechar água com sal. A infusão de folhas de framboesa é um bom remédio como elixir bucal para as gengivas inchadas e para as úlceras da boca.

Stress e ansiedade

Não é preciso dizer que a ansiedade não é nada recomendável para a sua saúde nem para a do pequeno. Se este estado de espirito converteu-se em algo habitual, deve pôr-se em forma! Uma das soluções podem ser as aulas pré-natais. Na maioria dos ginásios existem programas especiais com exercícios para grávidas. O exercício físico é um dos melhores libertadores de stress, já que descarrega endorfinas que elevam o seu humor e, para além disso, ajudam-na a manter-se saudável e em forma durante os nove meses.

Relaxe. Como? Prepare um ambiente tranquilo: um quarto escuro ou com luz suave e coloque música relaxante que inspire a calma. Permaneça sentada durante meia hora e faça deste momento uma rotina. Se um dia não pode dispensar 30 minutos, faça-os apenas por 15 minutos...irá valer a pena!

Para evitar a ansiedade também pode recorrer a certos alimentos "tranquilizantes". É o caso dos cereais como a aveia ou o trigo que são fantásticos relaxantes naturais. Habitue-se a incluir pelo menos uma ração diária na sua dieta. A levedura de cerveja, pelo seu alto conteúdo em vitamina B, também é um grande complemento para lutar contra a ansiedade. Pode consumi-la juntamente com leite ou iogurte. Entre as plantas que reduzem a excitabilidade nervosa estão ainda a valeriana, a tília e a laranja doce. Faça infusões com uma mistura de todas elas e junte-lhe um pouco de mel.

A água de azahar (laranjeira), sozinha ou com tília, ajuda a conseguir um sono tranquilo em estados de excitação. A melissa, uma conhecida planta com um característico odor a limão, tomada em forma de tisana também ajuda a aliviar os nervos, a facilitar as digestões difíceis em certos estados de nervos e a acalmar as dores de cabeça provocadas pela ansiedade.

Um último conselho

Apenas porque um alimento é natural não significa que seja necessariamente bom e saudável. Existem muitas ervas e plantas, totalmente naturais, que estão contraindicadas durante a gestação ou em algum caso concreto. Não se esqueça de consultar sempre o seu ginecologista antes de tomar qualquer infusão.



Fecha de actualización: 21-07-2008

Redacción: Irene García

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