Eu não sabia que estava grávida e fui ao ginásio

Eu não sabia que estava grávida e fui ao ginásio
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Mesmo que esteja à procura de uma gravidez, é normal não fazer um teste ou começar a suspeitar até à quarta ou quinta semana de gravidez, pelo que nas primeiras 2 ou 3 semanas é normal que ainda não saiba que está a desenvolver um bebé e continue com sua vida normal, que inclui ir ao ginásio ou fazer outras atividades que, agora que você sabe, preocupa você que eles podem ter prejudicado seu bebé.

A primeira coisa a fazer é não se sentir culpada, porque não é necessário deixar a sua vida ao tentar engravidar, pois isso pode levar meses, por isso é normal, até que você comece a suspeitar ou confirmar a gravidez com um teste ou um exame de sangue, continue fazendo sua vida normal e fazendo atividades que não são boas na gravidez, como beber álcool ou fumar. Então é normal, não se sinta culpado e pare de fazer o que você sabe que pode ser perigoso agora.


Além disso, se você está preocupado que qualquer uma dessas atividades pode ter afetado o desenvolvimento do feto nessas primeiras semanas, onde organogênese ou formação de órgãos importantes como o coração ou os pulmões começar, você deve saber que nestas primeiras semanas de natureza é muito sábio e opera a "lei do tudo ou nada", ou seja, ou afectar totalmente o embrião eo aborto ocorre, ou nada acontece. Esta lei assinala que, durante os primeiros 15 dias de gestação, aproximadamente, durante a formação da blástula, há malformações ocorrem porque as células são totipotentes: se você for ferido ou está danificado, outros substituído como se nada tivesse acontecido . Em suma, se algo acontecer, ou toda a blastula é afetada e aborto ocorre ou nenhuma malformação, por isso, se tudo correr bem e não há sangramento intenso ou outros sintomas de um possível aborto, você não se preocupe , já que a coisa mais segura é que o seu embrião é perfeito.

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Eu não sabia que estava grávida!

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Até o dia em que o teste de gravidez confirma as suspeitas, a maioria das mulheres gasta cerca de um mês sem saber que elas levam uma nova vida dentro delas. Quando o ginecologista ratifica a notícia, é normal olhar para trás, começar a lembrar e ... Meu Deus, se no último final de semana eu saí até as primeiras horas da manhã! Não entre em pânico, isso geralmente acontece. No início da gravidez - precisamente quando ela carrega os maiores riscos - você pode estar angustiado por ter cometido alguma imprudência da lista de hábitos proibidos. Silencioso, não há motivo para alarme, mas agora que você está ciente do seu estado, tente lembrar seus erros diários para corrigi-los o mais rápido possível.

 

É mau ir ao ginásio grávida?


Uma das atividades que podem ter feito durante estes primeiras semanas de gestação em que ainda não conhecem o seu estado pode ter sido indo para o ginásio para máquinas, pesos livres ou outras atividades. E, embora existam certos exercícios e esportes aconselhados contra a gravidez, você não deve se preocupar porque o normal que este tipo de formação não afetam o feto, especialmente se você está acostumado a praticar esportes regularmente.


De fato, muitos estudos que sugerem que o exercício durante a gravidez é muito benéfico, pois ajuda a aliviar algum desconforto e preparar o corpo para o stress do trabalho. Alguns dos benefícios de praticar esportes regularmente nestes 9 meses são: reduz o stress ea ansiedade, promove o sono, aumenta a energia, diminui o desconforto, como prisão de ventre, dor de cabeça ou dor nas costas, ajuda a controlar a aumentar peso, ajuda encaixe perfeito do bebê, reduzir a duração do trabalho, etc. Então, se tem uma contra-indicação médica, você deve exercitar regularmente durante a gravidez.

No entanto, o exercício freqüente não é o mesmo que passar quatro horas por dia no ginásio exercitando até que você não pode fazer mais. O esporte é bom sim, e você pode continuar com ele, mas você deve reduzir o ritmo e a intensidade e evitar algumas práticas que não são recomendadas nesses meses.


Quanto ao ginásio, você pode continuar, mas deve evitar os exercícios com impacto na região abdominal ou levantar muito peso. Você deve informar ao seu monitor que está grávida para deixar os exercícios que não são aconselháveis nesses meses e trocá-los por outros mais adequados. Você deve ter em mente que durante esses meses aumenta o hormônio relaxina, que atua nos ligamentos e articulações tornando-os mais elásticos, o que aumenta suas possibilidades de cair ou ferir durante o exercício.

Os esportes mais recomendados nesses meses são pilates, yoga, caminhada, bicicleta ergométrica, natação ou hidroginástica. Se você estava acostumado a fazer outros exercícios, pode continuar com cuidado. Por exemplo,  pode continuar fazendo step os primeiros meses de gravidez, já que é um exercício de baixo impacto. Você também pode continuar fazendo zumba sempre que não fizer mais do que 3 vezes por semana e adaptar o ritmo e os movimentos ao seu novo estado. Quanto aos exercícios abdominais, você pode fazer alguns exercícios como lateral, levante a pélvis ou treino com bola de pilates, mas não abs clássico ou hipopresivos. E não se esqueça dos exercícios de Kegel, que ajudam a fortalecer os músculos do assoalho pélvico que ambos sofrem nestes meses.


Você vê, há muitas atividades e exercícios que podem continuar praticando, mas você deve evitar o vício ao ginásio e exercícios duras e excessivas, como eles podem causar vários problemas com a gravidez, como aborto espontâneo, entorses, lesões, danos ao feto se nossos aumentos de freqüência cardíaca acima de 140, o que pode reduzir o fornecimento de sangue para o feto, bebé abaixo do peso ao nascer, se eles não recebem o suficiente gordura e até mesmo o nascimento prematuro, como alguns exercícios podem acusá contrações uterinas prematuras.

Portanto, você pode continuar indo ao ginásio e continuar com muitas de suas rotinas, mas você deve diminuir o ritmo, frequência e intensidade, evitar exercícios perigosos e seguir uma série de dicas:


- Controla tuas pulsações para que nunca excedam 140 por minuto. Você tem que ser capaz de falar enquanto se exercita. Se não, você deve parar imediatamente e desacelerar ou até mesmo descansar. Para que o exercício seja seguro e eficaz, é necessário calcular a frequência cardíaca máxima (HRM) e, a partir disso, a frequência desejada: FCM = 220 - a sua idade. Durante a gravidez, uma frequência de 60-80% do seu FCM é aceitável (um pouco menos se você não estivesse em forma). Por exemplo, se você tem 30 anos e estava em boa forma antes da gravidez, você deve se exercitar até atingir 133-152 batimentos se estiver em boa forma e 95-114 se não estiver acostumado a praticar muito esporte.

- Use calçado adequado antiderrapante e roupa desportiva respirável.


- Beba muita água antes, durante e depois.


- Sempre comece devagar e aqueça.


- Evite altas temperaturas, pois o superaquecimento pode afetar o feto, tente exercitar-se em um ambiente arejado e fresco.


- Ouça o seu corpo e, assim que uma atividade ou treinamento faça com que você se sinta desconfortável ou perturbado, pare.


- A partir do segundo trimestre, não é recomendado fazer exercícios deitada por muito tempo, já que o peso do útero pode comprimir a veia cava inferior, responsável por transportar o sangue para o coração de suas extremidades inferiores, o que reduz o fluxo de sangue para sua própria cabeça e para o bebé.

 

 

 

Fonte:

Huggins-Cooper, Lynn (2005), maravilhosamente grávida, Madri, Ed, Nowtilus.

 

Redacção: Irene García



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