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Férias sem stress

Férias sem stress

Está prestes a ir de férias? Antes de iniciar a viagem para o tão esperado descanso tem de preparar tudo o que é preciso: as compras, as malas, adiantar o trabalho, os assuntos de última hora, despedidas, etc. Se ainda por cima estiver grávida, o nível de stress pode multiplicar-se por dois. Não deixe que o seu estado de graça a impeça de desfrutar de uma merecida escapadela.

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O stress actua sobre o sistema nervoso e sobre a saúde em geral de todas as pessoas. Para além disso, segundo vários estudos a ansiedade que a mãe sofre durante a gravidez pode aumentar o risco de nascimentos prematuros e de bebés com peso insuficiente. Felizmente que seguindo algumas recomendações pode manter os níveis de stress equilibrados, conservando o equilíbrio, a energia, a serenidade e uma aparência radiante durante o Verão.

 A primeira coisa que deve ter em consideração quando organiza as suas férias é saber qual é o momento mais adequado da gravidez para o fazer. Os especialistas aconselham o segundo trimestre para viajar. As náuseas, os enjoos matinais e a fadiga típicos do primeiro período já ficaram para trás e ainda não tem uma barriga demasiado grande que a impeça de se mexer. Em qualquer caso, como tudo, depende de cada mulher: do estado de saúde, de ânimo, etc.

Também deve ter em conta todos estes factores quando for escolher o destino. Independentemente do estado de avanço da gravidez, umas férias simples talvez sejam a melhor opção. Um hotel com Spa pode ser uma das principais escolhas entre as mulheres grávidas.

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Medo de ir à escola

Medo de ir à escola

O medo de ir à escola é muito comum num ou outro momento do desenvolvimento dos mais pequenos. A maioria das crianças gosta de ir à escola e de estar com os colegas mas para algumas ficar sem os pais é uma verdadeira angústia.

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No entanto, primeiro que tudo: Planificação. Prepare com alguma antecedência uma lista de tudo aquilo que deve fazer, depois planifique como fazê-lo e deixe tempo livre para os atrasos inesperados. Inclua o que tem de fazer antes e depois da viajem. O melhor é fazê-lo por ordem de prioridades para que as possa ir resolvendo a pouco e pouco, mas sendo sempre realista. Não sobrecarregue a lista com mil coisas que não poderá realizar no tempo que tem disponível. Isto apenas vai gerar uma maior ansiedade. Elimine as tarefas que não são urgentes. Estime quais são as que podem ser feitas noutra altura do ano. É preferível que o que não pode fazer hoje deixe para amanhã, mas sem preocupações. Verá como você e o se bebé vão agradecer.

Não deve encher-se de tarefas, mas tudo aquilo que pode fazer hoje faça, o mais brevemente possível. As tarefas pendentes ficam na cabeça a atormentar e a produzir stress. Resolvê-las cria uma sensação de alívio e satisfação pela tarefa cumprida.

Se for necessário delegue as tarefas. Reparta as tarefas domésticas com o seu marido e com outros membros da família.

Conselhos para um Verão reparador

Beba água abundantemente, entre 8 a 10 copos diários. Beber água, quando os nervos aparecem, pode ser uma prática saudável que, para além de acalmar a ansiedade, pode ajudar a resistir ao café ou a alimentos com muitas calorias e gorduras.

Reduza a quantidade de café. A cafeína pode aumentar os níveis de stress das hormonas e este aumento pode durar o dia inteiro, mesmo na hora de dormir.

Mantenha uma alimentação saudável. Estar de férias não significa despreocupar-se com a alimentação. Se seguir estes conselhos o seu corpo e a sua mente irão agradecer.

- Evite as comidas pesadas, ricas em gorduras.

- Introduza na sua dieta proteínas, frutas, verduras e alimentos antioxidantes que reforçam as suas defesas para poder combater o stress. A vitamina C ajuda a manter a mente desperta. Comprovou-se também que quem consome laranjas sente-se menos stressado. Os frutos secos são ricos em Omega-3 e alimentam o cérebro.

- Outros alimentos relaxantes. Existem alimentos específicos que estimulam o bom funcionamento das células nervosas ajudando, desta maneira, o organismo a manter-se relaxado. Entre estes encontra-se o plátano, o gérmen de trigo, a levedura de cerveja e as sementes de girassol.

- Outros truques anti-stress: tenha sempre à mão uma barrita de alcaçuz para o caso de ter fome, para além disso, tem um poderoso efeito anti-stress.

Se for imprescindível inclua suplementos nutricionais. Sempre de acordo com a prescrição médica.

Fuja dos alimentos com açúcar e modere os hidratos de carbono refinados, que elevam o açúcar no sangue, estragam a pele e diminuem os níveis de energia.

Exercício

Um pouco de movimento pode fazer maravilhas aliviando o stress. Andar à beira do mar, nadar na piscina do hotel ou passear pela cidade ao entardecer são boas opções para recarregar as energias.

Pratique algumas actividades físicas que não suponham movimentos bruscos nem que seja necessário pegar em pesos, pois em vez de ajudar pode estar a prejudicar a sua gravidez.

Depois de completar todos os exercícios estique o seu corpo respirando suavemente. Também pode fazer este alongamento no chão deitada de barriga para cima, claro.

Relaxamento

Existem muitas ocasiões nas quais é inevitável o stress. Quando isto acontecer. Não deixe de colocar em prática as seguintes sugestões:

- Há sessões de yoga, meditação e outras actividades que ajudam a conseguir momentos de serenidade e a reduzir os níveis de stress.

- Relaxe a sua mente. Escolha um lugar cómodo. Feche os olhos e imagine que está em frente a um oceano. Comece a respirar profundamente e o mais lentamente que conseguir, inalando pelo nariz e expulsando o ar pela boca. Quando soltar o ar imagine que está a expulsar tudo aquilo que lhe produz stress: o esgotamento, a tensão, a dor, os enjoos, etc. Ao inspirar absorva toda a energia positiva do oceano.

- Outra proposta muito simples de relaxamento consiste em contemplar o céu estrelado, as nuvens, o mar, etc. Não procure sentido naquilo que vê … apenas observe.

- Durma o suficiente. A maioria das pessoas necessitam de 8 horas de sono. É indispensável para a saúde, especialmente no seu estado. Uma caminhada antes de ir dormir ajudar a trazer o sono.


Fecha de actualización: 21-07-2009

Redacción: Irene García

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