Grávida no Verão?

Grávida no Verão?
Partillhar

Faz calor, sente-se pesada, está suada, asfixiada e para ajudar está grávida. Se isto lhe parece a combinação ideal de ingredientes para lhe estragarem as férias, fique tranquila pois existem formas de sobreviver a um Verão com a sua barriga de grávida.

As alterações repentinas da temperatura, próprias do Verão, devido às constantes entradas e saídas de espaços com ar condicionado ou às frequentes viagens podem fazer com que se sinta cansada, enjoada e que, em muitos momentos, tenha dificuldades em respirar. Quando uma mulher está grávida a sua temperatura corporal pode marcar um par de graus a mais do que no estado normal, se a isto juntarmos o calor sufocante da casa, em pleno mês de Agosto, provavelmente a sua sensação térmica será maior do que a das outras pessoas. Não deixe de colocar um pano humedecido em água fresca na barriga ou na cara, pois ajudará a diminuir a temperatura corporal.

Alimentação para ultrapassar os calores

Nesta época, provavelmente, sofrerá de mais náuseas, mais enjoos, etc. Se as hormonas são as culpadas, fique a saber que o calor também não vai ajudar. Desta forma, deve ter muita atenção àquilo que come. Evite as comidas pesadas e coma alimentos baixos em gorduras e proteínas. As comidas pesadas obrigam o organismo a trabalhar mais e durante mais tempo, o que acaba por gerar mais calor. Escolha alimentos ricos em fibra, especialmente verduras e frutas frescas. Para além disso, beba muitos líquidos, será a combinação perfeita.

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Ter um animal de estimação em casa pode ser bom tanto para as crianças como para as famílias em diferentes aspectos, mas também pode originar certos riscos, como as alergias ou as infecções. Tome nota das regras para desfrutar ao máximo da convivência com um animal de estimação.

 

 

Coma diariamente alimentos ricos em hidratos de carbono (pão, arroz, massas, etc.), bem como saladas, verduras cruas ou cozinhadas, carne branca, etc. Minimize as quantidades de sal, que provocam retenção de líquidos, no entanto, não o elimine de todo já que é benéfico para a formação do feto.

Sacie a sua sede

Se costuma suar muito com o calor, assegure-se de que bebe líquidos suficientes. Nos dias mais quentes a perda de líquidos é mais elevada devido à transpiração. Desta forma, é necessário restabelecer constantemente os líquidos eliminados, consumindo muita água.

A água é a melhor alternativa, mas também os sumos de frutas, o leite ou as bebidas naturais têm uma grande capacidade de rehidratação. Estas na sua composição têm um alto conteúdo de sódio, glicose, potássio e outros minerais que favorecem a absorção da água. Assegure-se de que bebe os líquidos suficientes ao longo do dia.

Os refrescos açucarados e as bebidas com cafeína devem ser consumidos com moderação. Não beba álcool pois prejudica o desenvolvimento do bebé.

Roupa

Quando o calor aperta o mais recomendado é evitar submeter-se à moda se esta for contra a comodidade. Desta forma, o seu vestuário deverá ser, acima de tudo, fresco. Opte por tecidos naturais e transpiráveis como o algodão ou o linho que permitam que a sua pele “respire”.

Escolha roupas de cores claras e neutras que reflectem a luz do sol.

No que diz respeito ao calçado não use sapatos de plástico, para não submeter os seus pés a verdadeiras torturas. Use calçado cómodo fabricado com materiais naturais, como a pele ou o algodão.

E em casa?

Fique em casa nas horas de mais calor. Baixe os estores e evite o sol directo. Ligue o ar condicionado se for necessário. À noite é preferível não baixar os estores totalmente, deixe-os um pouco abertos. Tenha em conta que durante a gestação o seu corpo necessita de mais oxigénio do que o habitual e, em algumas ocasiões, talvez lhe custe a respirar.

Dê passeios ao final da tarde para que durante a noite durma melhor, vai ver que resulta!

Alguns truques para refrescar o seu corpo:

- Nade na piscina. A natação não só refrescará, como também é um excelente exercício para diminuir a compressão do nervo ciático, originado pelo peso da barriga.

- Leve sempre uma garrafa de água no bolso e beba quando sentir os primeiros efeitos do calor.

- Se a sua gravidez não a impediu de continuar a sua rotina no ginásio, então vá nas horas mais frescas do dia.

- Aprenda a respirar. A respiração é um factor essencial que intervém no refrescamento do corpo.

- Fuja do sol do meio-dia. As mulheres grávidas têm mais tendência a sofrerem de queimaduras solares.

 Evite fazer actividades físicas nas horas de mais calor.

- Não se esqueça do creme solar. Aplique sempre que saia à rua, mesmo que não vá para a praia.

 Quando estiver na praia permaneça à sombra, debaixo do chapéu. Refresque-se com água fresca e com bebidas.

- Aproveite para dormir. O calor pode cansá-la ainda mais, dessa forma, dormir pode ajudar a ultrapassar as horas de calor.

- Peça ajuda. O aumento do seu cansaço é proporcional ao aumento da temperatura da sua barriga. Peça ajuda aos seus familiares ou amigos sempre que estiver cansada.



Fecha de actualización: 27-08-2008

Redacción: Irene García

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