Reducaçao postural na gravidez

Reducaçao postural na gravidez
Partillhar

O corpo de uma mulher grávida muda muito rapidamente, a lordose fisiológica (curvatura anormal da espinha dorsal) da parte inferior das costas torna-se uma hiperlordose durante a gravidez devido à posição que a mulher tende a tomar. O aumento do intestino produz um deslocamento anterior do eixo de gravidade do corpo, o que faz com que ele seja compensado por meio de um aumento da base de sustentação (separação dos pés) trazendo os ombros para trás e a cabeça para a frente.

Tudo isso leva a gestante a adotar uma série de posturas típicas desse estado para realizar suas tarefas diárias, o que pode ocasionar o início da lombalgia (presente em quase todas as gestantes), dorsalgias e cervicalgias.

A solução para combater esses desconfortos é aprender uma higiene ou reeducação postural que torne a gravidez mais suportável e que também seja muito útil ao longo da vida.


ImageDe pie

Não fique com os pés juntos, os joelhos esticados e a curva lombar exagerada. Assim como não coloque as mãos em frascos na parte inferior das costas, pois isso irá piorar o encurtamento muscular e a dor.

A posição correta está em inclinar a pélvis para corrigir a curva lombar e alternadamente mudar o peso do corpo de uma perna para outra, idealmente, a perna que não está apoiando é flexionada e apoiada por uma bancada à nossa frente. Desta forma, a coluna retifica passivamente a curva lombar. Provocar uma extensão da musculatura, refletindo-a e evitando que ela doa.

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Pré-eclâmpsia na gravidez: principais sintomas e riscos

Pré-eclâmpsia na gravidez: principais sintomas e riscos

Sabe o que é a pré-eclâmpsia? Detrás deste nome tão esquisito esconde-se uma doença bastante comum nas grávidas, sobretudo depois da 20ª semana. Esta dolência caracteriza-se por um aumento da pressão sanguínea, cujas causas são desconhecidas, e que se se trata com tempo, não há motivos para ter graves consequências nem para a mãe nem para o bebé. Por isso, conhecer os seus sintomas é essencial para evitar as suas possíveis complicações.

Na rua, pode ser mais difícil encontrar um ponto de apoio. Se não encontras nada que lhe serve (um passo, um meio-fio ...) avance o pé e carregue o peso no outro e altérnalos.


Sentada
O ideal seria que senta-te em uma cadeira confortável com a tua bunda bem para trás para que suas costas permaneçam retas. É essencial que os quadris e os joelhos estejam bem dobrados, para que a parte inferior das costas fique bem presa ao encosto; para isso, você deve ajudar um banco no qual colocar os pés.

Se quiseres colocar uma almofada, não a coloque na parte inferior das costas, pois desta forma estarias acentuando a hiperlordose. Coloque-o na área dorsal.

No trabalho, quando te sentas em frente à mesa e tens que virar para um lado e outro (para acessar o computador, o telefone ...)  deves garantir que é a cadeira que gira e não o teu corpo. Se a cadeira não estiver girando, as pernas devem acompanhar o movimento do tronco para os lados.


ImageTumbada
Face para cima: Não é a posição mais adequada que uma gestante deve adotar e se for adotada não deve ser mantida por muito tempo, pois o bebê comprimiria vasos sangüíneos e nervos que podem causar problemas circulatórios, além de edema, câimbras, etc. No entanto, se você adotar essa posição, deve flexionar os quadris e os joelhos (90º) para corrigir a lordose lombar dessa maneira. Você pode se deitar no chão e usar o sofá para apoiá-lo. Se você não tem nada para fazer, dobre as pernas e descanse os pés no chão. Se você vai ficar na cama por um tempo, coloque um travesseiro sob os joelhos dobrados.

Do lado esquerdo: É a posição ideal que uma gestante deve adotar para se beneficiar do retorno venoso. Avance uma perna dobrando o joelho e apoie-a em um travesseiro. O joelho da perna deve ser ligeiramente flexionado. Tenha cuidado para não comprimir o braço ou a articulação do ombro. Você também pode flexionar as duas pernas juntas e colocar o travesseiro entre elas.

De cabeça para baixo: É a posição menos recomendada para qualquer pessoa, grávida ou não, pois acentua a lordose lombar. No entanto, durante os primeiros meses de gravidez pode ser usado colocando uma almofada sob o umbigo e banir quando o volume do abdômen aumenta.


No carro

Co-piloto: Use um banco similar ao que recomendamos na posição sentada. Se isso falhar, flexione e levante uma perna para a cadeira e altere-a com a outra.

Condução: Posicione-se a uma distância adequada do volante e controle para que não precise puxar as costas quando precisar usar os pedais, ou seja, você tem que perceber que o movimento nasce do quadril e não pelas costas.

Para entrar e sair do carro, imagine que você usa uma minissaia apertada, ou seja, para sentar-se primeiro no banco com o corpo e as pernas voltadas para fora e depois virar o corpo, juntando as duas pernas e, ao contrário, virar primeiro o corpo e as duas pernas para fora e depois levante-se.


ImageLevantando-se da cadeira
Tenha em mente que quanto menor a cadeira você vai se sentar, maior o esforço que você terá que fazer para se levantar. Quando estiver sentado, junte os pés sob os joelhos (nem para a frente nem debaixo do banco) e levante-se com os joelhos, empurrando a cabeça para a frente (curvando o tronco) e depois para cima, com o corpo simétrico.

ImageBaixar-se
A maneira correta é dobrar os joelhos e os quadris, para que possamos alcançar facilmente a meta que queremos tirar do chão. Se estiver pesado, antes de iniciar a jornada de volta, você deve colocá-lo no peito, para que ele se torne parte do peso do seu próprio corpo. Dessa forma, ao retornar à posição inicial, são as pernas que trabalham e não a coluna, com as quais evitaremos sobrecarregá-la.


ImageDeitar e acordar-se da cama

Para deitar na cama, sente-se na beira, deite-se de lado em um ombro, levante as pernas para a cama com os joelhos dobrados enquanto o corpo, já deitado, vira para ser colocado de costas. Para levantar, faça-o de maneira inversa: dobre os joelhos, apoie os pés na cama, vire os joelhos para um lado ao mesmo tempo que o tronco, para o ombro do mesmo lado. Apoie a mão do braço que está virado para cima e empurre-se sobre ele, junto com o cotovelo do que está embaixo, para se levantar de lado enquanto suas pernas estão penduradas na cama.


ImagePegar algo de um lugar alto

Como regra geral, pense que você nunca deve pegar algo que seja colocado em um nível acima da sua cabeça. Se você não alcançá-lo, esticando os braços até a altura de sua cabeça, você deve recorrer a um banquinho, banquinho ou escada, para alcançar o nível do objetivo e ser capaz de puxá-lo sem alongar as costas.

Quando a gravidez está em estágio avançado, você irá parar de tomá-la e pedir a outra pessoa para fazer isso por você.


ImageFazer compras

É um erro grave e muito comum acreditar que você está cuidando das suas costas carregando a compra em um carrinho e puxando-a pela rua. Se você for usar o carro, ele deve ser um daqueles que são colocados na frente e empurrado com as duas mãos, como um carrinho de criança ou carrinhos de supermercado. A força que é feita deve ser simétrica (empurrando com as duas mãos). Tenha cuidado ao subir um degrau com o carro e não o puxe com uma mão. Suba o degrau primeiro, fique na frente do carro e puxe com ambas as mãos. Se você não tiver um carrinho, os sacos de compras devem ser distribuídos entre as duas mãos, para que cada um suporte um peso similar.


Tarefas domésticas

 

Se você não tem escolha a não ser lidar com as tarefas domésticas, preste atenção a essas dicas para evitar que suas costas sofram mais do que o necessário:

Fazer a cama: Coloque em prática o que foi mencionado até agora, ou seja, curve-se dobrando um pouco os joelhos, inclinando a pélvis e movendo o peso do corpo de uma perna para a outra.

Varrer: mova-se constantemente com as pernas, evitando as torções da cintura. As costas devem permanecer retas e a pelve inclinada, para fazer isso, avançar um pé e varrer na frente da área. Use um seletor de cabo longo para que você não tenha que se curvar.
Todas estas dicas são aplicáveis ​​para esfregar o chão, aspirar, colocar os pratos na máquina de lavar louça ou colocar roupas na máquina de lavar.

Esfregar: Esta é uma das atividades em que a parte de trás da gestante sofre mais porque a mobília não permite colocar o banco. Se a pia tiver uma porta na parte inferior, abra-a e coloque o pé para dentro, de modo que fique ligeiramente levantada. Se não for possível, avance um pé e enfie a coxa dessa perna na mobília.
No final da gravidez, quando o abdômen já está muito volumoso, você deve evitar essa tarefa, para não produzir qualquer compreensão direta.

Engomar: Sob o tabuleiro do ferro, coloque o banco e alterne o pé que você levanta.
As viradas que normalmente são feitas de um lado para o outro ao passar uma peça de roupa não devem ser feitas com a cintura, mas mudando o peso do corpo de uma perna para a outra, balançando. O mesmo acontece ao limpar uma superfície, cristais, etc.


ImageSe-vestir
O equilíbrio da gestante é alterado à medida que a gravidez progride, então você não deve ficar de pé enquanto coloca as roupas que são introduzidas pela perna (meias, cuecas, calças, saias ...). Você fará isso com muito mais segurança sentado em uma cadeira ou na cama.

Nos últimos meses de gravidez, pode ser difícil colocar suas meias ou sapatos, pois você não será capaz de se inclinar para frente porque o intestino o impedirá de fazê-lo. Uma boa maneira de superar essa dificuldade é, uma vez sentado, colocar um pé no joelho da perna oposta, de modo que fique ao alcance do braço.

 

 


 

Fuentes: Laura Cruz, fisioterapeuta de Centro de Preparación a la maternidad Valle36

Redacción: Lola García-Amado


 



Fecha de actualización: 02-03-2007

Redacción: Irene García

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