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Mudanças no sétimo mês de gravidez

 Mudanças no sétimo mês de gravidez

sétimo mês de gravidez vai da semana 28 à semana 32 e, nestas semanas, o bebé atinge um peso e maturidade muito importantes, só falta que seus pulmões amadureçam completamente para poder viver fora do útero sem ajuda. Quanto a você, este ganho de peso vai fazer você se sentir cada vez mais desconfortável e desconfortável.

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Índice

Séptimo mês de gravidez

Na semana 28 começa o terceiro trimestre da gravidez e, portanto, a contagem regressiva para o nascimento do seu bebé. Durante este sétimo mês ele vai chegar a 2 quilos, então o tamanho do seu intestino vai crescer muito para acomodar o bebé.

Entre a 28ª e a 32ª semana ainda podes encontrar energia, embora o normal seja que, com o passar das semanas, te sintas mais cansada e desconfortável, já que o tamanho de sua barriga o impede de andar normalmente, dormir confortavelmente e o deixa cansado assim que você sobe algumas escadas ou uma colina.

Ao dormir, lembra de dormir de lado e de preferência do lado esquerdo, pois dormir de costas pode causar síndrome de hipotensão supina, que surge quando o peso do útero esmaga a veia cava inferior, que transporta sangue das extremidades inferiores através do abdômen de volta para o coração, o que pode causar diminuição da pressão arterial e aumento da frequência cardíaca. A mulher sentirá tonturas, suores, palpitações... que serão passadas ao mudar de postura.

A partir deste mês, algumas mulheres experimentam a Síndrome das Pernas Inquietas (RLS), um distúrbio do sono que causa o aparecimento de sensações desagradáveis nas pernas, como formigamento, dor, aperto ... que pode aparecer da coxa ao tornozelo, causando ainda mais problemas para dormir. Quando isso acontecer, massageie as pernas para ativar a circulação e reduzir o consumo de cafeína.

O aumento do útero pode fazer com que o seu estômago tenha cada vez menos espaço e as digestões se tornem pesadas, aumentando os problemas como a obstipação e a queimadura. Tente comer refeições leves a cada 2 ou 3 horas e aumentar a ingestão de fibras se você tiver constipação. Além disso, a constipação pode causar outro problema: o aparecimento de hemorróidas, especialmente se você tinha-los antes. Banhos sentada, compressas frias e certos cremes podem ajudar a reduzir a inflamação destes vasos sanguíneos na área anal.

Mudanças repentinas de humor também podem retornar aumentando o estresse e se preocupar com o início do trabalho de parto. Tenta manter a calma.

Tenta cuidar da sua postura e exercício regularmente para evitar dores nas costas, uma vez que a partir deste mês é mais comum que a dor lombar ou ciática aumente.

Finalmente, é normal que  percebas cada vez mais as contrações de Braxton Hicks, aquelas que preparam o útero para o parto. Desde que sejam irregulares, durem menos de 1 minuto, dêem lugar à mudança de postura e não se tornem cada vez mais irritantes e frequentes, não se preocupem.

Como cuidar de si mesmo no sétimo mês de gravidez?

Deves começar preparar as coisas para a chegada do bebé para que não tenhas que fazer isso nas últimas semanas com pressa. Faz uma lista de tudo o que precisa e comece a colocá-la no quarto dela ou no seu.

Também é importante frequentar cursos de preparação para o parto. Estes cursos irão ajudár resolver suas dúvidas e reduzir seus medos, bem como saber como respirar ou empurrar durante o trabalho de parto. Deves ir com o teu parceiro para que ele também aprenda o que é necessário para o parto, para que ele a possa ajudar a enfrentar o momento.

Se o teste de Coombs confirmar que houve problemas de compatibilidade entre o Rh e o feto, neste mês receberás uma injeção de imunoglobulina Rh para evitar que você desenvolva anticorpos que possam atacar o sangue do seu bebê.

Tente reduzir o stress e descansar o mais possível. Se sentes bem e tudo se desenvolve normalmente, é normal continuar trabalhando, mas deves tentar desacelerar e não ficar estressada por todas as coisas que ainda tens que fazer em face do parto.

Continue a cuidar da tua dieta para fornecer todos os nutrientes que o teu bebé precisa para o desenvolvimento, especialmente cálcio, ferro ou vitamina D. Se a tua ingestão dietética não for suficiente, pode ser necessário tomar um suplemento dietético. Também deveS tentar beber pelo menos 2 litros de água por dia.

Também é importante que, desde que não haja contra-indicações, continues a fazer exercício regularmente. Nadar, andar, pilates ou yoga para mulheres grávidas são algumas das melhores atividades para ajudar ficares em forma, não ganhar mais peso do que precisas e preparar seu corpo para o parto.

Quando se trata de nervos do parto, a melhor maneira de evitá-los é conversar com Teu parceiro sobre eles, resolver todas as suas dúvidas com seu médico (a informação ajuda a reduzir o medo) e praticar exercícios de relaxamento e meditação para ficar mais calmo. Pensa positivo.

Nestas semanas o cérebro do bebê amadurece muito e há muitas novas conexões, então você deve falar e cantar para ele todos os dias, colocar música e se conectar emocionalmente com ele para fortalecer seu vínculo e aumentar suas capacidades mentais.

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Blott, Maggie (2015), Tu embarazo día a día, Barcelona, Ed. Planeta.

Regan, Lesley (2015), Tu embarazo semana a semana, Madrid, Ed. DK.

Fecha de actualización: 25-09-2020

Redacción: Irene García

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