Seu primeiro mês de gravidez

Seu primeiro mês de gravidez
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Desde o momento em que você sabe que está grávida, começa a acontecer uma série de sentimentos contraditórios em seu corpo, desde da felicidade de estar esperando um filho, ao medo das novas responsabilidades que isso gera. Com este calendário, TodoPapás vai te dando dicas chaves para que saibas o que está acontecendo no seu corpo em cada momento da gestação e como você deve se cuidar.

O médico confirmou a feliz notícia: você está esperando um bebé. Desde a segunda semana de sua gravidez você começa a sentir as mudanças em seu corpo: um dos primeiros sintomas é o aumento do peito, que frequentemente incham-se como nos dias antes da menstruação e, em muitos casos, ficam sensíveis. É muito importante ir trocando de sutiã – provavelmente aumente de 2 a 3 tamannhos dependedo do que necessites, para que a pele mantenha toda sua elasticidade. No banho, altere jatos de água fria e quente para tonificar.

Por outro lado, a mudança hormonal que acontece com a gravidez faz com que a qualidade da nossa pele sofra alterações, uma pele seca pode ficar oleosa e vice-versa. O ideal é limpar bem o rosto duas vezes ao dia e aplicar creme hidratante. Algumas vezes a gravidez faz com que tenha acnes, e nesses casos o cuidado com o rosto precisa ser mais rigoroso. Consulte seu médico, se começar a aparecer espinhas.

Também a sensação de cansaço aparece desde as primeiras semanas de gravidez. Assim que, mesmo que você trabalhe, não exija muito de si mesma: descanse sempre que precise e tente dormir 8 horas diárias. De fato, aproveite que você ainda pode: a partir do quinto ou sexto mês de gravidez  você não vai saber o fazer com sua barriga e o bebé vai te dar chutes durante as noites.

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O primeiro mês de gravidez

O primeiro mês de gravidez

O médico já lhe confirmou a feliz notícia: está a espera de um bebé! Desde a segunda semana da sua gravidez começa a notar mudanças no seu corpo: um dos primeiros sintomas é o aumento do peito, que costumam inchar com os dias prévios à menstruação, e em muitos casos, tornam-se igualmente sensíveis. É muito importante ir mudando o tamanho do sutiã - provavelmente aumente de 2 a 3 tamanhos- segundo o que vá necessitando para que a pele guarde todo a sua elasticidade. No duche, altere os jatos de água fria e a sua quantidade para tonificar.

Se depois de ler tudo isso você ficar um pouco assustada, não se preocupe! Pense que a gravidez só dura 9 meses e valea pena. Sabia que o coração do seu bebé já bate no final do primeiro mês de gestação? Mesmo medindo somente 1.5mm!

Conselhos sobre sua alimentação e seus hábitos

Uma pessoa que realiza uma atividade física deve ingerir por volta de 2.000 calorias diárias, quando está grávida deve aumentar esta quantidade em 300 calorias. Escolha uma dieta rica em comidas saudáveis e naturais, evitando as carnes e peixes crus como o sushi, ostras, aves pouco cozidas. Também é importante diminuir os queijos brancos de suas comidas e o leite não pasteurizados que podem ser portadores de bactérias que podem causar doença nos bebés.

Além disso, precisa incrementar em 20% a ingestão de proteína e duplicar a vitamina D e ferro,  fundamental para o bom desenvolvimento do feto. Necessidade que se produz como resultado do maior volume de sangue materno. As principais fontes de ferro são as carnes vermelha e fígado,  assim como outros tipos de carne, aves e peixes. A vitamina D é encontrada em cereais, leite de soja e alguns queijos.

A exigência de cálcio durante a gravidez é de 1.200 mg diários, 50% a mais da quantidade necessária para mulheres não grávidas. O cálcio é especialmente importante para grávidas menores de 25 anos, já que seus ossos seguem em crescimento em densidade. Este nutriente é encontrado no leite, yogurt e nos queijos.

A respeito aos seus hábitos, desde o momento que você sabe que está grávida precisa ter um cuidado especial com o excesso de cafeína e, claro, nada de fumar e beber álcool. Além disso, sempre que não for contra indicado por seu ginecologista, o ideal é que faça ao menos meia hora de exercício diário suaves ao dia, mesmo que esteja cansado, seu corpo e seu estado de ânimo te agradecerão.

Ainda está com dúvidas? O Dr. Usandizaga te responde neste vídeo.



Fecha de actualización: 26-02-2015

Redacción: Irene García

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