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É normal não ter fome estando grávida?

É normal não ter fome estando grávida?

Nem todas as mulheres que estão grávidas apresentam os mesmos sintomas. No entanto, todas elas devem seguir uma dieta equilibrada e variada para uma boa saúde e para lidar com quaisquer dificuldades, bem como para que o seu bebé nasça saudável. Isto pode ser um bocadinho complicado se ocorre que não tem apetite durante a gravidez. Se este for o seu caso, continue a ler e saiba como lidar com esta situação.

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Índice

 

Sintomas da gravidez

Quando uma mulher está grávida, terá certos sintomas que a podem ajudar a descobrir que engravidou. Estes sintomas podem variar e normalmente aparecem a partir da terceira semana após a fertilização.

Obviamente, o corpo de cada mulher grávida apresenta alterações físicas muito semelhantes, no entanto, cada uma delas irá experimentá-las de uma forma diferente. Com isto queremos dizer que poderá notar sintomas que talvez a sua mãe ou alguém que conhece não tenha sentido. No entanto, com certeza que outras mães ou futuras mamãs já se as experimentaram.

Pode ser que esta seja a sua segunda gravidez e que tenha muitas dúvidas quanto ao porquê de estar a experimentar sintomas muito diferentes do passado. Não tem nada com que se preocupar, uma vez que uma mulher grávida pode experimentar sintomas muito diferentes de uma gravidez para outra. Além disso, a sua intensidade, frequência e duração também não serão as mesmas.

 

Hormona da gravidez

A gonadotrofina coriônica humana (hCG) é uma hormona que aparece no sangue e na urina de mulheres grávidas a partir de dez dias após a fertilização. É por isso que os testes de gravidez detectam esta hormona para descobrir se está grávida.

O embrião desenvolve esta hormona, também conhecida como hormona da gravidez, que é uma hormona glicoproteína produzida pelo mesmo. Mais tarde, será produzida pela camada exterior da placenta, chamada sinciotrofoblasto.

Quando esta hormona tem elevações inadequadas durante o início da gravidez, pode significar que trata-se de uma gravidez complicada. Isto pode levar a aborto espontâneo, gravidez molar ou gravidez ectópica.

Um teste em casa apenas lhe diz se está grávida ou não. Assim, até ter um exame médico não pode saber ao certo se tem mais do que um feto. A existência de um segundo feto pode ser a razão pela qual se tem um nível muito mais elevado da hormona da gravidez.

 

Porque não tenho fome se estou grávida?

A principal razão pela qual uma mulher grávida não tem apetite está directamente relacionada com a hormona da gravidez, porque esta hormona irá alterar o seu corpo e a sua fisiologia, causando náuseas e vómitos. Podemos dizer que as náuseas estão relacionadas com o sintoma de não ter apetite, além de ser a causa desta falta de fome durante o primeiro trimestre.

A segunda razão faz muito sentido, pois uma vez que está grávida, o feto ocupará cada vez mais espaço no seu abdómen, o que reduzirá o espaço no seu estômago e, consequentemente, terá a sensação de estar saciada ou cheia.

O tempo também pode causar-lhe uma perda de apetite. As altas temperaturas podem fazer com que não lhe apeteça comer, apenas beber para arrefecer. A hidratação também é importante, mas se só tiver vontade de beber, pode optar por alimentos que a arrefecem. Alguns alimentos podem ser frutas ou saladas, que são ricas em nutrientes e não farão con que se sinta pesada.

Esta é uma ocorrência comum na gravidez, mas é preciso estar consciente da importância de comer uma dieta boa e adequada. Pode ajudá-la dividir as suas porções de comida de modo a comer mais refeições por dia, mas em quantidades menores. Não precisa de seguir os horários das refeições, mas aproveite a oportunidade para comer quando o seu apetite estiver no auge. Se não tira partido destes tempos, pode não ter fome quando chegar a altura.

Como última dica para a sua falta de apetite, tente comer fresco quando por causa do calor não tiver apetite nas refeições. Por vezes o tempo só nos leva a consumir líquidos e isto tira-nos a fome. Por esta razão, tente também comer alguma fruta para manter-se hidratada.

 

O que posso fazer se não tenho apetite?

Como já dissemos, a perda de apetite pode ser devida a uma multiplicidade de factores. Tenha em mente que nunca deve parar de comer enquanto o seu bebé se está a desenvolver, pois precisa de alimentos. Para lidar com a perda de apetite na gravidez, tente algumas dicas como as seguintes:

- Informe o seu médico sobre as alterações que estão a ocorrer. Poderá ser necessário introduzir alguns suplementos dietéticos.

- Coma alimentos ricos em água, tais como melancia, melão ou laranjas. Isto irá ajudá-la a arrefecer, mas também a fornecer nutrientes ao seu corpo.

- Programe o que vai comer e que nutrientes vai fornecer ao seu bebé. Uma boa nutrição fará com que o bebé seja saudável e forte.

- Divida as porções em quantidades menores para que coma bem, mas menos em cada vez.

- Tente variar o seu menu. Comer sempre a mesma coisa normalmente não faz o seu corpo querer comer. Varie os alimentos ou talvez a apresentação para estimular o seu cérebro e fazer que o seu corpo senta fome.

- Coma muita fibra, frutas e legumes. Por vezes os problemas de perda de apetite têm a ver com a obstipação. Seguir uma boa dieta irá ajudá-la a ter um intestino limpo.

- Para evitar a falta de apetite, é também recomendado beber líquidos fora das refeições. O espaço no seu estômago deve ser utilizado para alimentos. Lembre-se que a hidratação é importante, mesmo que não se beba durante as refeições, deve beber entre as refeições.

- Não tem de seguir um horário, coma sempre que tiver fome, num ambiente descontraído e com boa companhia.

- Quanto aos alimentos, deve evitar os ovos e alimentos gordos e picantes, dando prioridade a uma dieta rica em vegetais de folhas verdes e alimentos ricos em fibras. Quanto a bebidas, é melhor beber água, chás de ervas ou sumos naturais, evitando refrigerantes e bebidas açucaradas que enchem demasiado o estômago, especialmente antes das refeições.


Huggins-Cooper, Lynn (2005), Maravillosamente embarazada, Madrid, Ed, Nowtilus.

Fecha de actualización: 19-04-2021

Redacción: Irene García

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