É normal que eu queira dormir todo o dia?

É normal que eu queira dormir todo o dia?
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Desde que você está grávida, tudo que você quer é dormir? Isso é normal, já que seu corpo trabalha mil por hora desde o primeiro momento, então é comum que você se sinta mais sonolento e cansado. Contanto que você não mostre sintomas de outras doenças, como anemia ou depressão, não deve se preocupar.

Por que estou tão cansado?


Embora pareça que a fadiga deve chegar nas últimas semanas de gravidez, quando a barriga é tão grande que quase não vamos dormir ou descansar, o fato é que, durante as primeiras semanas de gravidez é normal sentir-se muito sonolento e cansado. Na verdade, esse sono exaustivo é um dos primeiros sintomas da gravidez.


De repente você adormecer à 09:00 ou você poderia parar um sonho incrível vem nada além de comer. A única coisa que você quer fazer é ir para a cama para dormir durante os 9 meses restantes dividir o bebê nasce e você está preocupado que este pode ser um sintoma de algo errado.


Mas você não deve ter medo, é normal porque as mudanças hormonais nestas primeiras semanas, juntamente com os requisitos adicionais do corpo para promover o crescimento e desenvolvimento rápido do feto, você tem uma sensação permanente de sonolência.


O normal é que esse sono constante remite no segundo trimestre e retorne nas últimas semanas da gravidez.


Portanto, nessas primeiras 12 ou 13 semanas de gestação, é normal que você esteja com muito sono. No entanto, o cansaço e o sono também podem ser um sintoma de outros problemas, portanto, você deve estar ciente de outros sinais. Por exemplo, pode ser um sintoma de anemia, uma doença comum em mulheres grávidas porque o ferro precisa de aumento e dieta nem sempre cobrir esse aumento na demanda, o que pode esgotar a mãe e fazer a produção de hemoglobina afetada, anemia causando, o que provoca fadiga, palidez, cansaço ... neste caso, testes de gravidez indicar se você sofre deste distúrbio. Se assim for, você deve tomar suplementos de ferro e incluem em sua dieta alimentos ricos neste mineral como carne vermelha, legumes, nozes, vegetais de folhas verdes, etc. Alimentos de origem vegetal devem ser consumidos acompanhados por outros que tenham vitamina C para melhorar sua absorção.

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O sono também é um sintoma da depressão, uma doença mental que é bastante comum durante a gravidez. Geralmente ocorre nos primeiros estágios da gravidez, geralmente no primeiro trimestre e na semana 6 e 10 como é que quando a mente está ciente de tudo o que estava por vir. Neste caso, além de um oversleeping, aparecem outros sintomas como apatia e falta de interesse, culpa, perda de energia, dificuldade em realizar tarefas que requeiram concentração, etc. Se você acha que pode sofrer de depressão, consulte o seu médico para iniciar o tratamento o mais rápido possível.


No entanto, normal, como dissemos, é que você muito sonolento e quer dormir o dia todo por causa das mudanças hormonais nestas semanas e o intenso trabalho que está sendo feito em todo o seu corpo para criar uma vida dentro de você.


Como evitar o sono constante?


Para não passar o dia meio adormecido, com sono e tirar uma soneca em qualquer lugar, você pode seguir estas dicas:


1- Tente dormir bem à noite, descanse todas as horas que seu corpo precisar. Se você tem dificuldade em adormecer à noite, praticando meditação e relaxamento para afastar os medos, tomar um banho quente, beber um copo de leite ou dar um passeio antes de ir para a cama. Não fique por perto se não adormecer, levantar e ler um livro ou escrever em seu diário. Existem alguns alimentos que ajudam a combater a insônia, como peru, frango, leite, queijo, peixe, ovos, nozes, etc.


2 - Mesmo que se sinta muito sonolento durante o dia e custando-lhe concentrar-se no trabalho, não abuse da cafeína, já que esta atravessa a placenta e excesso de cafeína pode ser prejudicial para o feto, afetando o desenvolvimento e peso. Além disso, a cafeína desidrata e inibe a absorção de ferro. Quando estiver com sono, levante-se, dê um passeio ou beba um pouco de água para se refrescar.


3- No trabalho, faça intervalos regulares. Evite ficar sentado por muito tempo e levante-se a cada hora e meia para esticar as pernas e respirar.


4- Se estiver muito cansado, desacelere em casa e no trabalho e priorize.


5- Se você ficar com sono depois de comer e sem chance de dormir uma sesta, não hesite e deitar cerca de 20-30 minutos.


6- O esporte nos ajuda a permanecer ativo, ter mais energia e menos sono durante o dia e dormir melhor à noite, por isso não hesite em fazer de acordo com seus exercícios de estado regularmente.


7- Ouça seu corpo. Se ele pede descanso, descanse.


8- Se você acha que o sono constante pode ser devido a outras razões, como a anemia ou depressão, por favor consulte o seu médico, uma vez que, em caso afirmativo, quanto mais cedo se detectar e trata o problema, melhor.

 

 

Fontes:

Blott, Maggie (2015), Sua gravidez no dia a dia, Barcelona, Ed. Planet.

West, Zita (2007), O cuidado do bebê antes do nascimento. Ed. Pearson Alhambra.

Redação: Irene García



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