Por que se sente muito frio no início da gravidez?

Por que se sente muito frio no início da gravidez?
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Muitas mulheres grávidas dizem que sentem muito frio nas primeiras semanas de gravidez, o que pode ser preocupante, mas não há razão para que o resfriado seja um sintoma normal em algumas mulheres (embora nem todas percebam isso).

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A evolução do útero durante a gravidez

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Muitas vezes é difícil entender como um bebé pode encontrar espaço suficiente para crescer num lugar tão pequeno como é o útero de uma mulher. No entanto, nisto da gravidez, vai descobrir que nem tudo é uma questão de espaço, mas sim de elasticidade. O ventre da mãe é um sistema maravilhoso e complexo de suporte de vida, desenhado para albergar, na maioria das ocasiões, um feto, e noutras vezes três ou mais. Mas, sabe como é que se ransforma a casa do seu bebé durante a gravidez?

Um dos primeiros sintomas que podem indicar que a gravidez ocorreu é frio. E é que as múltiplas alterações hormonais que são sofridas nas primeiras semanas de gravidez fazem com que algumas mulheres se sintam muito frias mesmo com calor. No entanto, também há mulheres que experimentam o sentimento oposto: muito calor.

Geralmente, não é uma sensação de frio constante, mas um frio súbito antes de uma mudança brusca de temperatura.

Essas mulheres que experimentam muito frio no início da gravidez geralmente sentem isso durante toda a gravidez, em vez das ondas de calor e do calor excessivo que a maioria deles sente. A falta de atividade, além das alterações hormonais, pode explicar essa sensação.

 

Para neutralizar o frio, propomos estas soluções:

 

1- Evite temperaturas extremas e mudanças súbitas de temperatura. Se estiver muito frio e não for necessário, não saia de casa. Sempre que possível, evite as primeiras horas do dia e as últimas que são as mais frias. E, quando saia na rua, faça isso bem protegido.

 

2- Não tomes banho com água muito quente ou sentirás uma grande mudança ao sair do banheiro. É melhor usar água morna.

 

3- Parte deste frio é devido a alterações hormonais na pele, por isso recomenda-se hidratar bem diariamente.

 

4- Vista-se com várias peças de roupa, nunca muito apertadas, que possas colocar ou tirar enquanto estiver mais ou menos frio. Evite materiais sintéticos que sejam mais frios, melhores fibras naturais, como o algodão. No inverno, use um chapéu enquanto o frio escapa pela cabeça.

 

5- Reduza a secura do ambiente usando um umidificador.

 

6- Bebe pelo menos dois litros de água por dia.

 

7- Coma pratos quentes, semelhantes a colheres, que fornecem energia e calor. Também podes incluir mais elementos calóricos em sua dieta, carboidratos, como macarrão ou arroz. Eles também são boas infusões para aquecer e as proteínas fornecidas pela carne branca e peixe azul.

 

 

8- Pratica um esporte regularmente. Desta forma, vai te aquecer, bem como mantê-te em forma.

 

9- Não fiques parada muito tempo. Quando estás no escritório, deves te mover pelo menos a cada duas horas para reativar a circulação.

 

10- Mantenha suas mãos e pés aquecidos. Enquanto estiver com frio, sentirá frio por todo o corpo. Além de usar luvas na rua e sapatos quentes, deves movê-los de vez em quando para ativar a circulação. Uma boa massagem nas extremidades também ajudará a te aquecer.

 

11- Lembra-te de que não é ruim sentir-se com frio ou um sintoma preocupante, portanto, tome-o da melhor maneira possível, o que é de alguns meses.

 

 

 

 

 

Fonte:

Huggins-Cooper, Lynn (2005), maravilhosamente grávida, Madri, Ed, Nowtilus.

Foto: Criado por Asier_relampagoestudio - Freepik.com

Edição: Irene García


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