Como ajudar naturalmente a ovular

Como ajudar naturalmente a ovular
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A ovulação está diretamente relacionada à fertilidade, portanto, para que uma gravidez se desenvolva, é importante que o processo de ovulação prossiga corretamente. Mas a ovulação correta é importante não apenas para conceber um bebé, mas também é um indicador de alerta de como o corpo funciona.

Melhorar a ovulação naturalmente é possível, mas se você suspeitar que não está ovulando corretamente, você deve consultar seu médico para verificar se tudo está em ordem e se você não tem nenhuma condição que esteja alterando sua ovulação correta.

O sinal mais comum de problemas com a ovulação são menstruações irregulares e a principal causa que altera a ovulação são distúrbios hormonais; Dependendo do distúrbio hormonal que você tem, o tratamento será diferente, e é por isso que o diagnóstico médio é tão importante. Entre os hormônios que podem ser alterados e que podem causar distúrbios na ovulação estão: hormônios da tireóide, prolactina, FSH ou testosterona. Você também pode apresentar problemas na ovulação devido à insuficiência ovariana, síndrome do ovário policístico, excesso de peso, falta de sono ou até mesmo devido ao estresse excessivo.

Uma vez que sua ovulação tenha sido estudada pelo seu médico, você pode tentar melhorar ainda mais sua ovulação naturalmente, e ter o cuidado de continuar ovulando corretamente, aumentando assim as possibilidades de engravidar.

Para garantir o bom funcionamento da ovulação, precisamos dar o nosso corpo uma série de nutrientes e antioxidantes para garantir que o processo de ovulação é bem sucedida. Isso significa que você deve comer saudável para melhorar a ovulação e a fertilidade. Se você não ovular corretamente, ficar grávida é um processo complicado, por isso, se é isso que você quer, vale a pena o esforço e tentar incorporar em nossa dieta tudo o que você pode ajudar a melhorar a ovulação.

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Os nutrientes e vitaminas mais importantes para melhorar a ovulação naturalmente são:

Ferro: A falta de ferro pode afetar a ovulação. Ter deficiência de ferro é comum em mulheres com menstruação intensa. Em muitos casos, tomar uma vitamina pré-natal é suficiente, ja que costuma ter ferro em sua composição. Os alimentos que contêm ferro e não deve faltar na sua dieta são: carne (frango, peru, carne bovina, carne vermelha) alimentos como ostras, mexilhões, vieiras e sardinha, legumes, como aspargos, feijões, feijões, lentilhas e espinafre.

 

Zinco: protege o equilíbrio das formas reprodutivas que regulam a ovulação. É encontrado em alimentos como grãos integrais, nozes, sardinha, legumes, figos ou beringelas.

 

Ômega 3: contribui para o equilíbrio dos hormônios reprodutivos que induzem a ovulação. Está presente em: peixes gordurosos, como sardinha e salmão, camarão, amêndoas, nozes e ovos.

 

Cálcio: promove o equilíbrio hormonal e, embora pensemos que apenas os produtos lácteos têm cálcio, existem outras fontes, como amêndoas, nozes, avelãs, espargos e feijão.

 

Vitaminas E, D e C: promovem o equilíbrio hormonal e a ovulação, e são encontradas em quase todos os alimentos.

 

Dietas com alto teor de açúcar acarretam alterações metabólicas, como a hiperinsulinemia. Esta condição é um passo anterior para o diabetes mellitus tipo 2. A hiperinsulinemia está relacionada a problemas de anovulação e fertilidade. Portanto, é importante que você controle a ingestão de açúcares e adicione muitas frutas e vegetais à sua dieta.

Em geral, todos os nutrientes são melhor absorvidos se forem consumidos em alimentos em vez de em um suplemento, mas os suplementos podem ajudá-lo caso haja um déficit de qualquer um deles.

Outra forma de ajudar a ovulação é exercitando-se diariamente, o que ajuda a manter um índice de massa corporal saudável, que é vital para o equilíbrio hormonal e níveis adequados de insulina, ambos fatores-chave para fertilidade e ovulação.

O maior problema tende a ser o sobrepeso e a obesidade, que está associado à resistência à insulina e, em alguns casos, à síndrome do ovário policístico. Estas situações são geralmente acompanhadas por distúrbios da ovulação. Mulheres com sobrepeso e obesas têm um risco 32% maior de infertilidade devido a distúrbios de ovulação do que mulheres com peso normal.

 

Elimine hábitos prejudiciais. A ovulação também pode ser afetada por maus hábitos, como consumo de álcool, alto consumo de cafeína ou tabagismo.

Mantenha-se hidratada, beba pelo menos 8 copos de água por dia. A função da água no corpo humano é vital. Que a porcentagem do corpo da água é tão alta, tem suas razões. O corpo precisa da água como meio de realizar as reações químicas que nos dão vida. E também como meio de transportar nutrientes e hormônios. No aspecto da saúde reprodutiva, contribui para manter as funções ovarianas em bom estado e para os hormônios transportados adequadamente.

 

 

Fontes:

Goetzl, Laura (2006), Concepção e gravidez a partir dos 35 anos, Pearson Education.

West, Zita (2007), O cuidado do bebê antes do nascimento. Ed. Pearson Alhambra.

Redação: Cristina Rodríguez



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